segunda-feira, 13 de março de 2017

Joinville está cansada de ouvir o mantra do "não"


POR JORDI CASTAN


Mantras são formulas encantatórias que servem para conduzir o pensamento. Inicialmente os mantras estavam restritos ao tantrismo, mas são cada  vez são mais frequentes e acabam influenciando a nossa vida. Tem gente que utiliza constantemente para alcançar seus objetivos.
A fórmula que melhor funciona é recitar por horas e dias a fio o mesmo mantra e torcer para que ele se cumpra. Ou não se cumpra. Porque mantras servem tanto para atingir objetivos como para evitá-los. Aqui em Joinville há mantras que se repetem, com maior ou menor sucesso, por anos a fio. Eis alguns dos mantras que mais se ouvem por aqui:

- Os recursos para esta obra dependem do Governo do Estado.

- Não há orçamento para as desapropriações, teremos que esperar que as pessoas doem os imóveis para poder duplicar a rua.

- A obra não será inaugurada no prazo, não há uma data prevista.


- Enchentes acontecem porque o joinvilense joga lixo na rua e nos rios.

- Cuidarei de cada centavo do dinheiro público.

- A Lei de Responsabilidade Fiscal não permite fazer esta despesa.

- Parklets e praças são espaços para maconheiros e vagabundos.

- A licitação do transporte público deve sair este ano, ou o próximo, ou o próximo.

- O aumento da tarifa do transporte público este ano será maior que a inflação acumulada.

E poderíamos escutar outros mantras, mas que raramente são proferidos. Como por exemplo:

- A obra foi projetada, executada e inaugurada no prazo e custou menos que o orçamento previsto.

- A nova licitação do transporte coletivo garante ônibus mais modernos e tarifas mais baixas que os anteriores.

- Desapropriações estão previstas no projeto e há previsão orçamentaria para que o projeto original de duplicação seja executado sem alterações.

- Joinvilense não joga lixo na rua.

- As avenidas previstas no Plano Diretor de 1973 finalmente sairão do papel.

- A segurança pública melhorou e todos os indicadores de crimes mostram redução significativa.

Assim, de acordo com os resultados, poderemos saber se os mantras de fato funcionam. Olhando a cidade desde a janela, a impressão que tenho é que sim, que os mantras funcionam. O problema é que Joinville está recitando os mantras errados. Se mudarmos os mantras, quem sabe comecemos a colher outros resultados. A cidade precisa urgentemente de uma mudança de astral, todos estamos começando a ficar cansados de ouvir "nãos". Não dá, não pode, não há orçamento, não esta previsto. Até porque as autoridades foram eleitas para fazer. Não lembro que alguém votasse em um candidato para não fazer. 

16 comentários:

  1. Crise que assola municípios e estados do país, causada por . . . .

    ResponderExcluir
  2. Primeiro mantra a se adotar: "precisamos mudar de mantra".

    ResponderExcluir
  3. Lembrando q frases feitas tem encaixe garantido nas mentes limitadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nunca antes na história desse país,..."

      Excluir
  4. A cidade, continua pobre de idéias, inovações, essas entidades que representa, minoria que detém quase todos mandos, o povo gosta disto mesmo, comer migalhas igual pombo, já costume e dificilmente vai mudar, e de vez e muito pouco vem alguma noticia, dessas pra chacoalhar cabeça desse povo mesquinho ao Deus súdito, não adianta Mahatma Gandhi, Dalai Lama avisar e criar novo mantra ou proverbio que nos próximos 04 anos continuaremos desta mesma forma, crise não tem nada haver com que cidade esta passando, fruto da hipnose da eleição paga pra colocar quem acha que deve ser eleito, e Viva Joinville, eeeéé assim será próxima!! Quem tiver juízo que procure outra cidade promissora!!

    ResponderExcluir
  5. Um jornais com sempre com meias verdades, em troca valores exorbitantes de publicidade, e blog falando em profundida tentando abrir mente do povo, mantido filantropicamente, já não liga à população não esta nem ai pra administração pública que continua passos lentos, que até tartaruga anda mais rápido, base governista que faz quando quer e que não é pra fazer, fazem imediato, exemplo cosip, e por ai vai, as mentiras estão ficando mais escassez, da realidade que município que acha que governo estadual deve obras, vamos parar demagogia e colocar gente competente, porque são muito bem pagos principalmente subprefeitos e começar trabalhar, pois quatro anos se passaram e poucos sabem porque vinheram fazer o que mesmo, passar tempo, em todos vimos o atraso que esta cidade, o centro já esta tão lindo como em outros tempos!!

    ResponderExcluir
  6. "- Os recursos para esta obra dependem do Governo do Estado."

    Sou meio lerdinho , jurava que com perto de 12 mil funcionários os RECURSOS humanos da prefeitura fossem suficientes.

    ResponderExcluir
  7. Meio, não! Bem lerdinho!

    ResponderExcluir
  8. Será Mantra Rio Matias, alavancado pelo Ministro Gilberto Kassab, vai aparecer outro mantra, melhor ainda existe outros mantras na Bela Sc, ou vai aparecer apenas em Joinville, cenário vai deixar atônicos quem viver viverá.

    ResponderExcluir
  9. Momento bem adequado, do texto em questão, enquanto Brasília - Df, esta tsunami do que é politica brasileira, tenho certeza que ficaremos ainda mais horrorizados, aqui monstra como politica continua (mantra x mentira que se torna verdade, acabo de ler artigo de jornal único que todos já sabem quem estou me referindo fala tal Congresso Catarinense de Municípios (tal causa da crise financeira e econômica) temos que enxugar maquina na fala vice, que já pre candidato governador, e futuro vice dele tem feito isso em sua cidade mãe Joinville, aonde mesmo recebeu atenção do gestor ou gestores, vamos parar sátiras, teremos que começar cantar mantras dentro da prefeitura, somente saberemos real transformação!!

    ResponderExcluir
  10. Diria apenas, que não adianta nem construir templo de Buda, pois que precisam e tratar da doença mitomania, somente assim cidade porém ouvir eleitores, e população mais pode ser que tenha recaídas, e processo longo, tratamento demoradora, talvez seja final do paciente, terminal em 2020. Somente Buda terá resposta!!

    ResponderExcluir
  11. Blog me permite falar à verdade como caso é aqui, na cidade, ontem foi postado cvj, sobre passagem de trens, e trilhos, dizem nobre vereadores que foram visitar, a linha que esta M.p, senhores(a) me permitam dizer um vida e profissão, tenho 15 anos ferroviário e de ferrovia, conheço última palavra em locomotiva, pois bem quem cuida das leis da linha passa vagões e locomotivas, e Antt que existe leis federais pra isso, ou seja teria que deputado estadual e federal trabalhar adjutos para tentar solucionar tal problema, melhor dizendo a cidade cresceu em torno da ferrovia, e agora querem expulsar, o progresso que veio, o tal contorno pode solucionar, não saiu nem 01 km, porque cabe parlamentares federal e estadual, vir para a população dizer, o que tem feito, e aos vereadores que protagonizaram a atitude nobre, lembrando eles que seu colega ver. Odir N. tentou estabelecer horário de passagem de trens, que lei linda que somente serviu pra ir papel, lei municipal não passa sobre federal, esses vereadores tem parar querer demostrar serviço sem ter feito absolutamente nada, olhar trilhos!!! Mantra aqui é não, isto não vai mudar mesmo, palavra de que tem conhecimento de via permanente!! Não muda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jordi, embora fiquei anônimo, já nos falamos, obrigado em nome de futura da cidade Joinville, que ainda esta sendo projetada para nossos netos e bisnetos, porque que ai estão não vão longe, e cada dia pior!!

      Excluir
  12. Nietzsche:
    Quero ser um dia apenas alguém que diz sim, que minha única guerra ao que é feio seja desviar o olhar.
    Obedecer e mandar 2 coisas demasiadamente penosas, chegará um dia que teremos um só rebanho, nenhum pastor.
    E a platéia aplaude, te damos o super homem, nos dá o último homem.
    Kierkegaard:
    Cada dia seu tormento basta, pra que ser tudo para as anteriores e as posteriores?
    Qual seria o trabalho da próxima geração?
    Tem vergonha de obedecer ao rei pq é rei?

    ResponderExcluir
  13. Porque o "desabafo" do Jordi sobre os ciclistas e seus colans coloridos foi excluído do blog na calada da noite???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post esta lá
      http://www.chuvaacida.info/2017/03/a-pe-ou-de-bicicleta.html

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem