quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A tarefa histórica desta geração

POR FELIPE SILVEIRA

Em 1868, enquanto os Estados Unidos já tinham 358.863 manufaturas, o Brasil contava com apenas 200. Em 1854, a Inglaterra, muito menor do que o Brasil, já contava com 5 mil quilômetros de estradas de ferro. O Brasil apenas com 14,5 quilômetros, que servia para levar a corte do Rio de Janeiro para o verão em Petropólis. O Brasil assim se subdesenvolvia, apesar das tentativas do Visconde de Mauá de convencer o Império a financiar o desenvolvimento nacional.

As informações são de Laurentino Gomes, no livro 1889, sobre a República no Brasil. Trago para o presente para mostrar que persistimos o erro de fazer tudo para não se desenvolver, apesar de algumas tentativas históricas. O erro atual, mais do que a #PECdaMorte (o nome é esse porque vai resultar em morte de gente pela falta de hospitais, médicos, vigilância sanitária…), é a incapacidade de discutir as verdadeiras saídas para nosso problema econômico.

As pessoas dizem que não dá pra gastar um dinheiro que não tem. Pois dinheiro tem. Só que ele é torrado de um jeito todo errado, indo direto para o bolso dos mais ricos. A crise e o rombo existem, mas dá pra arrumar de outras formas. A PEC é um jeito de piorar tudo.

A primeira coisa a fazer é uma auditoria da dívida. Há indícios de fraude da dívida pública e a auditoria está prevista na Constituição Cidadã de 88. Vamos fazer e aí saberemos o valor real da dívida. Se não houve fraude, ok. Mas temos que conferir antes. O Brasil paga juros altíssimos aos rentistas. Rentista é quem vive dessa renda de investimentos, um negócio cada vez mais comum pra quem tem uma grana acumulada. É por onde escoa a grana do Brasil. Só o Itaú lucrou 23,3 bilhões de reais no ano passado, com um aumento de 15% em relação a 2014. Você acha que o Itaú produziu muita coisa ou achou a mina de ouro do governo? Dá pra pagar menos juro, bem menos.

Mais importante do que tudo isso, na minha opinião, é fazer uma reforma tributária com justiça social. Isso significa que a classe média, que hoje paga 27% de Imposto de Renda, tem que pagar menos. Esse dinheiro economizado aí volta para o país, via consumo de bens e serviços. O imposto sobre mercadoria tem que diminuir, especialmente as mais básicas, desonerando o pobre e dinamizando a economia.

Isso significa que, sim, os ricos têm que pagar mais impostos. O Brasil é o paraíso para os ricos. Um lugar abençoado por Deus e lindo por natureza, com mão de obra barata e isenção de lucros e dividendos - é o único lugar do mundo assim (a Estônia, o outro país que isenta lucro e dividendo, não é muito abençoada). Dizem que o rico vai fugir daqui se cobrarmos mais impostos e taxas deles, mas quero ver quem vai se mudar pro Sudão. Pra viver nos EUA e na Europa tem que pagar mais.

Estes são apenas alguns elementos do debate. Há outras medidas que podem ser discutidas para tirar o Brasil da crise, que, repito, existe e é muito grave. O que não dá é aceitar uma proposta que vai aumentar a crise e promover um verdadeiro genocídio contra a população brasileira.

Se há uma tarefa histórica desta nossa geração, esta é barrar a #PECdaMorte. Se ainda não sabemos como fazer isso, uma maneira de tentar descobrir é ir à rua na próxima segunda, dia 24 de outubro, a partir das 18 horas. Nossa tarefa pontual é colocar o Brasil todo na rua e isso só vai acontecer se, em cada cidade, nós levarmos nossos amigos e familiares pra lá. Esta é uma tarefa de todos nós.

18 comentários:

  1. Aleluia Esquerdista admitiram a crise. Mas o problema é que a democracia no Brasil é ingovernável, vivemos numa guerra institucional que foi gerada para se defender de concentrações de poder. Advinda de toda essa baboseira anarquista.Essa nova medida anarquista tem intuito de se defender novamente do poder dos ricos,mas só vai agravar mais a crise da democracia.Isso só é a prova que somos o último homem e que vivemos no tempo de um só rebanho e nenhum pastor.
    Mas o problema do homem não é econômico ou social é moral. Mas já sei a esquerda se acha a guardiã da virtude,mas nunca conseguiram ver o mal em si mesma.

    ResponderExcluir
  2. A PEC causa medo! Medo em esquerdista. "E se der certo?". "E se as condições econômicas melhorarem?". "E se não faltar dinheiro para hospitais e escolas?".
    AÍ A ESQUERDA ESTARÁ F*%$#@!

    NÃO DEIXEM ESSA PEC PASSAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dados são públicos. É só fazer as contas. Vai faltar. A PEC é isso, um teto de gastos. Logo, vai faltar, porque é isso que ela propõe.

      Caso você não saiba fazer as contas, é só olhar as contas que o IPEA fez.

      Excluir
    2. "A PEC é isso, um teto de gastos."

      Sim, TETO DE GASTOS, aquilo que você faz dentro da tua casa. Ou não faz? Porque o pobre faz isso todo mês! Aliás, é o pobre quem mais entende a PEC porque é ele quem proporcionalmente mais paga impostos (embutidos nos produtos), é ele quem usa os serviços públicos sucateados, é ele que tem de estabelecer o teto dos gastos porque os juros são abusivos, por fim, é ele quem aprendeu que aquilo que o governo dá com uma mão tempos depois ele tira com as duas.

      O IPEA já desmentiu os blogs sujos.

      Excluir
    3. O IPEA o KCT!!!
      Leia a materia da BBC e entenderas que o corpo técnico diz uma coisa. O presidente indicado e amigo do temer diz outra.
      Outra coisa se pobre tem problema pra pagar as contas o que ele faz contigencia gastos, mas não nmexe em saúde e educação e o mais importante, renegocia a sua dívida, para de pegar dinheiro emprestado. Em nenhum momento o governos temeroso aponta renegociação de títulos ou intenção de controlar gastos, vide, aumento de verba publicitária, aumento de cargos comissionados, banquetes para a compra de votos amigos, aumento pro judiciario e não podemos esquecer do bolsa empresário que gerará um prejuízo de R$ 200 bilhões em 2017.
      Os atos não combinam com o discurso. o que eles querem é se livrar de uma obrigação constitucional. Hoje a CF/88 obriga o estado a investir, não é gastar, até 2020 15% de sua receita líquida em saúde e 18% por cento em educação. Essas duas são ATIVIDADES FIM do estado. É pra isso que ele existe. Já tem teto, já tem limite. É 15% pra saúde e 18% pra educação. Se tiver que mexer, mexe no resto.
      O temerario não tocou em momento algum na hipotese de taxação sobre lucros e dividendos, reforma tributaria ou combate a sonegação, renegociação da dívida então convenhamos essa proposta está pouco se lixando para o povo brasileiro ela está aí pra quebrar o estado social brasileiro.

      Excluir
    4. "Em nenhum momento o governos temeroso aponta renegociação de títulos ou intenção de controlar gastos, vide, aumento de verba publicitária, aumento de cargos comissionados, banquetes para a compra de votos amigos, aumento pro judiciario e não podemos esquecer do bolsa empresário que gerará um prejuízo de R$ 200 bilhões em 2017."

      Estamos em 2016, tudo isso foi em 2015, o governo é outro!

      Excluir
    5. Todos os fatos que afirmei ocorreram na gestão tremer. É só pesquisar no google.

      Excluir
  3. Felipe Silveira elogiando Visconde de Mauá...Que fase! Que fase!

    ResponderExcluir
  4. A PEC 241 é um teto de gastos para não se gastar o que não tem. Ela não “congela” gastos públicos, simplesmente impõem um limite para TODOS os gastos do governo. Isso quer dizer que se faltar verbas para educação, saúde e segurança, o executivo e o legislativo terão de REDIRECIONAR OS GASTOS para essas três pastas que são as fundamentais. Ela não congela porque sempre será calculada pelo crescimento do PIB + inflação. Ou seja, se houve um aumento de 2% no PIB e uma inflação de 5%, os valores serão reajustados. Se o país crescer em 2017 1% e mantermos a inflação controlada em 4%, as pastas da educação, saúde e segurança terão mais dinheiro do que tiveram nos últimos três anos com o benefício de se ter controle nos gastos, controle da inflação, garantia de segurança econômica para atrair investimentos e geração empregos. Sugiro ler a PEC 241 no site da câmara antes de reproduzir bobagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ela não congela porque sempre será calculada pelo crescimento do PIB + inflação."

      O linque do texto é este:
      http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1468431&filename=PEC241/2016

      Acho o que tu disse aí dentro, por que eu procurei e não achei.

      Excluir
    2. Você não vai achar essa frase porque ela é minha.

      Tente ler a PEC e entendê-la ao invés de usar o Ctrl+f.

      Anônimo 17:17

      Excluir
    3. A tá. Não sabia que o senhor era um redator de leis.
      E quanto ao CTRL+F, eu já tinha lido, por isso o seu comentário soou-me tão estranho, mas fui lá e li de novo. O que só reforçou a minha convicção de que a PEC é uma forma de desmontar o estado social brasileiro.
      Outra questão você afirma "Ela não congela porque sempre será calculada pelo crescimento do PIB + inflação." e isso não está no texto então isto que você afirma não é verdade ou você tem acesso a alguma informação que não temos. Se tens acesso compartilhe, se não tens pare de mentir.

      Excluir
  5. Ainda não tenho opinião formada sobre a PEC, mas não é possível considerar apenas o artigo publicado pelo IPEA. O próprio instituto já se posicionou à favor da PEC http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37626677

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunes maa essa parte da materia tu leste:
      "Este não foi um artigo que saiu da cabeça dos pesquisadores e foi publicado. Notas técnicas são fruto de um processo demorado que envolve diversas conversas e aprovações", disse outro funcionário. "O texto passou pelo crivo de vários diretores e teve a publicação aprovada. Ele (Lozardo) resolveu desautorizar algo que ja havia sido autorizado."
      Na verdade quem se posicionou a favor foi o diretor, pois o corpo técnico emitiu um parecer dizendo que a saúde perderá R$ 743 bilhões.

      Excluir
    2. Opa, li sim.
      Li também o artigo que o Lozardo postou como justificativa para sua opinião. Acho interessante compartilhar o link:

      http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=28722&catid=4&Itemid=2

      Não creio que as informações desse segundo artigo tenham saído de apenas uma cabeça, assim como as do primeiro.

      Fica a sensação de que estamos assistindo mais uma daquelas "previsões do tempo". Como bem se sabe, não é sempre que ela acerta. Aí vem a vantagem de sermos joinvillenses e termos desenvolvido um hábito: carregar o guarda-chuva mesmo quando a previsão é de sol.

      Excluir
  6. Quem votou contra a liberação de 1 bi para o FIES?

    Petistas, os sabotadores do país, os párias!

    ResponderExcluir
  7. Na sua casa você deve gastar mais do que ganha não é ???
    Não estão reclamando como se gasta , apenas querem gastar mais...
    Sim temos que reduzir em todas as áreas , aqui em casa não como mais fora , vou reclamar do governo ou me endividar ... NÃO , vou tocar em frente e trabalhar mais... Tenho 51 anos não ganhei faculdade de graça , tive que ralar , o que estes merdinhas querem é tudo do governo , então muda pra Cuba , lá é excelente educação e saúde gratuitas... Pq será que a migração é maior pros EUA do que pra Cuba , deveria ser o contrário não acham.... (desculpa a ironia , não aguento mais escutar estes papos de M !)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papo de merda é aguentar uma pessoa de 51 anos na cara que não tem coragem de usar o próprio nome para divulgar suas "ideias".
      Faculdade de graça é o kralho. Pago meus impostos e tenho direito a receber uma educação de qualidade.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem