sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pelo fim do estelionato eleitoral


POR LEONEL CAMASÃO*

O Código Penal Brasileiro define o estelionato como um crime de ordem econômica. O famoso artigo 171 define o estelionato como a ação de obter para si ou para outro, vantagem ilítica, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento". 

Esta definição, mesmo que se refira ao campo econômico, cabe muito bem nas últimas movimentações eleitorais do PSD em Joinville. 

Mesmo após o PSOL, o qual presido, negar apoio nem a Kennedy nem a Udo por motivos meramente ideológicos, a campanha do PSD encomendou um lote de 200 adesivos, como o da imagem no fim do texto. Mesmo não dizendo  diretamente que o PSOL apoia o PSD, o adesivo mais confunde do que explica, induzindo o eleitor ao erro. Ou seja, fazendo com que o eleitor pense que o PSOL apoia Kennedy no segundo turno. O que é uma bela mentira. O artifício também nos programas de rádio e televisão do candidato do ex-PFL/ex-DEM/ex-ARENA. 

As atuais pesquisas já apontam uma vitória folgada de Kennedy sobre Udo. Não há necessidade deste tipo de prática nefasta para ganhar votos. São essas ações que revelam que "a nova política" do PSD e de Kennedy são apenas retórica. Se a campanha já está assim, imaginem o governo, ainda mais depois das adesões de Carlito e Tebaldi.

Kennedy não é original neste propósito. O candidato derrotado à Presidência da República pelo PSDB em 2006, Geraldo Alckmin, também fez adesivos em alusão à candidata do PSOL na época, Heloísa Helena. "Sou Heloísa e voto Geraldo 45 Presidente" dizia o adesivo, mesmo após o partido definir o voto nulo naquela eleição. 

Alckmin quase foi processado pelo PSOL e pelo PDT (ele também fez um adesivo fraudulento em relação à campanha do Cristóvão Buarque). O caso só não foi parar nos tribunais porque o PSDB tirou o material de circulação. 

E sabe o que Alckmin ganhou com isso? Nada. Ele conseguiu a proeza de ser o único candidato a presidente na história do Brasil que fez menos votos no segundo turno do que no primeiro. Isso mesmo. O tucanóide perdeu 2,4 milhões de votos de um turno para outro. Infelizmente, o ser ainda é governador de SP nos dias de hoje. 

Esperamos sinceramente, que este tipo de abuso não volte a ocorrer. São tempos novos. As redes sociais possibilitam uma maior comunicação entre as pessoas. Este tipo de estelionato passava despercebido. Antes. Agora, não passará mais. 




Leonel Camasão é diretor do Sindicato dos Jornalistas e ex-candidato a Prefeitura de Joinville pelo PSOL.

11 comentários:

  1. Falando em processar... não sei por que ainda não usaram contra o referido candidato o processo do qual ele JÁ É RÉU por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, inclusive junto com o Tebaldi:

    http://www.excelencias.org.br/@candidato.php?id=4204&cs=24

    http://esaj.tjsc.jus.br/cpo/pg/show.do?processo.codigo=1200082J80000&processo.foro=38

    ResponderExcluir
  2. Estou cada vez mais preocupada...
    Realmente é cada fraucatua.

    ResponderExcluir
  3. Também acho Leonel, denuncia este oportunista demagogo! Não pode passar batido.
    Mesmo que o Messias vença as eleições, a nossa oposição já tem que começar agora, até porque se der o que as pesquisas apontam, a partir do dia 28 ele, o Carlito e Tebaldi são a situação nesta cidade.

    ResponderExcluir
  4. Eu votei 50, agora, voto 55.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem problemas amigo, o voto é livre e o eleitor tem o direito de se manifestar em entrevistas...

      MAS o problema NÃO é com os eleitores. Como já foi citado na mídia,o Leonel não autorizou à usarem a imagem (logo) do partido PSOL, entende ?!

      O que fizeram é +/- como se pepsi mostrasse alguém quebrando uma garrafa de coca-cola pra tomar uma pepsi.

      E falando de coca-cola, o vermelho dos novos postes me lembra mais coca-cola do que PT ;)

      Excluir
  5. Leonel ainda será o prefeito de Joinville. E por favor rapaz, já aprenda com os erros dos que te antecederão.
    Abraço e força na peruca!
    Zé Bolinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonel um grande demagogo! O PT, no comeco, tambem vivia pregando a pureza mas foi chegar ao poder se transformaram nos maiores ladroes da historia do Brasil.

      Excluir
    2. mesma coisa... chegou no poder dá no mesmo.
      O problema não é o Leonel, nem Carlito e sim a cultura e formato politico brasileiro. Prefeito administra sozinho? Sem vereador? Sem apoio da câmara?

      Precisaremos de muitas, mas muitas gerações para entendermos o que deve ser feito.

      PT e PMDB em Brasília combina?

      Excluir
    3. Leonel...
      nao deixe o cenário politico.
      Gostaria de ver vc como candidato a vereador por nossa bela Joinville e quem sabe no futuro...

      Sobre sua postagem já comentei anteriormente.

      Excluir
    4. Caro, Leonel. Só tem que mudar sua visão sobre a legalidade da maconha, no jornal A Notícia os candidatos de Joinville foram contra, menos você. Ninguém bateu em ti, por ser galinha morta. Agora quando se sobe um pouquinho nas pesquisas, tudo vira arma. Lembra da Dilma ministra á favor do aborto, diferente da Dilma candidata que virou contra????

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem