terça-feira, 11 de outubro de 2016

Udo, Caduco, Darci, Zucker e até Paulo Coelho nas eleições

















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Já escrevi aqui que, se não pisar na bola, Darci de Matos tem tudo para ganhar o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Joinville. E para começar o deputado deu um passo acertado, ao não negociar o apoio dos candidatos que ficaram no primeiro turno, principalmente Marco Tebaldi e Carlito Merss. Além de não serem capazes “transferir” votos, os dois aportariam uma rejeição de que o candidato do PSD não precisa. Aliás, esse foi um dos erros de Kennedy Nunes há quatro anos (lembram do KCT?).

O acaso também conspira a favor. E as coisas estão a correr melhor do que o esperado, porque Darci de Matos teve uma ajudinha da campanha do próprio Udo Dohler. O time do prefeito deu um tremendo tiro no pé ao partir para a judicialização do nada. O fator “Hudo Caduco”, acreditem, pode ter influência nas eleições. É certo que o perfil humorístico foi retirado e o Facebook de Zuckerberg continua no ar. Mas a coisa respingou sobre Udo Dohler.

O episódio ajuda a reforçar a imagem autocrática do prefeito. Mas tirar o Facebook do ar – uma rede social que o eleitor entende como “propriedade” de todos – é ir longe demais. Ok... todos sabemos que não foi bem assim (afinal, foi o juiz o autor do fogo amigo) mas em política vale mais a percepção do que a realidade. Perder tempo com um perfil de humor no Facebook foi um erro grosseiro. E com custos para a imagem do prefeito. Aquila non capit muscas (a águia não caça moscas). Ah... e até o escritor Paulo Coelho entrou no barulho (ver abaixo).

Ontem surgiram dados importantes. A pesquisa divulgada pelo Ibope mostra que Udo Dohler passou de 45%, no primeiro turno, para 47% de preferências no segundo. O crescimento raquítico de dois pontos percentuais pode indicar que a candidatura atingiu o ponto de estagnação. Por seu turno, Darci de Matos passou de 27% para 41%, ou seja, um crescimento de 14 pontos. Será uma tendência? De qualquer forma, a margem de erro permite descortinar alguns cenários, entre eles o empate técnico.  A entourage de Udo Dohler deve estar a ter suores frios.

O que deve decidir o resultado das eleições é o número de brancos e nulos, que chega aos significativos 10% na pesquisa. É esse o palco da luta pelo voto. Darci de Matos pode estar em vantagem, porque, como já foi escrito aqui, Udo Dohler não consegue se livrar da rejeição de expressiva parte do eleitorado. E a escolha para o segundo turno pode ser definida por um fator: o prefeito não será escolhido pelas qualidades de um, mas pelos defeitos do outro. Que sina, Joinville.

É a dança da chuva.




28 comentários:

  1. A percepção que eu tenho é de que o Darci tem poupado críticas à gestão do Udo, para evitar aquela imagem de "barraco eleitoral", da qual o eleitor já está cansado. Entretanto, não sei se isso tem surtido efeito, pois tem muita gente por aí acreditando numa Joinville que não existiu nos últimos 4 anos (e nem falo dos cabos eleitorais do PMDB). Se articular bem o embate, tem muito o que jogar no ventilador. Concordo contigo quando falas que o Darci só não vence se não quiser. Mas por enquanto, parece que falta querer um pouco mais... Talvez o cenário mude nessa semana, com o início das propagandas televisivas para o segundo turno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não podemos esquecer o "fator Hudo Caduco", que já estava presente nos dias da pesquisa do Ibope, não era um tema maduro. Isso deve provocar algum agitar das águas.

      Excluir
  2. "E as coisas estão a correr melhor do que o esperado""
    nem disfarça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou responsável pelo que escrevo, não pela tua incapacidade de ler um texto.

      Excluir
  3. Ah, se o Paulo Coelho criticou e o Sandro Cão endossou, então tá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achas que o Paulo Coelho é quem é por causa de quem? De mimzinho aqui,mô filho!

      Excluir
    2. Nada. É por causa do Raul Seixas...

      Excluir
  4. Chega a ser patético, o Baço depositar as suas esperanças na vitória do Darci por conta desse episódio do Facebook!

    A esquerda agoniza!... e torce para o FB "cair"! KKKKKK

    ResponderExcluir
  5. Aí ó! Chegou mais um pateta! O tal de Sandro! KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, Sandro. Ele te chamou de "tal". Aí não, né?

      Excluir
    2. Prefiro ser o Mickey. Pateta é o Baço.

      Excluir
    3. O Anônimo deve ser empregado do Tio Patinhas.

      Excluir
    4. Ih,... estão me descobrindo! KKKKKK

      A esquerda... vocês já sabem.

      Excluir
  6. Paulo Coelho pode ser ninguém para ignorantes da literaturahttps://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1350205081680734&id=100000737666572 mas, com certeza, tem mais crédito no Brasil e pelo mundo afora do que alguns pensam e ironizam. Excelente escritor, deve ter tido a sorte de estudar em escolas que valorizaram os professores, lhe incentivaram à leitura, tornando-se um escritor conhecido internacionalmente.Quem desdenha quer comprar.

    ResponderExcluir
  7. As frutas podres que votaram nos candidados derrotados do primeiro turno, agora votam em Darci, isso justifica os 14 pontos. Agora, dizer que a atitude do prefeito em tirar do ar aquela falta de respeito com o cidadão. Ai você apelou amigo... Mas fique tranquilo, tem gente que acredita ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se falou comigo, recomendo ler novamente o texto. Não digo o que dizes que digo...

      Excluir
  8. O mais interessante é que, em 2012, durante a campanha eleitoral do 2º turno ficaram semanas tirando sarro do Kennedy no Facebook com a história do DÁ PARA FAZER, o que obviamente ajudou o candidato Udo a ser eleito e agora que é o UDO é o objeto da zoeira, ele entra na justiça para apagarem o perfil do HUDO CADUCO. Parece a história do faça o que eu falo, não faça o que eu faço. Importante: quem não conhecia o HUDO CADUCO ficou curioso com esta história de bloquear o FACEBOOK se não fosse retirado o perfil do ar. Acho que o tiro saiu pela culatra.

    ResponderExcluir
  9. Comissionados deveriam ao menos postar com seu nomes verdadeiros. Já a rapidez com que defendem o chefe é de admirar. O que fazem 5 ou 8 mil reais mensais na conta? Quanto à eleição, provavelmente o o Udo ganhará com folga. Entendo que ganhará mais pela falta de um adversário à altura dele do que por méritos próprios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leste o final do texto? O prefeito não será escolhido pelas qualidades de um, mas pelos defeitos do outro. Ou vice-versa.

      Excluir
    2. A decisao da equipe do Udo em recorrer a Justiça Eleitoral foi muito bem pensada...nao sabia desta pagina no Facebook e quando li tive a certeza de que votarei no Udo Dohler...tiro no pé foi quem começou com esta patifaria

      Excluir
  10. o programa do darci tá engraçado... uma senhora fala que Joinville tá um verdadeiro comunismo! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Portuga se junta com um ilustrador frustrado pra escrever merda.

    ResponderExcluir
  12. o dia que voces se sentiram um pouco importantes foi atraves de um perfil falso. Isso deve ser terrivel!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem