terça-feira, 15 de março de 2016

Quero o meu país de volta. Que país?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Nos últimos dias, a rede de fast food Habbib’s lançou uma agressiva campanha de marketing, para suporte às manifestações do último domingo. Sem problema. As empresas podem estar associadas a causas políticas, apesar de ser sempre uma jogada de risco. Parece perigoso uma marca abrir mão de metade do público consumidor, como neste caso. Mas o pessoal do marketing da empresa deve saber o que faz.


No entanto, o apelo da campanha pareceu um tanto vago, em especial naquela parte em que diz: “quero o meu país de volta”. Que país eles querem de volta? Fiquei a maturar e como não cheguei a uma conclusão, decidi que hoje não teremos textão, mas um exercício gráfico para tentar entender o que o Habbib’s quer de volta. Será que é isto?

















É a dança da chuva.

72 comentários:

  1. Antes de Lula, tudo era uma M A R A V I L H A, saía de casa para o trabalho em segurança montado no meu unicórnio.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para comentar com imagens?

    ResponderExcluir
  3. Que tal:

    Quero os Correios de volta;

    Quero a Eletrobrás de volta;

    Quero o BNDES de volta;

    Quero a Petrobrás de volta;

    Para que essas empresas sejam novamente bem administradas e saneadas (não com recursos do contribuinte!), e que a União consiga um bom dinheiro nas privatizações delas para que não sirvam mais de cabides de emprego e centros fisiológicos de partidos políticos.

    (nem não perder meu tempo falando dos rebotalhos petistas que estão assaltando o governo e que serão expulsos de lá direto para a Papuda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueceste da Vale do Rio Doce, Telebrás, Usiminas, Celma, Mafersa, Cosinor, SNBP, Indag, Piratini, Petroflex, Copesul, Alcalis, CST, Nitriflex, Fosfértil, Polisul, PPH, Goiasfértil, Acesita, CBE Poliolefinas, CSN, Ultrafértil, Cosipa, Açominas e outras dezenas que não tenho tempo para escrever aqui...

      Excluir
    2. A resposta do Baço foi completamente HUMILHANTE pra ti, Antonio Carlos. Só lembrando, já que tua memória, Antônio Carlos, é mais curta que coice de porco, estas indústrias e empresas diversas foram todas elas vendidas ou falidas nos governos FHC e antes, caro comentarista HUMILHADO.

      Excluir
    3. Essas empresas deixaram de se transformar em cabides de empregos, saíram debaixo das saias do estado-amigão-que-financia-com-dinheiro-do-contribuinte e conquistaram novos patamares. Algumas se incorporaram a outras empresas privadas, ou faliram porque deixaram de mamar nos cofres do Estado. De qualquer forma, em meados da década passada tínhamos 40% de nossas exportações formada por manufaturados (e estávamos com o real a 2/1 de dólar), hoje, com o real a 4/1 dólar, a exportação de bens duráveis incrivelmente caiu para 17%, num processo de desindustrialização nunca antes visto em outra economia semelhante a do Brasil.
      Palmas para FHC!

      A nova matriz macroeconômica estabelecida pelo PT e implantada em 2009, cuja a Dilma dobrou a aposta nos governos subsequentes, com o Estado financiando tudo e todos e metendo-se em setores “selecionadíssimos” em detrimento de outros, como a indústria tradicional (têxteis, alimentícia, extração, siderúrgica), por exemplo, que é a que mais emprega, liberando crédito com juros baixíssimos para a indústria petrolífera, automobilística e de construção, faliu o Estado. O governo não tem dinheiro para mais nada! E pagamos 3,5 trilhões de impostos em 2015. Ou seja, impostos dos brasileiros + fundos de pensão de estatais + capitais de bancos foram consumidos em projetos megalomaníacos comuns de Capitalismo de Estado. O BNDES deve ao tesouro mais de 300 bilhões! Onde está este dinheiro? O Estado cresceu, mas não foi capaz de fazer o mesmo com os setores produtivos, isto se chama neoliberalismo malsucedido.

      O ideal é adotar o Liberalismo, diminuindo o tamanho do Estado e desburocratizando o setor produtivo para que ele volte a crescer, investir e empregar. Para isto o estado tem que vender os cabides de empregos.

      Humilhado, eu? Nem um pouco!
      Sinto desconforto, não diante das fotografias de torturas misturadas a um de governo democrático com o representante brasileiro apertando a mão de seu colega norte-americano, mas da tentativa de associar esse terror ao pensamento libertário. Incrível como a velha propaganda comunista sobreviveu a guerra fria.

      Excluir
  4. Ainda bem que o PT nos livrou de tudo isto.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Baço, mudando um pouco de assunto, parece que o Lula foi convidado para algum ministério (não se sabe qual, acho que qualquer um!) com status de “superministro”.

    Além de ser suspeitíssimo colocar alguém investigado no “ministério tampão” para fugir da justiça comum e ser agraciado com o foro privilegiado, a função do “superministro” tem como objetivo tutelar a presidente da república eleita pela maioria dos eleitores. Vocês que tanto falam em “golpe daqui, golpe dali”, o que dizem da situação de eleger uma figura que agora será meramente figurativa já que alguém “NÃO ELEITO PELO POVO” guiará as rédeas do governo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superministro com superpoderes. Mas já avisei que vais aparecer com a kryptonita.

      Excluir
  6. Pois é. Em circunstâncias normais eu estaria contra. Mas se é a única saída para evitar que a caçada se concretize (e é uma caçada ao arrepio da lei), então estou com Lula. Se eu estivesse no lugar dele aceitaria na hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como assim, caçada, juro que eu não entendo?!

      Imagine você, alguém honesto que trabalha, recebe o seu salário e paga seus os impostos, passa a ser investigado por qualquer crime ou ilegalidade, qual o problema em se dispor diante da justiça e apresentar contraprovas de sua inocência? Afinal, quem não deve não teme!

      O que estaria por trás dessa “caçada”?

      Excluir
    2. Dá uma lida no depoimento de Lula no dia em que foi levado para Congonhas e interrogado. Fica claro que a PF nada tem contra ele. Atenção: não estou a dizer que seja inocente, só estou a dizer que a PF não tem provas concretas. E há suspeitas fundadas de que o objetivo é derrubar Dilma e impedir Lula de concorrer em 2018. Vamos ver...

      Excluir
    3. Disseste bem, o que ocorreu em Congonhas foi um “depoimento”, não uma acareação. Provas, seguramente há, mas a PF necessita ouvir todos os lados para que possa embasar muito bem a ação contra ele. A chapa do sr. Lula está esquentando em fogo brando.

      Parece que Lula aceitou o ministério (com condições, vejam só!), seu julgamento sairá da instância de Moro, como querem os petistas, mas como Lula se sairá no STF? E o que fará quando o governo de Dilma cair por impedimento ou pelo STE?

      Excluir
    4. Não sei se há provas. Se houver, Lula tem que responder perante a lei. Mas só depois disso. Já escrevi aqui - como de resto muita gente já fez - que até o momento encontramos o culpado, mas sem termos encontrado o crime.

      Excluir
    5. Quais provas a mais você quer? Testemunho de funcionários do prédio, corretores de imóveis, cozinha planejada, vistoria da primeira-dama.

      No caso do sítio de Atibaia: pedalinho com o nome dos netos, 111 visitas em 4 anos, mudança dos bens do Palácio do Planalto para esse endereço (centenas de caixas), torre da antena da Oi instalada para ele, foto dele na sala da casa.

      Nenhum corrupto com "dois dedos de testa" iria colocar um patrimônio sem lastro legal no seu nome. É claro que vai ficar em nome de laranjas ou de pessoas jurídicas.

      Mas no final ele vai acabar sendo preso por ter surrupiado uma obra de arte do Palácio do Planalto e que foi encontrada em um cofre em seu nome no Banco do Brasil.




      Excluir
    6. Há provas, tanto que a juíza de SP encaminhou-as para Curitiba por entender que os crimes estão ligados a Lava-Jato. E estamos falando apenas do Triplex.

      Excluir
    7. Desculpe, meretíssimo. Se soubesse que o senhor vinha tinha preparado uma recepção mais condigna.

      Excluir
    8. "Em circunstâncias normais eu estaria contra. Mas se é a única saída...". Quer CPF no atestado?

      Excluir
  7. Nossa, realmente o cara é um Santo!!! Ele não viu, não sabe de nada e não é com ele. Deve ser o mesmo discurso, absorvido por lavagem cerebral, dos fãs da PatoTa. Menos mal que, quando ele for preso, vai ter um monte de viuvinha fazendo visita na cadeia. Ah, levem bons vinhos, pois o "brahma" mudou de hábitos. To cansado de bancar esta conta e a resposta desta indignação, minha e do população foi no domingo.

    ResponderExcluir
  8. ôpa ! E fez-se a luz.
    vc considera a hipótese do molusco não ser inocente .... pois não deve achar convincente os tesouros encontrados furtados no cofre do BB .... OK
    Outros já acham que isso é indício suficiente para prosseguir na investigação .... isso não é caçada. Se há suspeita investiga-se.

    Eu só não entendo onde que isso significa que queremos a volta aos tempos da ditadura. Só porque eu gosto de bacon, não significa que eu queira transformar e oprimir todos os vegetarianos. De onde vc tira essas ideias pre-concebidas.
    Cuidado ... o que gera esses conflitos maiores, é fome, desemprego, falta de saúde, educação e segurança ---- consequencias de uma economia mal gerida e sangrada de forma incontestável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, além de passar o dia a postar coisas contra o "molusco" também fazes outra coisa? Esse monotema enche o saco...

      Excluir
    2. Antes era golpe, passou para caçada, agora alguém comenta contra teus ideais e tu vêm com essa de monotema??? Ah, vai pro inferno!

      Excluir
    3. Se enche o saco, então vai chupar uma rola e para de escancarar tua birra de menino mimado. Te controla, que vais chorar muito ainda... Hipócrita nojento!

      Excluir
    4. Ó Carvalho, vai pro... jogar baralho.

      Excluir
    5. Nossa, anônimo das 19:05, esse teu francês é tão sofisticado...

      Excluir
    6. Uaí.
      Eu com meu monotema e você com o seu. Falando mau do pózin e do fhczin ou do serrinha como se isso amenizasse o roubo do atual governo.
      São todos ladrões que de uma forma ou outra roubaram a Nação.
      A diferença é que eu não tenho bandido de estimação

      Excluir
    7. hahhahah
      bem eu não tenho o habito de ficar de cervejinha filosofando contra azelites .... prefiro dedicar meu tempo a algo que realmente faça a diferença para minha cidade .... mas isso é assunto para outro momento

      Excluir
    8. KKKKK. Baço, eu tenho combatido os teus textos, há um bom tempo, mas devo admitir...essa tua resposta foi muito boa!

      Excluir
    9. Vai lá, Serginho... vai salvar a cidade.

      Excluir
  9. Mais um escândalo:

    Obstrução de Mercadante.

    Baço, que tarefa ingrata a sua.
    Deixa pra lá, desapega, vai viver a sua vida aí em PT em paz. Deixa que nós cuidamos do Brasil enquanto você está fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viste as notícias das últimas horas ou ficaste apenas pela Veja? Sabe como é, a Veja trata os seus leitores como idiotas... porque é o que eles são.

      Excluir
    2. Não leio a Veja. Está em todos os jornais e gravado em áudio.

      Siga o meu conselho.

      Excluir
  10. Quando estive deprimido e numa bad trip daquelas, lembre-se: boa parte dos comentários acima partem de pessoas que acham o japonês da PF um herói....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se engane! Se olhar por um outro prisma, podemos concluir que a justiça da PF é imparcial e pode "cortar a própria carne"!

      Excluir
    2. Doce ilusão sua, o japa só foi condenado depois de mais de 10 anos de esforço do MP em que os setores corporativos da PF blindaram ele e armaram recursos para sua absolvição ou torceram para o crime prescrever.

      Excluir
  11. Tudo leva a crer que Lula será mesmo o nosso Ministro da Casa Civil para,... não ser preso! Muito nobre isso, heim? Pelo jeito, as provas que o Baço afirmava não existirem,...existem e são irrefutáveis! Mas os golpistas são a classe média apartidária! Interessante a visão de golpe dessa esquerda. Uma esquerda que agoniza!

    ResponderExcluir
  12. Sem chiliques Baço! Contenha-se! KKKKK

    ResponderExcluir
  13. COERÊNCIA: A gente não vê aqui!... muito menos em Brasília!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também percebeste? Esse pessoal que vem aqui comentar só diz besteira. Ainda bem que estás do meu lado. Muito obrigado.

      Excluir
    2. Baço: o seletivo? o cego? o "mulher de malandro"? a agonia em pessoa? o cara que acha que o PSDB é de direita? o cara que acha que não há provas?...fique à vontade, afinal o post é teu mesmo!

      Excluir
    3. Não adianta tentar agradar e dizer que eu sou seletivo. Já viste o tantão de comentários de merda que eu libero aqui? Inclusive este teu...

      Excluir
    4. Baço: o liberal? o sangue bom? O nosso correspondente de além-mar? o visionário? ou só mais um alienígena?

      Excluir
    5. Hahaha. Eu já imaginava!

      Excluir
  14. pronto, a denuncia contra o aécio foi falada com folga no JN. a carta midia golpista não pode mais ser usada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Vamos passar uma borracha sobre tudo isso. A Globo é legalzona.

      Excluir
    2. agora a época. as provas contra o aécio são válidas ou os argumentos q vc usou pra defender o lula deve ser aplicado a ele tb?

      Excluir
    3. Não lembro de ter negado provas. Lembro, isto sim, de ter pedido que elas aparecessem. E, mais ainda, lembro de ter escrito contra essa perseguição a um único partido. E antecipo: o tratamento dado a Aécio será muito mais macio do que o tratamento dado a petistas.

      Excluir
    4. ah, sim, tinha esquecido que contra o lula só existem ilações. ladrões são só os outros. desculpa

      Excluir
    5. 1. Acho que não sabes ler. 2. Nunca chamei ninguém de ladrão. Os meus pais me deram uma boa educação.

      Excluir
  15. Quanto que tá o combo de esfihas de carne?

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Não. Tô no meio de um trabalho difícil e estressante.

      Excluir
  17. Ih, Baço, acabamos de ouvir a Dilma num telefonema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi. Nossa, quanto palavrão esse Lula fala, né?

      Excluir
    2. Pois é, mas, convenhamos, o Brasil merece um novo-ex-presidente com esses modos.

      Excluir
    3. Puta! Não sou a melhor pessoa pra responder porque também falo palavrão para caralho.

      Excluir
    4. Ficar indignado com alguns palavrões do Lula num telefonema particular, em vazamento ilegal, mas achar normal num estádio de futebol inclusive com crianças mandar uma senhora tomar no cú...não podem ser mais hipócritas...

      Excluir
  18. Ô Baço, cadê a foto do Lula de mãos dadas com o Bush?

    ResponderExcluir
  19. Quero o Brasil que os políticos tiraram de mim...

    ResponderExcluir
  20. Adoro ler o Mainardi de Joinville , um abraço !!! du grego.

    ResponderExcluir
  21. Esse Fernando Henrique fez uma lavagem no cofre público levando as aposentadorias dos idosos. O Lula foi e valorizou o salário minimo, e pouco, pode melhorar, mas o unico q deu aumento com freqüência. Agora invés de dar trabalhoa, estão fechando os comércios, e diminuindo o salário, agora cade que diminui o salário dos senadores e deputados, eles não abaixa e sao sabidinhos.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem