quarta-feira, 6 de junho de 2012

Imagens do Holocausto (chocantes)

ET BARTHES
E já que o texto hoje fala em Holocausto, eis um filme dos arquivos da British Pathe, que mostra imagens chocantes do campo de Buchenweld. A mulher que aparece no início é Mavis Tate e diz que ver as imagens não é suficiente, porque a realidade é indescritível. As imagens não têm cheiro, não mostram o sofrimento (só os resultados). Mesmo assim são cenas chocantes.



2 comentários:

  1. Que cenas fortes ... Quanta crueldade ...

    ResponderExcluir
  2. Como toda pessoa normal, sou contra qualquer tipo de crueldade e sofrimento. Guerras deviam ser disputadas nos jogos de botões ou no palitinho. Mas confesso que conheço muita gente (os cabelos em neve, ou já sem, ou não estão mais neste plano), que me perguntaram: "Se alguém quisesse invadir a sua casa, tomar todos os seus bens, apoderar-se da sua família, ditar dentro da sua casa as leis que lhe conviessem, o que você faria? Deixaria?". Claro que ninguém em sã consciência, o permitiria.
    Eles dizem que só um lado da história fala. Que houve crueldade como toda a guerra, como a dos EUA x Japão (e dizem que está sim, foi um genocídeo - sem chance de fuga). Que o que fizeram foi tentar expulsar os judeus que não tinham terras e queriam dominar a Alemanha. Bom, apenas falando o que ouvi de histórias de pessoas que estiveram lá. Inclusive o tio de uma dessas pessoas, era judeu e banqueiro (banqueiro, não bancário) na Alemanha, e nada sofreu. Apenas fazia seu trabalho e não interferia na política do Estado.
    Não, não sou nazista. E repudio qualquer forma de violência. Morro de pena quando tenho exterminar um ratinho. Imaginem se o Reich, tivesse usado toda sua inteligência e estratégia para o bem? Como estaria o Mundo hoje?
    Zé Bolacha

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem