quarta-feira, 15 de março de 2017

Joinville, essa cidade aqui...














POR EGON ZEK

Vivemos à base de 24 graus em Joinville. Os dias de calor são bem intensos. 
O tempo é indeciso na cidade: no mesmo dia pode chover e dar sol umas quatro vezes; também pode estar abafado com muito sol o dia todo e fim de tarde ter uma tempestade gelada que traz o calor novamente pela noite.

Sabia que já choveu 40 dias seguidos em Joinville? Acredite.
Em meio a tudo isso está a população, indecisa e tempestuosa, assim como o clima da cidade. Não temos muito o que fazer por aqui. Quer dizer, acontecem eventos culturais gratuitos, mas é de contar nos dedos. Dessa forma, é difícil ter algo que agrade de verdade para você escolher, entre cinco, um.

As praças da cidade podem ser usadas, mas com receio. A guarda bate lá, bota a arma na tua cabeça e te manda embora.  Loucura, né? Sabia que passear por aqui de noite é superperigoso? Vem acontecendo assaltos, estupros, mortes. Se uma pessoa, vítima de algum infortúnio desses, pede ajuda, apontam pra ela e perguntam “o que estava fazendo fora de casa uma horas dessas?”.

Aqui temos que acordar às 5 horas para começar o turno e voltar, bonitinho, pra casa no trânsito devastador das 18h pra ficar quietinho até o outro dia. Arte é proibido, viver é proibido, sorrir é proibido, conversar em público é proibido. 

Dizem que essa aqui é a cidade da dança. Mentira, tá? Aqui só acontece dança em julho, no mês do festival. Ah, ela é bem voltada pra classe alta. Os preços de entrada são exorbitantes. Tem apresentações na rua “pro povo”? Tem. Mas são as que não “passaram no processo seletivo para o palco principal”, o palco que eu falei que é pago. 

Ironias da vida.  Da cidade. 

Dizem que essa aqui é a cidade das bicicletas. Mentira, tá? Ciclovias aqui só nos sonhos. Se existe 1 km de ciclovias por aqui e por ali, elas começam do nada e acabam em lugar algum. Se você quiser se exercitar, trabalhar, fazer as coisas do dia a dia de bike, simplesmente não vá. Pessoas morrem aqui andando de bicicleta. Pessoas morrem aqui caindo em buracos no “asfalto”.

Dizem que essa aqui é a cidade das flores. Mentira, tá? Esse é mais um festival que acontece e é pago. Caro. Existem bairros nobres com jardins de quem pode cuidar. Existem algumas ruas arborizadas, mas ainda não cortaram apenas porque ainda não precisou ou ajudam a disfarçar rios tremendamente poluídos.

Essa aqui é a cidade do preconceito. Do mau humor. Cidade branca que não entra preto. Cidade hétero que não entra gay. Essa aqui é a cidade que cancela o carnaval de rua e priva as grupos musicais sociais de fazerem seu próprio carnaval em praça “pública”. A cidade que cancela festas “do povo” porque não tem verba, mas oferece festivais e desfiles que comemoram a chegada dos imigrantes.

Essa aqui é a cidade do trânsito mal pensado, da favela esquecida, da enchente, do ônibus caro e precário. A cidade que não liga pra cultura, não liga pro esporte, não liga pros jovens, não liga pro desenvolvimento social e humanitário.

A cidade onde os guardas-municipais deixam os crimes acontecendo enquanto vigiam as pessoas conversando nos parques. A cidade onde os policiais atendem o chamado de som alto das madames e deixam apanhar as mulheres da extrema pobreza. Enquanto trabalhamos de cabeça baixa no nosso sol quente e chuva exagerada, a cidade vai ficando cada vez mais nebulosa e tempestuosa.

10 comentários:

  1. Lê atentamente cada umas das palavras, existe documentários que desmente colonia dona Francisca, fomos colonizados por alemães mais existe documento que havia portugueses, a cidade realmente farsa, aprendi isto pela e dia à dia, os que estão administração pública, ocupada cargo de relevância, são verdadeiros bufões, somos corrompido pela hierarquia de mandos e desmandos, pagamos tudo e recebemos quase nada em troca, nem mesmo aquela festa de final de ano, cidade já não mais nem das indústrias, muito menos metalmecânica, flores, bicicleta e danças, parece piada ouço isto uma década, e cidade esta muito longe de promissora, não parecem que somos filhos e bisnetos da comunidade europeia, não vejo muita soluções vejo problemas aumentando, e gestor ainda querendo conquista um novo cargo em adm estadual, secretário recém chegado querendo ser dep federal, dizem cidade promissora e cheias de oportunidades e os desempregados que diria disto, cidade vêem crescendo vertiginosamente verticalmente para pessoas que não são daqui, não temos economia e desenvolvimento sustentável, não podemos ficar pequenas indústria que deixa muito pouco no município, e por ai vai, pra dizer que comentário sádico, o que vai ser dessa cidade dos próximos anos, teremos futuro incerto, caos esta apenas começando!! E ver e crer!

    ResponderExcluir
  2. Meu deus, que cidade hor-ro-ro-sa!
    Gente, tô beje aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei onde, sua cidade fique por ai, seu dinheiro vai ficar empatado, em nada, nada mesmo, fique com bege!!! Porque aqui prefeito uma única cor da bandeira de Pais Natal, adivinha que é cor!!

      Excluir
  3. A cidade já mais aquele manchester catarinense, não é mais acolhedora, ganancia de poucos, esta afugentando muitos, não adianta tentar vender outra imagem, basta dar passagem em bairros próximos ao centro, total descaso, estamos sem rumo, sem prefeito, subprefeitos, e uma alta autarquia voraz em extorquir o contribuinte e turista! Com cidade que somente folder e fotos linda.

    ResponderExcluir
  4. "As praças da cidade podem ser usadas, mas com receio. A guarda bate lá, bota a arma na tua cabeça e te manda embora."

    Frequento praças com certa habitualidade e nunca nenhum guarda colocou a arma na minha cabeça ou me mandou embora. O receio que eu tenho é da ausência de guardas em algumas praças e não da presença deles.

    ResponderExcluir
  5. Apenas frisar que ruas que onde nasci e percorri durante gestão de minha mãe são assim desta forma, e agora vem tecnocrata comissionado dizer que mão única tal lugar, ou binário vai resolver solução, sem contar ruas muitas e muitas delas, e vergonha tem rua que não passa patrola (motoniveladora) desde novembro/16, não vamos falar conclusão santos dumont (lindo caminho pra aeroporto regional), que quando não vive fechado, os voos estão sendo retirado por falta de passageiro, lembrando que toda essa pressa que pessoal que manda tem poder não quer que Araquari - Sc tenha seu próprio, que projeto encontra meio desacordado, entendi né. Não vamos nem falar da rodoviaria, que também e outro descaso, antes tinha 03 opções pra vir de São Paulo, agora somente tem uma durante dia; Sem contar também que população proibido ficar doente, pois não tem médicos, leitos, e muitos menos remédios, pra concluir falta vergonha na cara de gestor querer inaugurar Cei depois das aulas iniciadas, pra acabar isto nossa cidade de Joinville mesmo desculpe - me franqueza mais é real!!

    ResponderExcluir
  6. Passei a amar mais ainda essa Joinville....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique com essa Joinville, da propaganda eleitoral, do cartão postal, pois essa não existe, no ranking de umas das melhores, somente no Jornal regional que é paga, e muito pagos pra dizer coisas boas, essa faz tempo que não existe!!! Acorda povo

      Excluir
  7. Hummmmm .... deixa eu ver se entendi.
    não participam, não vão à Câmara, nem na associação de moradores, condomínio ou reunião de pais e mestres. Não tão nem ai se o cara lá do bairro do outro lado da cidade foi assaltado ou se o negocio familiar dele é ou não prestigiado pela vizinhança.
    Tratam a polícia e governo como terceira pessoa ... incutindo à "eles" todas as mazelas da cidade.
    Reclama do transito, mas quer vaga na frente do seu destino no centro da cidade.

    A moçada ainda diz que ama a cidade, mas conta os segundos pra dar um feriadim de merda e ir pras praias.

    sei não. Esse relacionamento está fadado ao rompimento

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem