segunda-feira, 15 de outubro de 2012

“Mas você só dá aula?” – Relatos de um triste dia 15 de outubro


POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Hoje é 15 de outubro, dia do professor (ou da professora). Atualmente exerço esta profissão (a qual sempre sonhei desde criança) com o maior orgulho, pois fazer uma pessoa caminhar por novos horizontes, sem medo, e descobrir novos sentidos para sua vida através do conhecimento é revigorante e único. Só quem é professor sabe. O que me deixa triste é ver cada vez mais as pessoas me perguntando “se só dou aulas”.

Quando ouço esta aberração, fico quieto, pois sei que esta visão limitada sobre a função de um professor é fruto de um processo retrógrado e que atinge vorazmente o sistema educacional brasileiro. A pergunta deveria ser invertida: “por qual motivo você compromete a qualidade das suas aulas com outro trabalho?”. Infelizmente o Brasil valoriza mais o produto do que o processo; o formado do que o formador; o que você aprende do que a pessoa que te ensina.

O ensino (em todos os níveis, seja público ou privado) atende o mercado de trabalho ao invés de atender o pleno conhecimento. O professor, pela visão do Estado (ou do dono da escola), deve ser o responsável pela formação de profissionais e pela qualificação da mão-de-obra. Cadê o professor que desperta o questionamento em seus alunos, visando a construção de cidadãos de bem?

Desta forma, como o produto final é o mais importante para atender interesses pré-estabelecidos, o professor é desvalorizado, a ponto de virar um “bico” e renda extra para muitos outros profissionais. E assim, como todo mundo quer ganhar dinheiro, ser professor não é o melhor caminho a seguir, por ser sinônimo de instabilidade e de salários baixos.  Não posso deixar de citar a cereja do bolo: as péssimas condições de trabalho, com escolas públicas sucateadas, falta de incentivos para continuar estudando e uma atmosfera que não propicia um bom desenvolvimento do repasse de conhecimento. São tantos fatores que conspiram contra o professor face a muitas promessas de melhorias... que nenhuma delas será cumprida enquanto a escola atender apenas os anseios do mercado de trabalho.

Hoje me sinto muito feliz por ser professor e poder comemorar isto, mas triste pelas condições que vários colegas Brasil afora enfrentam todos os dias. Sou um privilegiado neste quesito, pois não enfrento problemas semelhantes aos que seguidamente a imprensa noticia e alguns colegas relatam, porém nunca abaixarei minha cabeça para o desdém dos governos para com a educação brasileira. Ser professor é algo mais que uma profissão, é um modo de enxergar a vida. O sorriso de um aluno por atingir os seus objetivos e agradecer pelo ensinamento ameniza quaisquer problemas enfrentados. É por isto que “só dou aulas”. Fazer o outro feliz e torná-lo um cidadão melhor, através da sua capacidade de pensar, é mais que o suficiente.

Ps: fica aqui a minha homenagem para todos os professores que tive em minha vida. Sem eles, não conseguiria ser o cidadão questionador que sou atualmente e nem ter a formação que possuo.

6 comentários:

  1. Muito bom o texto. Parabéns pelo seu dia!
    Gostaria que mais colegas pensassem da mesma forma e melhorassem sua auto-estima profissional. Nos valorizando seremos valorizados.
    Eu tenho muito respeito pela minha profissão de professora na ed. Infantil. Estudo, documento, levo a serio, sou exigente comigo e com a instituição. Nao acho que devemos aceitar nada menos que o melhor e oferecer sempre o melhor da gente. Qualidade e respeito acima de tudo. Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à nossa Mestra maior. A vida! Com ela aprendemos ou por bem, ou na marra! Eu abdiquei ao magistério, mas se tivesse seguido a profissão, cara não me faltaria.
    Colorado

    ResponderExcluir
  3. Ilustríssimo Senhor PROFESOR Charles Henrique Voos !

    Em primeiro lugar aceite meus parabéns pelo Dia do Professor. Eu sou do tempo em que aprendíamos respeitar os pais em casa e os Professores na Escola. Usávamos o uniforme do Grupo Escolar com o maior orgulho. Nossos cadernos eram encapados com papel verde, uma etiqueta onde constava o nome do aluno e a matéria a ser estudada. Ah! a primeira folha do caderno eram preenchida com todo o capricho possível.

    Geralmente no Primário tínhamos só Professoras. Para nós eram as mães da Escola. Os sábados eram reservados para o hasteamento da Bandeira Nacional! Os alunos com seus uniformes azul e branco e tenis de tecido branco, se dirigiam em fila silenciosa ao pátio, para aplaudirem seus colegas corajosos que declamavam versos e cantavam hinos, aprendidos durante a semana.

    O Diretor para nós era o Grande Mestre. Os Professores eram pessoas muito especiais, pois nos ensinavam as maravilhas de um mundo até então desconhecidas, pois o máximo que ouvíamos era o som de um rádio com muita interferência, que só era ligado à noite para ouvir o Reporte Esso Nacional.

    Para mim essas lembranças me acompanharam durante toda minha vida.
    Ensinei meus filhos a respeitarem seus Mestres e eles por sua vez
    repassaram aos meus netos o valor que representa o Professor.

    Por isso Senhor Charles Henrique, continue se orgulhando de sua Profissão, apesar de todas as dificuldades a serem enfrentadas no dia a dia. Chegará o tempo em que alguém do Governo levante a Bandeira da Educação em nosso País. Então podemos realmente dizer: o Brasil é um País alfabetizado e respeitado mundialmente.

    Cordialmente, Mery Paul !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos que tem por .profissão educar e cuidar do bem mais precioso a humanidade das pessoas...todos têm lembranças do tempo da escola , amigos que se fizeram, aquele teatro que participamos, aquela prova difícil que nos fez ficar para exame final, os momentos de ficarmos atentos na novidade que a
    prof trazia, adorava as aulas , meus professores exigentes e ao mesmo tempo empenhados no seu ofício.

    Hj sou professora,27 anos de trabalho com tantas mudanças, hj dou aulas para os filhos de meus exalunos...trazem fotos. que tiramos em formaturas...e uma grata surpresa: um aluno me achou pela internet e me visitou trazendo o caderno do tempo da pre escola, hj faz filosofia...lembro dele sempre introspectivo, e veja foi uma alegria esse momento e não há salário que pague .
    Charles continuar.
    Ser professor é se preocupar com a humanidade e ainda deixar nossa marca indelével no coração das pessoas.
    Hj por descompensados que atuam na educação somos criticados, pagamos um preço alto para ser professor, mas vale a pena,!!! Parabéns professores, Dom Quixotes contra moinhos de vento...

    ResponderExcluir
  5. Charles,

    Você esta certo ao apontar para o fato que para muitos dos seus colegas, ser professor é um bico.
    Não é uma profissão.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o texto! Essa escola que tem por objetivo capacitar mão-de-obra vejo como fruto do neoliberalismo. Enfim, é bom ser professor. Mas também é muito cansativo pelos fatores baixo salário, falta de estrutura física e falta de estímulo não só do sistema mas também às vezes da própria família e amigos ("vai ser professor? coitado!"). É a dura realidade.
    Não sei até que ponto comemorar.
    bjos

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem