sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os prêmios do Carlito


POR GUILHERME GASSENFERTH

Sei que este texto vai gerar bastante polêmica... mas acho importante escrevê-lo. É para ajudar a reparar um pouco uma injustiça.

Estou longe de considerar a gestão Carlito Merss como boa. Talvez porque eu seja exigente com quem se diz habilitado para bem governar e na hora H não mostra a que veio. Ele não foi  competente na hora de conseguir maioria na Câmara – quem consegue fazer um bom governo tendo o Legislativo contra? Cercou-se de gente boa mas também de gente ruim. Faltou traquejo para saber tocar a máquina. E tem uma comunicação muito falha, tanto é que mesmo sendo o melhor prefeito dos últimos 15 anos amarga posições desconfortáveis em pesquisas. Provavelmente eu não teria feito melhor que ele – mas eu não me candidatei.

No entanto, considero o Carlito vítima de uma injustiça. Para mim, parece que ele foi alvo de um complô bem organizado por alguns ex-ocupantes da Hermann Lepper, 10, articulado com vários setores da mídia e da política. O ditado que se ouve pelas ruas de que “Carlito nem pra síndico” é tremendamente injusto com ele. Sabemos que há muitos radialistas e “jornalistas” vendidos para políticos joinvilenses, o que torna difícil para alguém que queira fazer com honestidade conseguir sobressair-se. Por isso, resolvi mostrar que a situação não é assim tão ruim. Tanto é que o governo do Carlito ganhou diversos prêmios, sobre os quais falo a seguir.

O primeiro prêmio é prata da casa: Municípios Que Fazem Render Mais, uma iniciativa da ACIJ, mas em parceria com federações de associações comerciais e industriais de SC, PR e RS, além de certificação pela FGV. Este prêmio identificou e reconheceu municípios que foram destaque em 
quesitos como crescimento e uso dos recursos públicos.

Em 2011, o Carlito recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor, do SEBRAE/SC, graças às ações desenvolvidas em prol do surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

A educação foi palco de vários reconhecimentos: Prêmio nacional de Gestão da Educação Infantil (CEI Raio de Sol), Prêmio de Gestor Eficiente da Merenda Escolar (única premiada na categoria Grandes Cidades e Capitais), além das excelentes notas no IDEB. Escolas de Joinville ficaram em primeiro lugar na faixa de cidades entre 400 e 600 mil habitantes, deixando municípios como Londrina e Ribeirão Preto para trás. Em SC, que reconhecidamente possui escolas reconhecidamente de qualidade, seis escolas de Joinville figuravam entre as 10 melhor colocadas. E 14 dentre as 23 melhores escolas do Estado.

Além de prêmios, há realizações. Falando na educação, a notícia quentinha (de ontem) é que o turno intermediário FINALMENTE foi erradicado! A partir de segunda-feira, acaba o famigerado horário que nem LHS nem Tebaldi conseguiram acabar.

Ninguém pode tirar do Carlito o mérito de ter executado as obras (encaminhadas pela gestão anterior, é verdade) do esgoto, o que fez Joinville sair dos incômodos e vergonhosos 14% de esgoto tratado. A atual gestão executou 130km de esgoto, cerca de 25x mais em relação ao governo que antecedeu Carlito.

Foi no governo Carlito que começou o Orçamento Participativo – embora tenha sido descontinuado, eles tiveram a coragem de tentar!

A Expoville está sendo privatizada – o que deverá contribuir muito para a economia e o turismo de eventos de Joinville. Após décadas sem reformas, a Casa da Cultura está sendo bem encaminhada, além da reforma feita no Mercado Municipal (que ficou lindo). E já foram 30 praças e espaços de lazer, a maior parte nos bairros.  E o Carlito deixa à cidade o legado de seu primeiro grande espaço de lazer público, o Parque da Cidade. Não é o ideal, mas no espaço onde foi feito ficou muito bom – já passeei várias vezes por lá.

Esta gestão parece preocupar-se com a qualidade de suas obras. O zelo pode ser visto no asfalto que foi feito nas ruas Aubé, Nove de Março e JK. Aliás, como ficou linda a JK. Eu fui um que criticou mas deu a mão à palmatória após ver o resultado final. Aposto que as obras que o Carlito iniciou e executou não estarão cheias de infiltração e problemas como era o praxe operacional de gestões felizmente passadas.

Foi feita importante obra de drenagem, além da limpeza de valas e rios que fez com que as enchentes em 2010 e 2011 não fossem tão graves. Carlito conseguiu ainda construir e recuperar várias pontes na área rural.

Cito apenas algumas das realizações do governo atual, sem a pretensão de esgotá-las.

Por fim, peço que façam um exercício: se vocês fossem donos de uma empresa e precisassem contratar um gerente, tendo apenas duas opções: um honesto mas que nada sabe de gestão, o outro desonesto e capaz de gerir bem. Quem você escolheria? Sei que é triste a sina que o eleitor joinvilense se encontra, mas o meu voto vai pro primeiro candidato a gerente. Não sabe fazer ainda, mas é honesto.

Penso que o Carlito é como o primeiro gerente. Mesmo que ele não tenha feito uma boa gestão, é preferível optar por alguém honesto mas que está aprendendo do que um tipo malufista que sabidamente rouba mas faz um pouco mais – porém com menos qualidade.

83 comentários:

  1. O Guilherme nos coloca frente ao dificil desafio de ter que escolher entre duas opções ruins.

    Uma reflexão que nos faz refletir sobre a qualidade dos nossos politicos e da sina de uma Joinville que se debate entre o honesto que não faz e o deshonesto que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem apenas duas opções.

      O próximo passo é levantarmos a bola para o amigo advogado do Guilheme...

      Excluir
    2. Caro Jordi,
      Acho que o Guilherme esqueceu-se da terceira opção, quiçá a mais comum: o desonesto que não faz.

      Excluir
    3. E existe ainda a opção honesto que faz. Mas se o IBAMA encontrar um espécime destes declara séria ameaça de extinção!

      Excluir
    4. Nelson Jvlle,

      Como sempre preciso, nos lembrou que temos outras alternativas além das apresentadas pelo Guilherme, tem sim o incompetente desonesto.

      Excluir
  2. Guilherme, sem pretensão de atacá-lo, qual o seu conhecimento ou formação ou até mesmo embasamento para dizer que as obras são de qualidade? O que te faz pensar que o asfalto das ruas são de qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, anônimo, EU não sou competente para analisar o asfalto. Baseei-me na afirmação de um amigo engenheiro civil que me confidenciou isto, me dizendo inclusive os tipos de asfalto usados num e no outro governo.

      Agora, a preocupação de preparar a base para receber o asfalto e não simplesmente despejá-lo já demonstra diferença, para mim.

      Excluir
    2. Anônimo das 07:46, não estou a defender o Guilherme, muito menos o prefeito (já que não ganho nada, eheheh) mas aonde o asfalto foi feito e reformas aconteceram, foi de boa qualidade, pelo menos a espessura foi bem maior. E diante disso, deduzimos que é um asfaltamento melhor.
      Zé Bolacha

      Excluir
  3. "sendo o melhor prefeito dos últimos 20 anos"

    hehehehhehe

    O Guilherme acordou piadista só porque hoje é sexta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, viajei. É dos últimos 16! :D De 16 para trás não tenho idade pra afirmar...

      Excluir
    2. Se falarmos que a sexualidade do Carlito influencia a sua opinião o comentário será censurado não é mesmo?

      Excluir
    3. Anônimo das 10h24, eu resolvi publicar seu comentário para todos verem o quão você é idiota.

      Sim, apoio todos os candidatos gays, independentemente de quem for, e condeno todos os heteros. Assim como todos os católicos do mundo são apoiadores de Hitler, católico. Se o candidato for hetero, eu anulo o voto. Se o Tebaldi assumir gay eu voto nele, daí. Valeu pela coerência, continue assim!

      Excluir
    4. O Kennedy possui uma legião de eleitores pelo "simples" fato de sua escolha religiosa. O Udo terá o empresariado pelos mesmos motivos e por ai vai. Acho que é natural. É assim mesmo. Uma tendencia.

      Excluir
    5. O ANÔNIMO 10:24 com toda a certeza do mundo, é um verdadeiro idiota e homofóbico. E o triste é que sendo anônimo, pode ser um idiota que desfruta do nosso convivio.
      Zé Bolacha

      Excluir
    6. Não, Zé Bolacha, o anônimo das 10:24 não deve ser homofóbico. Ele certamente tem prova irrefutáveis acerca da sexualidade do prefeito, não é mesmo, anônimo?

      O comentário é grotesco entre outras coisas porque revela o grau de preconceito de idiotas que julgam o caráter alheio pela orientação sexual. Coisa de quem pensa e age pequeno, muito pequeno.

      Excluir
    7. Eu pensava que todos os leitores do C A, gente que sabe usar um computador e frequenta blogs tivessem um bom nível cultural, quebrei a cara.

      A campanha nem começou e já tem gente baixa apelando.

      Recomendaria daqui pra frente o fim do anonimato nas postagens.

      @Luiz alaca

      Excluir
    8. Tire a opção para anônimos homofobicos dos posts (alguns comentaŕios sobre a sexualidade do Carlito figuram indicios de impotência sexual ou dúvidas sobre a escolha pessoal de sexualidade) isso tem tem que acabar e obrigado pelas informações esclarecedoras sobre a gestão Carlito que eu desconhecia

      Excluir
  4. Jordi, diga lá: diante do atual panorama político, na sua opinião, qual é o melhor candidato a prefeito para Joinville?
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria

      Pela lei o voto deve ser secreto. Mas quando as candidaturas se confirmem, e todos os conchavos sejam definitivamente definidos. Será o momento de dizer quais dos candidatos estão mais longe do ideal.

      A Amanda fez um texto precioso dando dicas sobre quais as características que um bom candidato deve reunir para merecer o seu voto. Eu faço minhas todas as colocações dela.

      Nosso nível atual ainda esta no neolítico em termos de qualidade dos candidatos, por tanto a escolha hoje seria pelo menos ruim.

      Alguns é verdade que não superam o pleistoceno e esses são os primeiros que deveríamos descartar.

      Excluir
    2. Perdão pela intromissão, mas até agora o mais fiel à cidade e à busca de qualidade de vida de seus cidadãos é o jacaré Fritz

      Excluir
    3. Perdão pela intromissão, mas até agora o mais fiel à cidade e à busca de qualidade de vida de seus cidadãos é o jacaré Fritz

      Excluir
    4. Sérgio,

      Lamento informar que depois de levantamento feito no site do TRE/SC o Jacare Fritz nāo foi inscrito no prazo e nāo esta habilitado a concorrer na proxima eleiçāo.

      Com a confirmaçāo desta informaçāo cesaram completamente as articulaçōes iniciadas pelo seu partido para convidar o Udo, ou o Carlito ou o Kennedy como seus vices.

      Excluir
    5. Concordo com o Jordi. Infelizmente, diante do que se nos apresenta (e com certeza não vai mudar) a opção vai ter que ser pelo "menos ruim".
      O que considero mais básico são honestidade, transparência e vontade de acertar.
      Ficha suja (Teba) não!
      Hipocrisia (Kennedy) não!
      Manipulado pelo LHS (Udo) não!
      Tá dificil...
      Acho que orientação sexual duvidosa é o menos ruim pra cidade (rs, rs).

      Excluir
  5. A Expoville NÃO está sendo privatizada. Não é isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Está sendo concedida mediante dinheiro ao uso privado por 25 anos e pelo que sei prorrogáveis por mais 25. A diferença está na operação, que não é de venda, mas de aluguel. O caráter do adquirente permanece o mesmo.

      Excluir
  6. Putz, de novo esta ladainha entre o honesto que não faz e os desonestos que fazem. Será que é só mesmo estas duas opções que restam para Joinville?
    Será que é pedir muito que o PDT dê um jeito nisto, se juntando com os setores independentes e progressistas do PMDB (que não querem se curvar mais ao coronel), PC do B, PV, os descontentes do PT (que não são poucos) e fazer uma nova frente democrática por Joinville? O meu voto e o de muitos com certeza seria desta nova frente. Basta ela existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Seu José, eu também queria uma nova frente como estas. Não sei se com estes partidos, mas algo é necessário.

      Excluir
    2. "Será que é pedir muito que o PDT dê um jeito nisto"

      Sim, é pedir muito.

      Excluir
    3. A idéia de uma nova frente é muito boa, mas PDT é pracabá...
      O partido mais vendido e sem identidade que existe...
      Fala sério, meu...

      Excluir
  7. Na verdade o gerente deve saber escolher bem a sua equipe. Em uma empresa, quando alguém não está produzindo resultados, é facilmente descartado. Na prefeitura não, a história é diferente.
    Mas não duvido da honestidade do Carlito, apenas de sua eficiência e capacidade de gerenciar pessoas.

    Mudando de assunto: E dos vereadores ninguém fala não? Qual a contribuição que eles deram para a cidade nesses 4 anos?

    Sugestão de texto hein, Guilherme :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Alexandre. Eu também duvido desta capacidade dele. Tem muita coisa errada no governo. Eu só queria lançar um outro olhar, diferente do que se ouve no rádio todos os dias e do que se lê em alguns jornais.

      Excluir
    2. Bem lembrado! Os vereadores que devem estar se sentindo numa (falsa) área de conforto. Seriam bom apurar o que realmente fizeram nestes quatro anos. E nada melhor que o Chuva Ácida, eheheh, porque aqui é mais divertido.
      Zé Bolacha

      Excluir
    3. Guilherme , ao meu ver o Carlito fez tão pouco que não tem como comparar... fica dificil escolhe-lo... uma terceira via seria interessante, ou talvez eleger uma camara que fiscalize.

      Excluir
    4. trabalho na prefeitura e analisando honestamente, a seriedade, a lisura, a legalidade são marcantes; tem coisas que demandam mais tempo para acontecer para assegurar os trãmites legais.

      Excluir
    5. Caro Alexandre,
      Entendo que o problema seja de comprometimento.
      Ninguém ... por mais honesto que seja e bem intencionado consegue chegar a um cargo eletivo sem se comprometer. Lamentavelmente oo futuro pretenso cargo já é "vendido", "alugado" e loteado antes mesmo de definida a sua conquista.
      A classe média se omitiu e permitiu que a administração fosse ocupada pelos oportunistas. A luta pela reconquista do espaço e do interesse da coletividade demandará tempo e participação.

      Excluir
    6. Sergio,
      Disse tudo, é por essas e outras que a classe política tanto enoja quem ainda tem alguma esperança.

      Excluir
  8. Complicado este post em colega. A casa da cultura está sendo reformada(em teoria), e todos os museus de Joinville estão fechados, sem incentivo nenhum. Nossos postes agora são vermelhos. Carlito é realizador de várias obras. Todas no mérito da política de 4 anos. Nunca vi um prefeito gastar tanto em publicidade.
    Há méritos, mas a grande maioria que você postou aqui é bem questionável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você esqueceu que o Tebaldi e o LHS gastaram MUITO dinheiro em publicidade. A sua memória anda bem fraca hein... e sobre os postes, qual o problema deles terem a cúpula vermelha? Se fosse Azul, Amarelo, Verde, Roxo? Só porque o PT é vermelho é uma alusão ao PT? Pode ser ao PMDB que também é vermelho (Aliás, quantas obras o LHS fez da cor vermelha?), sem contar nas obras em forma de tucano do nosso maior corrupto Tebaldi? Pelo menos ele está colocando uma iluminação adequada para a maior avenida de Joinville, e trocando os postes que estão podres e praticamente caindo.

      Excluir
    2. não concordo com o comentário acima , não interessa a cor das luminárias e sim que é dinheiro jogado fora !

      Excluir
    3. Posts em colegas... gostei da nova plataforma de publicação. Agora vou começar a postar coisas nos coleguinhas.

      Excluir
  9. Carlito não gasta " muito " em publicidade, ele usa a verba destinada para isso, que é a mesma de governos anteriores.

    Só que antes uma boa parte era destinada para oa " amigos " da mídia " compreensica " e complacente.

    Note a gritaria, desde 2009 diárimente de certos radialistas anônimo.

    O Guilherme destaca isso no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os defensores do Carlito qualquer critica da mídia é coisa do Tebaldi. Imaginar que as críticas ocorrem porque o Carlito é ruim de doer não. Isto não!De jeito nenhum! É tudo coisa do Tebaldi. Gritaria a mando dele.

      Se o Tebaldi tivesse mesmo esta força que os petistas dizem que ele tem eu mesmo votaria nele...

      Quem tem a maquina na mão é o Carlito, não o Tebaldi. Quem patrocina a grande mídia (RBS e RIC) calando-a, é o Carlito,não o Tebaldi.

      Que bom que existe alguém que ainda não tenha sido comprado pelo Carlito. O que não era o caso na época do Tebaldi.

      Excluir
    2. é verdade xará anônimo das 11:42 , o Carlito colocou sempre a culpa da má gestão no governo anterior, as crítica a má gestão é do governo anterior , a falta de manutenção é do governo anterior ...

      Concordo que a culpa toda é do governo anterior e do LHS , visto que não apoiaram todos o Darci ou o Mariani , daí perdemos a eleição , e ganhamos uma péssima gestão.

      Realmente a culpa desta porcaria em Joinville é nossa !!!!
      mea-culpa...

      Excluir
    3. Anônimo das 11:42

      A sua afirmação: "Que bom que existe alguém que ainda não tenha sido comprado pelo Carlito. O que não era o caso na época do Tebaldi." Foi interpretada pelo coletivo Chuva Ácida como uma referencia direta. Na verdade se o coletivo ainda não foi comprado é porque não esta a venda. Mas é só chegar ao nosso valor que fechamos negocio na hora.

      Excluir
    4. Está corretíssimo o anônimo logo ali em cima: Toninho Neves, Beto Gebaile, Osni Martins e todo o grupo RBS são petistas de carteirinha.

      Os que resistem, bravamente, são censurados, presos, demitidos, jogados ao limbo. E na verdade o Chuva Ácida foi criado para esconder este grande atentado perpetrado pelo governo Carlito à liberdade de imprensa em Jville.

      Felizmente, ainda temos a Veja a defender a verdade e a livre informação. Pena que no momento ela esteja mais ocupada em justificar porque deixou um contraventor mafioso virar pauteiro e editor da revista.

      Excluir
    5. É isto mesmo Clóvis. Pensar diversamente é coisa de "licenciadozinhos arrogantes que não conseguem ver o óbvio e vivem agarrados à "importância" do próprio canudo."

      Excluir
    6. Esse Anônimo do "licenciadozinhos arrogantes" está sempre a repetir essa frase, que tem a ver com um texto meu. É um cara que desenvolveu uma ligação homo-afetiva em relação a mim mas que, juro, eu não estimulei. Até porque o meu negócios são as Anônimas.

      Excluir
  10. Olá Guilherme,
    Seu texto é muito coerente, apenas gostaria de ressalatar que a Expoville NÃO será privatizada.
    Trata-se, na verdade, de uma concessão onerosa que possibilitará sua exploração comercial pelo período de 25 anos. Para isso, a empresa vencedora da licitação deverá investir pelo menos 34 milhões de reais no Complexo que, não apenas se tornará um centro de convenções, como continuará servindo à comunidade como parque e lugar de lazer.
    Vi que você já respondeu um comentário semelhante, mas acredito ser importante fazer esse tipo de diferenciação para os leitores.
    O Complexo Expoville é patrimônio da prefeitura de Joinville e continuará sendo público!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alias, diga-se, muito vendido pelo LHS em sua gestão.

      Excluir
    2. Uma das atitudes mais sensatas dessa gestão, pois aquele lugar estava (e está) abandonado.

      Excluir
    3. Segundo Houaiss privatizar é:

      Realizar a aquisição ou incorporação de empresa do setor público por empresa privada.

      Colocar sob controle de empresa particular a gestão de bem público.


      Enquanto não privatizarem a língua portuguesa, o justo é afirmar que a Expoville SERÁ PRIVATIZADA. Palmas para Joinville por isso.

      Excluir
    4. Bem lembrado Anônimo das 14:38, a história tem tudo para ser repetida com a proposta goela abaixo de venda da antiga prefeitura ( tb antiga rodoviária) com dinheirinho da aposentadoria dos barnabés.

      Excluir
    5. Dirk, vá estudar direito e para de falar tal equivoco.

      Excluir
    6. Eu sou totalmente favorável à privatização da Expoville e também do Centreventos.

      Excluir
    7. Obrigado pelo conselho Anônimo de 17:57, se um dia eu me aposentar talvez eu decida tb estudar Direito, no momento dedico-me a sustentar minha família de modo bem egoísta e sem depender direta ou indiretamente do dinheiro suado de outro contribuintes.

      Quanto ao suposto equívoco preciso que vc explique para que eu saiba qual é.

      Excluir
  11. Meus caros! Só pra lembrar, o Tebaldi também gannhou esses premiozinhos furrecas aí. Lembro deles expostos em outdoors pela Beira Rio. Agora, essa estratégia do PT de dizer "Ele não fez nada, mas, tadinho, é vítima da imprensa", é conversa de cerca Lorenço.
    A verdade é que foi incompetente e desonesto.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza ano que vem teremos outro Alcaide na Hermann Lepper 10 , o eleitor joinvillens vai mudar !

    Só que tem uma coisa que não vai mudar , sabes o que ?
    .
    .
    .
    .
    O slogan de governo : "ARRUMANDO A CASA e " , concertando as besteiras do governo anterior !!! rsrs

    com certeza a herança será maldita ! coitado do próximo prefeito , vai se incomodar!

    ResponderExcluir
  13. Bacana, o próximo prefeito fará muitos "concertos". Espero que tenha uma orquestra. E se o atual se reeleger, terá tempo para continuar a consertar as cacas dos antigos gestores.
    Aliás, cadê a orquestra filarmônica de Joinville que HÁ ANOS foi extinta?
    Zé Bolacha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto para criação da Orquestra Municipal está na CVJ, mas tem gente enrolando para aprovar projetos do Executivo.

      Excluir
    2. "tem gente enrolando". Falou o sabichão que de nada sabe.

      Excluir
    3. O que vocês pensam a esse respeito?

      http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3768057.xml&template=4187.dwt&edition=19661&section=884

      Excluir
    4. Jane, a Câmara de Vereadores de Jville. nunca foi conhecida exatamente pelo seu nível de excelência - o que dizer de um legislativo que tem Odir Nunes como presidente? Em ano eleitoral, com a oposição tendo maioria, só tende a piorar.

      Excluir
    5. Concorda comigo então Clóvis, que devemos votar com coesão? Casando o voto no prefeito, nos vereadores e em outras instancias para não haver este "terrorismo"?

      Excluir
  14. Eu não moro em Joinville faz anos. Mas fui militante petista durante um bom tempo, conheço e trabalhei em diferentes campanhas do Carlito. As informações que tenho sobre seu governo são desencontradas. Tanto parentes quanto amigos me dizem, alguns, que foi uma administração no mínimo perdida, sem rumo, incapaz de encontrar “um centro” a partir de onde gerir a cidade com a eficiência necessária. Outros me dizem que foi uma gestão que investiu principalmente onde outras não investiram, basicamente, em algumas reformas de base – tais como a ampliação da rede de esgoto, mencionada pelo Guilherme.

    Se eu fosse eleitor carioca, seria fácil: eu votaria nos Marcelos – o Freixo e o Yuka – e as coisas estariam resolvidas. Não sou, moro em Curitiba, onde as opções não são em nada melhores que em Jville., para quem é eleitor de esquerda – aqui, por ex.:, o PT provavelmente apoiará um candidato que até ontem era do PSDB.

    Por outro lado, se votasse em Jville., meu voto seria do Carlito. Em parte, por questões ideológicas mesmo – nunca voto na direita. Em parte, por razões que eu definiria como pragmáticas: se com ele não está tão bom, eleger quem foi pior é retroceder, e não avançar. Em parte ainda, porque o candidato que se apresenta como o novo cheira a velho, e ainda por cima é evangélico – o que para mim, eleitor de esquerda e ateu, já é o bastante para não votar nele.

    Mas, principalmente, votaria no Carlito porque não acredito na panacéia de “o pior prefeito de Jville.” e lhe daria, e ao PT, outros quatro anos para continuar a fazer o que começaram e sem, desta vez, ter como responsabilizar o governo anterior pelos equívocos e as dificuldades enfrentadas. E o elenco de realizações que o Guilherme expôs no texto – aliás, muito bom texto – só serviu para reforçar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matou a pau!
      Também vejo muitos defeitos nesse governo.
      Mas, se não fosse por ideologia, seria por falta de opção mesmo. Voto Carlito de novo.
      Quando não tem mais nada que se aproveite em nenhum dos candidatos, honestidade, pra mim, é suficiente.
      O resto é balela!

      Excluir
  15. Existem no mínimo uns 100 prêmios que o CARLITO ( Guilherme privatizou a premiação do município) ainda não ganhou, mas basta se inscrever, criar a categoria, que serão concedidos.

    Nenhum prêmio vai torna-lo um administrador que deixe saudades além de suas viúvas.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que o próximo candidato poderia novamente ser do PT. Gosto das coisas "paradinhas" como estão. Quero ver plantas nascerem dentro dos buracos.

    ResponderExcluir
  17. Olá Guilherme!!! Excelente artigo. Pena que a cabeça pequena e retrógrada de uma minoria consiga fazer tanto barulho. Sou nascida e criada em Joinville e nunca presenciei tantas mudanças significativas na cidade em uma gestão da nossa prefeitura. As pessoas que falam que a atual gestão não faz nada, são pessoas que não tiram a bunda das suas confortáveis cadeiras, não falam com as pessoas mais carentes da cidade (as mais beneficiadas), não vão aos bairros mais retirados (talvez porque tenham medo de ser assaltados...) para ver o quanto a vida desse povo mudou para melhor. Enfim, estas pessoas deviam ver e ouvir mais e falar menos. Deviam curtir mais a cidade, participar de qualquer atividade comunitária, viver o coletivo, porque assim veriam uma realidade totalmente diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Jane, fala sério... Por que conversar com gente carente ou visitar bairros da periferia se é mais cômodo ficar em casa babando ódio na frente do computador?

      Excluir
    2. É... vale lembrar que a rejeição do Carlito ultrapassa 50%...
      Já chegou aos 80%.

      "Nunca presenciei" tamanha rejeição em nossa cidade.

      Mas vai ver que esta maioria são os que tem medo de ir aos bairros para serem assaltadas. Se for verdade, ponto para Carlito, pois restam então poucos pobres em nossa cidade, haja vista tamanha rejeição do prefeito.

      Excluir
    3. "ficar em casa babando ódio na frente do computador" é uma ótima definição do Clóvis.

      Normal. Cada um julga por sua régua.

      Excluir
    4. Dear Anônimo! Vc ainda acredita nestas pesquisas? Tem ideia de como elas são feitas? Faz uma pesquisa por exemplo no Jardim Paraiso... vai ver a diferença.

      Excluir
    5. Concordo, Jane. Até essas pesquisas compradas admitem que mais de 70% dos pesquisados ainda não sabem em quem votar.
      A verdade ainda vai prevalecer...
      Volta, Roubaldi... prá cadeia!

      Excluir
    6. Concordo, Jane.
      Esse governo é realizador sim. Não tanto quanto deveria ou poderia, mas não menos que qualquer de seus antecessores recentes (Teba e LHS).
      Acho que a única opção aceitável entre não reeleger Carlito seria votar Udo, por ser novo e ainda não ter tido a chance. Tebaldi nem pensar. Kennedy tá na cara que é um enganador.
      O problema do Udo é o cara que está por trás dele (no bom sentido, hem gente, não vão dizer que to questionando a masculinidade do cara.

      Excluir
  18. Só falta dizer que ele resolveu o problema do Hospital São José ... Acho o máximo a Prefeitura acreditar que resolveu o turno intermediário ... Na verdade o que foi feito, foi construir salas de aulas modulares para suprir a demanda de salas, porém não resolveu de fato o problema, pois só resolveria se construisse novas escolas e investisse seriamente nas escolas que estão sendo constantemente interditadas .. Isso é pura maquiação! E nisso não só ele, como também os anteriores querem apenas empurrar com a barriga e não trazem de fato solução ... Isso é jogar a sujeira para debaixo do tapete, pura peça publicitária ...

    ResponderExcluir
  19. Cargo disputado:
    Vereador
    Município onde concorre:
    Joinville
    UF onde concorre:
    SC
    Nome na urna:
    Emerson Petry
    Número eleitoral:
    50150
    Nome do partido:
    Partido Socialismo E Liberdade
    Sigla/ número do partido:
    PSOL /50
    Coligação:
    Partido Socialismo E Liberdade (PSOL)
    Situação da candidatura:
    Deferido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns .. É sinal que você pesquisou e descobriu que fui candidato a vereador em 2008 ... Assim como eu, o Charles também foi candidato .. Tenho orgulho desta cidade, e por acreditar que mudanças não se fazem só com palavras mas com atitudes, resolvi em 2008 me candidatar para o pleito. Coragem é o primeiro passo para mudanças acontecerem, quem é desprovido desta qualidade, está fadado a ser sempre sombra de outros ..

      Excluir
  20. Parabéns, Guilherme. Essa é uma crítica com coerência.
    Coisa de gente inteligente e que quer o melhor, direito de todo bom cidadão.
    Infelizmente, os comentários das viuvas do Roubaldi estragam o post, mas fazer o quê? Democracia é isso.
    Eu também queria um candidato ideal, mas como não aparece, também acho que Carlito é honesto e tem vontade de acertar, o que não vimos nos últimos ocupantes daquele cargo público. Antes de Carlito, a motivação dos prefeitos era só enganar e se locupletar.
    Que venha a mudança, mas que seja pra melhor. Se for pra mudar pra pior, prefiro que fique como está.

    ResponderExcluir
  21. Acho que devemos manter um vocabulário mais rico,neste espaço. Até porque aqui (eu acho) a maioria são de pessoas bem instruídas.

    ResponderExcluir
  22. EXCELENTE E ASSERTIVO TEXTO. É DIFICIL COMBATER OS BOCAS DE ALUGUEL... E PIOR AINDA É SABER QUE MUITOS DESTES QUE SE PRONUNCIAM AQUI, E SE ACHAM OS DONOS DA VERDADE, APENAS REPETEM SCRIPTS DE RADIALISTAS QUE NAO ESTAO SENDO PAGOS PELA PREFEITURA... O ÚNICO ANTERIOR QUE TBM FOI CONTRA ESSA VERGONHEIRA FOI O FREITAG

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Guilherme pelo excelente texto e coerência no debate. Diferente de alguns hipócritas e mal informados, que acham que o que vale é o que é feito para o umbigo deles, essa gestão tem mostrado seriedade, competência e que governa para todos e não somente para os amigos do Rei como muitos estão acostumados na cidade. É uma pequena que todo debate em relação a política e ações acaba em baixaria por ter alguns imbecis que acham que são os donos da verdade e conhecedores de tudo. Se fosse assim não estariam batendo tanto na gestão a fim de tirá-la do poder para conseguir seus carguinhos novamente na Prefeitura.
    Política se faz com seriedade, governar se governa para todos e não para um grupinho que acha que manda na cidade.
    Parabéns mais uma vez pelo seu artigo.

    Juares Alves
    Cidadão Joinvilense

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem