terça-feira, 28 de março de 2017

Não há juízes popstars, "doutor Moro"

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Qualquer pessoa com um pouco mais de história lembra de outros tempos, quando os juízes eram para respeitar. Havia uma imagem de rigor, sabedoria e algum distanciamento, o que permitia confiar numa certa isenção (mesmo nos tempos mais fechados). Hoje isso mudou. Muito por culpa do escrutínio a que os juízes estão submetidos, mas também porque alguns perderam o foco e se converteram em popstars. Neste caso, o juiz Sérgio Moro é exponencial.

Há um evidente mau ambiente na relação entre o cidadão e a Justiça. E causa desconforto ver que as pessoas comuns sentem-se à vontade para desaforar publicamente um juiz. Não é preciso ir longe. É só dar um saltinho às redes sociais. Exemplos? Que tal ver os comentários sobre a recente ação de condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães? Os desaforos contra o juiz foram mais que muitos. As pessoas parecem ter perdido e o respeito e também o medo.

Uma rápida olhada mostra expressões como “juizeco”, “psicopata”, “valentão”, “desequilibrado”, “dono do Brasil”, “cretino”, “figura grotesca” e até um sofisticado “alienista” (alusão a Simão Bacamarte, delirante personagem machadiano). E vale lembrar que em tempos o próprio Eduardo Guimarães chamou Moro de “psicopata investido de um poder discricionário”. Depois da condução coercitiva, o jornalista Luís Nassif afirmou que a ação contra o blogueiro foi “um desejo pessoal de vingança” de Moro.

No entanto, isso é apenas o que vem a lume, porque em circuitos fechados como o WhatsApp, por exemplo, as pessoas não são meigas. É evidente que muita gente não engole o enfatuado juiz de Curitiba. A constatação entra em choque com as crenças do próprio juiz, que num vídeo recente defendeu que as suas ações à frente da Lava Jato têm apoio da “grande maioria, talvez da totalidade da população”. Há muita presunção nesta afirmação, claro.

Em contexto, a situação deve preocupar os cidadãos de bom senso (não são os tais homens de bem). A pessoa que desrespeita um juiz está na antessala do desrespeito pela Justiça. E como a Justiça brasileira tem dado evidências de, vez por outra, andar por caminhos tortos, o resultado tem sido a descrença dos cidadãos nas instituições. Ninguém ganha com isso. O estado democrático de direito precisa de instituições credíveis, nas quais o cidadão sinta que pode contar. É inegável que hoje a Justiça tem um déficit de confiança.

Em bom português, Sérgio Moro está a “por-se a jeito”. A falta de recato faz com que se torne um alvo para os opositores. As evidências surgem aos borbotões. Os registros fotográficos das suas aparições públicas mostram o juiz quase sempre cercado de pessoas com uma certa plumagem política. Aliás, a controversa fotografia ao lado de Aécio Neves no evento da IstoÉ tornou-se um dos momentos mais embaraçosos da história recente.

Poderia ficar a enumerar os desaforos de que o juiz é alvo. Mas não interessa. O facto é que ao entrar nas vestes de popstar, Sérgio Moro atrai as atenções e torna o escrutínio mais implacável. E, claro, os seus erros e contradições tornam-se mais evidentes. Apesar de ainda ser visto como um virtuoso por um certo público (os conservadores que anseiam por ver preso o ex-presidente Lula), talvez seja a hora de Sérgio Moro descer à terra.

É a dança da chuva.

41 comentários:

  1. Como gosto de aforismos, vai lá.."“Quando a política penetra no recinto dos tribunais, a justiça se retira por alguma porta”. (François Guizot). No caso do Moro, ele saiu pela porta do cafezinho levando consigo os amigos emplumados. Por isso, pouco a pouco ele vai perdendo o respeito e a credibilidade, que era de vidro e se ainda não quebrou, já está trincada. A baixa adesão ao circo de domingo último, logo depois dele ter publicado um vídeo pedindo apoio da população, é um indicativo q sua popularidade cresce como rabo de cavalo. Aliás, o tal vídeo lembrou aquele em q Fernando Collor, já em estado terminal, implorava pra população não deixa-lo só. Aforismos a parte, parece q a história se repete...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lemos, o sindicalista

      Ó, a terceirização foi aprovada e a CLT (as leis trabalhistas fascistas que os esquerdistas amam) está a prestes e ser eliminada para o bem de empresários e trabalhadores.
      E danem-se os sindicatos!

      Excluir
    2. Conselho. Filie-se a um partido, saia candidato a vereador(pra começar) e use o texto acima como discurso de campanha...garanto q o pessoal das fábricas e do comércio irá votar em peso ni vc.. Pra fixar bem na cabeça do eleitor, mande fazer santinhos com a tua foto de um lado e o texto do outro, depois, pegue um desses ônibus das 6 da tarde (tem q ser um percurso bem longo) e saia a distribuir o material. Lembrando de olhar nos olhos do futuro eleitor. Como c pode ver, te encaro como adversário e não como inimigo. Bjs.

      Excluir
  2. Ele é dono de um blog sujo. Blogs sujos são aqueles em que “jornalistas” valentões escrevem mentiras para uma claque de ignorantes e desonestos intelectuais. Esses blogs são bancados por partidos sujos, com dinheiro sujo através de empresas sujas. Segundo várias delações, tem até uma revista nesse bojo chamada Carta Capital.

    O que esse “jornalista” fez foi ameaças graves a um juiz, inclusive de morte, segundo o próprio Moro. Acontece que, ao sentar à frente de Moro, o tal “jornalista” não se fez de rogado e começou a entregar sua fonte dentro da PF (kkkkkk). Fonte essa que levou o blogueiro a antecipar para o companheiro Lulão o dia e a hora de sua condução coercitiva. A resposta de Moro no despacho é feLomental: “Um verdadeiro jornalista não revelaria jamais a sua fonte” (Kkkkkkk).

    É a esquerda burra, né? É desesperada, é incoerente, é desonesta, é mau-caráter.

    Parabéns, Sérgio Moro! Os bons brasileiros estão do lado do jurista. Os sem vergonhas são os que defendem bandidos.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo! O homem finca as ferraduras no chão. Ergue o focinho, arreganha os dentes e zurra que os outros são ignorantes, desonestos, burros e sem vergonha. Um comentário tão inteligente que merece uma ração dupla de alfafa.

      Excluir
    2. Seria interessante saber que o Baço faz lá em PT. Vive de escrever em blogs?

      Excluir
    3. Jura que estás preocupado? Vou dar uma ajudinha. Existe uma coisa aqui no blog chamada "Autores" (é na homepage). Dá um pulinho lá. Pelo menos alguma coisinha ficas a saber...

      Excluir
    4. Não consigo acreditar que existem tantos ignorantes e esnobes como esse Eduardo... Julga a Carta Capital, mas não menciona o que é confiável. Fala mal do PT, mas é silencioso com os demais partidos.

      Eduardo, sua credibilidade é nula.

      Excluir
    5. Ainda acho que o Eduardo é um humorista que testa suas piadas no Chuva ácida.

      Excluir
    6. Não falo sobre partidos, pois não sou partidário, apenas abomino a organização criminosa que assaltou durante 13 anos o Estado brasileiro junto com as empreiteiras. Tudo em nome de um projeto de poder que faz a ditadura militar parecer brincadeira.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    7. Acabou de confirmar, L.S. Alves.

      Excluir
    8. "Não falo sobre partidos."

      Mas fala sobre o PT. Oi?

      Excluir
    9. "Meu partido é um coração partido". Use essa frase pra refutar esses bobos, Eduardo Jlle. Cazuza nem vai magoar.

      Excluir
  3. Penso que quem está desesperado não é bem a esquerda, visto o conteúdo dos vídeos que os cidadãos de bem da direita (sic), alexandre frota à frente ( e as vezes atrás), publicaram nas redes sociais após o fiasco de domingo..pelo teor das declarações, o racha já começou. É um tal de reinaldo azevedo xingando o pequeno jaspion pra cá, o ANTAgonista babando de raiva acolá... como diria galvão bueno "as coisas já estiveram melhor". Em tempo. Penso q a terceirização já fez as duas primeiras vítimas: O Vem Pra Rua e o tal de MBL. Sobre esses dois, desconfio que nosso amigo lá de riba já se arrependeu por ter deixado uma graninha pela compra de botons e camisetas. Conselho. Procure o procon. P.S. Segundo informações, já foi decidido pelo QG do golpe, que o depoimento de Lula no dia 3 de maio será por vídeo conferência e segundo consta, o motivo seria as 50.000 pessoas (e crescendo) que já se tem certeza que invadirão a capital da província agrícola...A fonte da informação? Sem problema, eu revelo. É o modus operandi dos ratos que são os primeiros a abandonar o navio antes do naufrágio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas Lula em 2018!!!
      EU vou votar nesse cramulhão para governar esta merda de país que o partido dele deixou com apoio da pelegada esquerdista.
      Brasileiro tem mais é que se f..., amigo.

      Excluir
    2. No creo!
      O PT não teria condições de contratar 50.000 pelegos.
      Lemos, eu, você, todos sabem quem são os "apoiadores" do Lula: pessoas que dependem da manutenção de seus cargos comissionados em prefeituras petistas, sindicalistas e gente que ganha R$ 30,00 e um pão com mortadela.

      Excluir
    3. Antigamente os animais(↑) falavam. Hoje escrevem. (Millôr Fernandes)

      Excluir
    4. Parece até que o Lula é a única opção de 2018, né? Que fixação pelo homem.. Deve até ter foto dele na mesa do escritório.

      Excluir
    5. Zorak é tudo paura! Há anos investigando o ex presidente, o juiz de primeira instancia cometendo barbaridade atrás de barbaridade e até agora nada.
      É só medo mesmo.

      Excluir
    6. O Lemos ficou putinho e até citou Millôr, gente!

      Excluir
    7. Millôr é só amor..bjs.

      Excluir
    8. " é tudo paura! Há anos investigando o ex presidente, o juiz de primeira instancia cometendo barbaridade atrás de barbaridade e até agora nada.
      É só medo mesmo."

      Claro, Alves! O homem é a alma mais honesta do planeta.

      Excluir
    9. Quiça da galáxia, anônimo.

      Excluir
    10. Não distorça minhas palavras. Não estou discutindo a honestidade do cidadão. O que ressalto é que o processo tá pra lá de bizarro e mesmo assim não consegue uma condenação.

      Excluir
    11. ô Alves, seguinte: dinheiro sujo não deixa recibo, fío. Não há recibo da empreiteira para esse ou aquele político, então a polícia tem de juntar várias provas, e amarrá-las. A justiça, por sua vez, tem de formar uma tese beeeeem amarradinha para não ser contestada por nenhum Lewandowski da vida, entendeu? Por isso o despacho demora, para que não falte pingos nos is. O cramulhão vai para o xilindró, pois o “Amigo” da propina da Odebrecht tinha R$ 23 milhões de crédito (só da Odebrecht), e quem é o “Amigo”?
      Ou seja, a justiça tem o recibo (departamento de propina da empresa), tem o codinome “Amigo” e já sabem de quem é o codinome.
      Tarda mas não falha.
      Alguém vai xingar muito no Twitter...

      Excluir
    12. Falta combinar com os russos..

      Excluir
  4. Contardo Calligaris fez uma irretocável argumentação à luz da Psicanálise sobre a derrota de J. Serra para Lula, em um importante jornal de São Paulo.
    Mostrou o risco que o Ego impõe, e afirmou ao final do artigo "quem venceu foi o orgulho egóico de FHC".
    FHC não poderia apresentar um candidato que viesse a substituí-lo, simplesmente não podia, pois era insubstituível. E pelos princípios inconscientes apoiou J. Serra e não Tasso Jereissati ou Aécio.
    Pois não é que a história se repete. Só que, se é possível afirmar isto, em uma versão muito, muito piorada.
    Excelente a reflexão trazida pelo Jornalista José Baço.
    Agradeço pela postagem, Luiza Takeshima.

    ResponderExcluir
  5. Aqui no C.A., alguns reclamam do PT e outros do PSDB.
    Conclui-se então que todos estão reclamando da esquerda?

    O Brasil precisa "endireitar"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PSDB DE ESQUERDA AHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAUAHUAHUAHUAHAUHUAHUAHAU

      É tão de esquerda quanto o nazismo era...
      Volta para as aulas de história e aprenda algo, Anônimo!

      Excluir
    2. Sim Zorak. É que essa é a lógica dos seguidores do Olavo de Carvalho, que afirmam que o partido nazista era de esquerda porque tinha a palavra "Socialista"" embutida no nome. Daí aparece essa inteligência amebóide aí de cima, e concluiu que o PSDB por ter um "Social" no nome, o credencia a ser definido como uma agremiação política que segue uma ideologia de esquerda.
      Seguindo essa lógica, o cavalo marinho relincha e o peixe gato, mia.

      Excluir
    3. E quando é o ídolo de vocês que afirma isso?:

      https://www.youtube.com/watch?v=-dfFlCradz0

      E agora Zorak e Lemos? Como sair dessa?
      HUA HUA HUA HUA...

      Leiam sobre Estratégia da Tesoura!

      Excluir
    4. O Lula afirma que o PSDB é centro-esquerda!

      https://www.youtube.com/watch?v=-dfFlCradz0

      Se o Serra e o FHC, que fundaram o PSDB, são políticos de direita, porque fugiram pro Chile nos "anos de chumbo"?
      O Serra foi presidente da UNE!
      A Dona Ruth (socióloga), casada com FHC (sociólogo) foi a "mãe" dos programas sociais que resultaram no bolsa família!

      Esqueçam o cavalo-marinho!
      Pela minha lógica, quem relincha é o Lemos e o Zorak!

      Excluir
    5. ô Zorak, vai ler um livro, cara. Esqueça os livros de história escrito por "historiadores", vai naqueles escritos por sociólogos e jornalistas. FICAADICA!

      Excluir
    6. O PSDB é de centro-esquerda, claro. A bíblia, por exemplo, diz que os homens que trabalham aos sábados devem se matar. É tudo uma questão de fé...

      Excluir
    7. O anônimo das 16:16 não apenas não sabe ler, como também não saber ouvir. E, óbvio, não sabe contextualizar. Iliteracia política é um troço lixado.

      Excluir
    8. Então o Lula está errado?

      https://www.youtube.com/watch?v=-dfFlCradz0

      Excluir
    9. Sobre Serra e FHC, as pessoas mudam.
      Quanto a D. Ruth é melhor ir mais a fundo e dar o crédito ao senador Golpista Cristovão Buarque que num lance genial criou o Bolsa-Escola.
      http://www.huffpostbrasil.com/2014/10/16/o-verdadeiro-pai-do-bolsa-familia-as-origens-do-programa-de-r_a_21666143/

      Excluir
    10. Reinventem a história como sempre fizeram... infelizmente para vocês cansamos das suas bobagens e principalmente de ficarmos quietos enquanto iludem os ignorantes escrevendo bobagadas como estas.

      Excluir
  6. Ô, Baço, reponde aí: por que os petistas estão polvorosos, afinal Moro acabou de meter mais de 15 anos de xilindró no Cunha e a Lava Jato entrou com a ação para que o PP (Partido Progressista) devolva mais de 2 bi aos cofres públicos?
    O PT quer que Cunha não seja vítima do maldoso Moro?
    E o PP, o PT quer que o partido não devolva o dinheiro sujo?
    Ou será que depois disso tudo, os petistas temem pela prisão do chefão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. O que isso tem a ver com o meu texto.
      2. Porque os petistas estão cheios de pó? Pó é coisa que se identifica mais com outras siglas...

      Excluir
  7. é um erro evidente a condenação do eduardo cunha?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem