sexta-feira, 3 de março de 2017

Mulheres assediadas no Carnaval - e no resto do ano



POR CECÍLIA SANTOS
Desde 2013 o Carnaval de rua de São Paulo tem se tornado uma grata e animada surpresa, como resultado do reconhecimento, pela gestão anterior, do impacto cultural, econômico e turístico dos blocos de rua. E mesmo diante das tentativas da gestão atual de limitar o tamanho dos blocos, este ano houve 28% mais blocos do que ano passado, estima-se que o número de turistas tenham triplicado, e alguns blocos chegaram a levar mais de 350 mil pessoas às ruas.

Diversas campanhas de combate ao assédio foram veiculadas antes e durante o Carnaval, muitas delas pelos próprios blocos. A gestão Doria, que desmontou as estruturas de Políticas para Mulheres, começou a veicular uma campanha totalmente equivocada que dizia que, em caso de assédio, “o negócio é deixar pra lá, porque briga não está com nada”. Diante das críticas nas redes sociais, a prefeitura rapidamente tirou a campanha do ar e pediu desculpas pelo fiasco.

Mesmo assim, várias notícias de violência contra mulheres foram noticiadas durante o Carnaval de 2017. Na Lapa, RJ, uma folião foi agredida com dois socos no nariz depois de discutir com um sujeito que a apalpou (1). Em BH outra mulher foi agredida depois de ser assediada e ameaçar chamar a polícia (2). Em Linhares, ES, uma jovem foi estuprada durante o Carnaval (3). E a mais inacreditável de todas as notícias: mulheres que faziam campanha contra o preconceito em blocos no Rio foram agredidas e precisaram ser substituídas por... homens (4)! Fala se isso não é vergonhoso?

Eu mesma presenciei uma cena no metrô de São Paulo no sábado e acabei interferindo. Quando entrei no vagão, já havia um grupo de rapazes que se comportavam como bichos na dança do acasalamento, emitindo gritos tribais e fazendo flexões de braço nas barras do vagão. Alguns deles assediavam duas garotas num canto do vagão, pedindo beijos. Uma delas cedeu. A outra se encolhia no banco. Levantei e fui lá, a tempo de ouvir um dos 3 marmanjos exigindo que ela escolhesse qual deles beijaria. Disse pra ela bem alto: “você está precisando de ajuda? Saiba que você não é obrigada a beijar ninguém se não quiser”. Na mesma hora os valentões recuaram, já se acusando: “ninguém aqui está assediando ninguém não!” É, eu estou vendo. 

É realmente absurdo que as mulheres não possam se divertir despreocupadas no Carnaval. A campanha do #PrimeiroAssédio realizada pelo coletivo feminista Think Olga (5) contabilizou mais de 82 mil compartilhamentos da hashtag que reproduziu histórias pessoas e revelou que a idade média em que mulheres sofrem o primeiro assédio é aos 9,7 anos.

Não é por causa do Carnaval. É simplesmente porque parte dos homens aparentemente não sabe se controlar e respeitar as mulheres.




6 comentários:

  1. Ãh... Sei... Gestão anterior: boa! Gestão atual: má, muito má!
    O malvado do Dória quis controlar o tamanho dos blocos... na-na-ni-na-não! Os blocos cresceram, se desncontrolaram, os machistas de sempre frequentaram e as mulheres foram assediadas!
    Ainda a autora quer mais pessoas, mais descontrole e menos polícia (afinal a polícia é "faxista" e repressora da "da manifestação social"). E a culpa é o Dória que supostamente desmontou as "políticas para mulheres".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, que confusão você fez, hein?

      Excluir
    2. O texto é tão "merda" quanto os comentários!

      Sendo assim,...



      RECEITA DE BOLINHO DE CHUVA

      INGREDIENTES
      1 ovo
      meia xícara(chá) de açúcar
      meia xícara(chá)de leite
      1 pitada de sal
      1 colherzinha(chá)de fermento em pó
      1 colher(sopa)de óleo de soja
      1 xícara e meia(chá) de farinha de trigo
      canela em pó e açúcar para polvilhar.

      MODO DE PREPARO
      em um recipiente coloque o ovo,o açúcar,leite e o sal. vá misturando e mexendo bem,acrescente o fermento em pó e o óleo de oja,mexa mais um pouco e vá colocando a farinha de trigo aos poucos. agora é só fritar em óleo bem quente,vá pingando a massa com a ajuda de uma colher.
      depois de fritos é só passar na misturinha de açúcar com canela em pó. fica super sequinho e macio.

      Excluir
    3. Uau! Bolinho de CHUVA! Que trocadalho do carilho!!!

      Excluir
  2. Mulheres desinformadas:O Brasil é um dos paises mais violentos do mundo, até para os homens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Mas existe uma diferença fundamental: o tipo de violência é completamente diferente. Quais as razões pelas quais um homem é agredido ou morto? Assalto, latrocínio, brigas de torcida, acidentes de trânsito. As mulheres também sofrem esses tipos de crime, mas a maioria sofre violência de seus próprios parceiros ou conhecidos, dentro de casa, e muitas vezes continuam a depender economicamente de seus agressores. Ou quando conseguem terminar um relacionamento, são perseguidas e assassinadas pelos ex-companheiros. Percebe a diferença ou quer que eu desenhe?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem