terça-feira, 14 de março de 2017

Temer: "trata-se de uma besta, claramente"















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Michel Temer, o presidente golpista do Brasil, é uma gafe ambulante. Em menos de duas semanas, ganhou as manchetes nacionais e internacionais repetidas vezes, nunca por boas razões. Em muitos casos a sua figura foi lançada no ridículo. Há um crescente processo de erosão da sua imagem, dentro de fronteiras e também no exterior. Michel Temer é uma pessoa pouco respeitada em todo o mundo e isso contribui para minar a credibilidade externa no Brasil.

Não passaram em branco as suas declarações sobre o Dia Internacional da Mulher, quando escancarou a sua misoginia. Foi um mico de proporções épicas e internacionais, noticiado, por exemplo, pelo The Independent, ABC, The Telegraph, The Guardian, El País ou toda a imprensa portuguesa. Não dá para disfarçar que o atual presidente é um homem em dessintonia com a sua época. É alguém com o mindset de um passado remoto.

Michel Temer foi ridicularizado mundo afora. Talvez a zoeira de maior audiência tenha vindo dos Estados Unidos, com o apresentador John Oliver, que nem precisou fazer muitos comentários sobre a fala do presidente. A piada estava pronta. Outro exemplo interessante – e mais acessível para os falantes de língua portuguesa – foi o comentário de Ricardo Araújo Pereira, num programa da TVI, que não usou meias palavras para descrever Temer: “trata-se de uma besta, claramente”.

Ridículo pouco é bobagem. Os mesmos meios de comunicação que falaram na misoginia do atual presidente também repercutiram a notícia de que Michel Temer teria saído do Palácio da Alvorada por causa de fantasmas. Mau demais para ser verdade. Mas os mais céticos podem ler a transcrição da entrevista: “Eu não conseguia dormir, desde a primeira noite. A energia não era boa. A Marcela sentiu a mesma coisa. Chegamos a pensar: será que tem fantasma?”. Tem sim. O fantasma da falta de legitimidade.

O outro mico, que internamente teve proporções de “king kong”, foi a tentativa de negar a paternidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na transposição do São Francisco. A imprensa internacional não está a dormir de touca ou a guardar o obsequioso silêncio como faz a imprensa brasileira. Não sendo um tema de grande relevância, é possível encontrar, aqui e acolá, alguma referência ao fato, em especial quando alguns meios de comunicação falam na recandidatura de Lula da Silva em 2018.

Michel Temer é o dignitário maior do Brasil. Mas a dignidade do cargo está em xeque. É triste que esteja a semear uma imagem pessoal tão pouco credível, mas não seria preocupante se isso não estivesse a contagiar a imagem do país. Nenhum país é uma ilha em tempos de globalização. E as relações internacionais impõem credibilidade, uma coisa que o Brasil teve de sobra nos tempos de Lula da Silva e que foi perdendo nos tempos do golpe.

É a dança da chuva.

30 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo Baço!
    O Temer é uma besta misógina e nos faz passar vergonha mundo afora!
    E o que dizer da Dilma, que já sofre com a língua portuguesa mas ontem quis se aventurar a dar entrevista em francês! KKK...

    Como se saúda a mandioca em francês? KKKK

    Meu Deus!
    Que são as pessoas que votaram nesses quadrúpedes?
    Acho que a Smartmatic tem a "resposta"!

    A esquerda agoniza!... e sofre de amnésia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevo sobre alfaces... o teu comentário é esse.
      Escrevo sobre a via lactea... o teu comentário é esse.
      Escrevo sobre fungos nas unhas dos pés... o teu comentário é esse.
      Que cretino!

      Excluir
    2. Mas eu disse que concordava contigo!... que o Temer é um idiota, tal e qual a sua antecessora! Essas bestas nos fazem passar vergonha internacional!

      Mas e você?... pelo jeito quer ser incluído nesse "pacote"? KKKK

      A esquerda agoniza!... e é dissimulada!

      Excluir
    3. Olha, tira a mantinha de cima dos joelhos, que está calor. Larga o controle remoto, dobra o pijaminha, descalça as pantufas e tenta fazer alguma coisa útil nessa aposentadoria...

      Excluir
    4. Não mude de assunto!
      Estamos falando de "alface", "via láctea" e "fungos"!... KKK

      Excluir
    5. Como vi no Face estes dias: "Preferia Dilma saudando a mandioca, pelo menos ela não dizia que a minha função na sociedade é saber quanto que está o kg...". Agora convencer o anônimo adorador de uma besta entender isto já são outros quinhentos...

      Excluir
    6. Eu, adorador da "besta" Temer?
      Cuidado Gilberto Gayer!... do jeito que você interpreta o que é dito, vai confundir tudo: vai acabar "estocando a mandioca" e "saudando o vento"!

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    7. Não entendo essa picuinha da mandioca. Na abertura dos jogos indígenas faz sentido a saudação à mandioca. Quando estudei o primário me ensinaram que a única coisa que as tribos indígenas brasileiras cultivavam era a mandioca. Depois o alimento foi incorporado pelos portugueses. Esse país foi movido à mandioca até bem pouco tempo atrás. No litoral catarinense a farinha de mandioca é um produto levado muito a sério. Ainda mais se falarmos em termos de tradição ou mesmo qualidade. No Amazonas idem, apesar da farinha deles ser considerada peculiar pelo povo da região sul.
      Sendo que é só para pegar no pé da presidenta mesmo que o pessoa fica implicando com a mandioca.

      Excluir
    8. Sem falar na constituição da mandioca, do começo do império, quando só votava quem produzisse determinada quantidade de farinha de mandioca...mas daí é exigir demais dessas cavalgaduras que se escondem no anonimato e q nunca pegaram num livro de história do Brasil que não tenha sido editado e publicado com o beneplácito da turma do andar de cima.

      Excluir
    9. LS Alves, se fosse o FHC ou Aécio que tivesse homenageado a mandioca as reações seriam bem diferentes...eles não são contra a corrupção, são mesmo é machistas e conservadores.

      Excluir
  2. Meu caro Baço, negar a paternidade da transposição do São Chico foi a maior bobagem que escutei, entre muitas outras, do temer (minúsculas, mesmo!). Besta, não... seria uma ofensa à ela!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai da transposição? A transposição do São Francisco tem um pai?
      Que pataquada é essa?
      A transposição do SF é uma obra já planejada no sec. IXX. Sabemos muito bem porque o governo de Lula resolveu dar início às obras, basta seguir o caminho do dinheiro sujo apresentado pela Lava-Jato e suas ramificações.
      A transposição do SF não tem um pai, mas sim aquele priminho ladrão.

      Excluir
    2. Senhor "sec. IXX"
      fica aqui uma ótima oportunidade de reciclagem para o mercado de trabalho...
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Numera%C3%A7%C3%A3o_romana

      ps: errar é humano, só provoco porque é anônimo :)

      Excluir
  3. Vem falar golpe?! Chamar o cara de golpista porque tirou uma quadrúpede da presidência?
    Golpé o mensalão, anpilhagem dos Correios, a entrega da refinaria brasileira aos bolivianos, ceder energia gratuita paga pelos brasileiros aos paraguaios, bancar obras bilionárias em ditaduras com proprina aos partidos, a pilhagem da Petrobras, o Petrolão, a tentativa de blindar criminosos do PT...
    Vá criar vergonha na cara, quem colocou Temer no poder foram vocês, esquerdistas de uma figa!

    ResponderExcluir
  4. tem razão, esse vice presidente que vcs elegeram é uma bosta mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pô, tô te ajudando nas estatísticas q vc faz todo ano no aniversário do blog: num sei quantas mil visualizações, trocentos comentários, os anônimos blablabla e vc reclama... mal agradecido.

      Excluir
  5. Mudando um pouco de assunto...
    Como todo ignorante, ela também é audaz!

    https://www.youtube.com/watch?v=YhMQMlOV9pY



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Putz. Que exemplo brilhante. Pelo visto, a tua qualidade de pensamento está no nível do francês dela.

      Excluir
  6. Juro esse vai ser o primeiro post que respondo sem ler o texto. Pois Baço,o título já é uma piada pronta. Pq era visível que se Temer é uma besta, a Dilma era uma Centauro de 32 patas.
    Claro que foi golpe, e ainda bem que teve um golpe, não moras aqui e não visse gente se enforcando por causa da crise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. De nova essa merda de "não moras aqui"? Que coisa idiota. Em especial quando o texto fala da imagem de Temer no exterior. 2. Vai ler o texto, porra. Quem chamou Temer de besta foi o jornalista Ricardo Araújo Pereira (que, por acaso, também não mora no Brasil). E o John Oliver (que, por acaso, também não mora no Brasil) deu uma zoada. 3. Onde eu falei em Dilma? 4. Tem gente se enforcando? Aproveita a onda e te enforca num pé de alfafa.

      Excluir
    2. Ih,... magoou! rs

      Excluir
    3. Vc acha que é idiota ver pessoas desempregadas, empresas falindo , o Brasil indo a bancarrota?Idiota é ver estas pessoas falando de fora e não vendo a situação do Brasil como estava.
      |Isso tudo me lembra aquele velho ditado: A mulher de Cesar não tem que ser uma boa esposa, ela tem que parecer uma boa esposa". Pra mim foda-se esse ditado, pouco importa pra mim como Temer é visto la fora, quero que seja uma boa esposa aqui, não pra quem assiste de fora.
      Sério eu sempre tive pena da Dilma,até uma certa nostalgia pois ela faz parte de uma esquerda que já nem existe mais , a esquerda guerrilheira que pegava em arma e tinha coragem, não essa de esquerda caviar. Enfim ela também acreditava em alguma coisa, pena que acreditava nas coisas erradas.

      Excluir
    4. Não leu o texto? Nem se preocupe em comentá-lo.

      Aí o pessoal fica brabinho se o Temer é atacado, mas se aparece alguém pra defender Dilma/Lula, aí já é um "oh, meu deus"...

      Excluir
    5. E aí Zorak,... vai pedir a opinião dele impressa também?
      Ou o fornecimento de papel higiênico já foi normalizado naquele país Bolivariano? (não vou dizer o nome: o Baço fica brabinho!)

      Excluir
    6. Essa porra de "não moras aqui" também é ranço da constituição da mandioca que citei lá em riba. O texto da constituição proibia que estrangeiros participassem da vida política do Brasil. Engraçado q essa turma que desce da árvore pra dar pitaco por aqui, é tão sem noção, que ao mesmo tempo que relincham essa baboseira xenófoba, se acham no direito de criticar Cuba, Venezuela, Bolívia e etc..

      Excluir
    7. Anônimo das 12:08, você é esquizofrênico?

      O que seu comentário tem a ver com o que eu disse?
      Como eu sempre digo: melhor não dar bola para os corajosos anônimos deste blog...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem