terça-feira, 22 de março de 2016

1000 mentiras ditas 1000 vezes acabam por se tornar fascismo




POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Hoje em dia anda difícil analisar o Brasil sem recorrer a exemplos da Alemanha dos anos 30. Mas terá que ser. É atribuída a Joseph Goebbels a frase segundo a qual “uma mentira dita mil vezes acaba por se tornar verdade”. Faz sentido. Mas o ministro da propaganda de Hitler nem de longe poderia imaginar a criação da internet e nem os seus efeitos sobre as classes médias (aquelas que Marilena Chauí chamou de aberração cognitiva). Nem a mente ardilosa de Goebbels imaginaria o Brasil de hoje.

A tese goebeliana foi ridicularizada. A lógica passou a ser “mil mentiras ditas mil vezes acabam por se tornar fascismo”. É inacreditável o número de bacoradas que a gente ouve todos os dias. A coisa vai às raias da razão. É insano. Um dia destes uma pessoa usou um mentira cabeluda como argumento - dessas que pululam nas redes sociais - e tentei esclarecer. Mas a resposta foi definitiva: “pode ser mentira, mas eu acredito no que quiser”. Caso encerrado.

O problema é esse. Quem mente para os outros é apenas mentiroso. Quem mente para si mesmo é lunático. E um lunático movido por uma ideia obtusa é perigoso. O caso do Brasil é ainda mais preocupante, por causa de uma mídia dada à distorção e mesmo à mentira. Muitos têm a mania de confundir "fatos" com as notícias que veem na TV. Não é a mesma coisa. Aliás, parece que essa gente não assiste o Jornal Nacional para se informar, mas para buscar um álibi para os seus desvarios.

Que tal pegar no caso mais mediático no Brasil? A Polícia Federal anda com dificuldades para apontar, de forma consistente, algum crime ao ex-presidente Lula. Que estranho! Porque eu próprio conheço inúmeras pessoas que detêm provas consistentes de que ele é dono de um triplex, de um sítio ou de um barco de alumínio. Inclusive os comentaristas anônimos deste blog estão cheios dessas provas. Aliás, conheço uma pessoa que tem tantas informações sobre os crimes do ex-presidente que o chama “chefe de quadrilha”.

Há quem diga que isso é resultado de uma certa inocência. Que as pessoas estão de boa fé e são enganadas pela pressão midiática. Talvez. Mas há mentiras tão cabeludas que só uma pessoa muito mal intencionada pode repetir. Que Lula estaria a tramar a morte de Sérgio Moro. Que Evo Morales ameaça invadir o Brasil. Que Lula levou faqueiro de ouro do Palácio do Planalto. Que a Corte de Haia quer novas eleições no Brasil. Que 90% dos aprovados em concursos públicos são do PT. Que o preço dos militantes é um sanduíche de mortadela. E por aí vai.

É de mentira em mentira – tudo somado ao tal déficit cognitivo – que se constrói o inconsciente social de um certo brasileiro médio. Seria cômico, até motivo de piada, se não tivesse assumido contornos de tragédia. O discurso elaborado a partir de pequenas mentiras aponta para a negação da democracia. E desvia a atenção das grandes questões. Pátria de tantas mentiras, o Brasil tem pernas curtas. E esse estado de coisas impede o país de cumprir o seu destino de avançar a passos largos para o futuro.


É a dança da chuva.




37 comentários:

  1. Não. Não. Não. Não. Um esquerdista citando Goebbels? Achei que fosse morrer antes de ver outro esquerdista citar isso.

    Não há em todo o universo criatura mais mentirosa e incoerente do que o esquerdista, Baço. A fala de Goebbels está lá, na cartilha do líder esquerdista – os seguidores não têm acesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendi o que ele falou.

      Acho que foi mais ou menos isso que ele quis dizer: "Todo esquerdista é mentiroso. E se o direitista é o oposto do esquerdista, ele sempre fala a verdade. E se sempre que ele fala está certo, quem discorda está errado e merece ir pra fogueira. Viva a inquisição!"

      Excluir
  2. Sempre digo o Baço é o Mainardi de Joinville... o chuva deveria mudar de nome Joinville Connection
    ... kkkkkk du grego

    ResponderExcluir
  3. Amigo ... avançar a passos largos para o futuro com Dilma Lula Cunha Renan ???? Realmente você não mora no Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressão minha ou não falaste em Aécio, Serra, entre outros?

      Excluir
    2. A Lava Jato vem investigando e prendendo doleiros, lobistas, diretores de estatais, marqueteiros e empresários a cerca de 2 anos. Nesse tempo, até agora, já foram repatriados cerca de 3 bilhões de reais. Interessantemente, após esses 2 anos, as investigações chegam à classe política e... aí, a esquerda começa a ver a Lava Jato como um golpe!: Eu concordo: É um Golpe! Mas não é um golpe político, antidemocrático, inconstitucional, revanchista... ou qualquer outro termo que surja da ala esquerdista! É um GOLPE contra a corrupção, tão aguardado nesse país! Então, não cabe o chilique Baço! Guarde sua teoria do Goebbels para uma próxima! Que a lei prenda FHC, Serra, Aécio, Dilma, Lula, Renan, Cunha ou quem mais for preciso! Vamos parar com essa choradeira e essa "torcida de futebol"!

      Excluir
    3. Onde tem Lava Jato no meu texto?

      Excluir
  4. É mentira o rombo na Petrobrás, bem como também são mentiras os rombos nos fundos de previdência. Tudo a mais deslavada mentira, que os participantes dos fundos de pensão estão pagando, ou vão começar a pagar. Tudo mentira descontada nos contracheques.

    ResponderExcluir
  5. esse entende de Goebbels

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Goebbels foi o "marqueteiro" de Hitler. O marketing nazista adotou símbolos e cores do partido que suprimiram os símbolos nacionais (bandeira, cores, etc). Esse marqueteiro promoveu a distinção de classes (judeus, ciganos, impuros, arianos, etc). Esse marqueteiro defendia a criação de um "estado gigante". Pronto Baço, falei algumas coisas sobre o teu Goebbels do texto!

      Excluir
    2. Nossa. Quanta sabedoria. Esse texto é praticamente uma tese de mestrado.

      Excluir
    3. É só ler! Acredite! Tente...

      Excluir
    4. Ok... mas não leio nada que tenha mais que duas páginas.

      Excluir
    5. A distinção de classes não "nasceu" com Goebbels. Hitler já tinha escrito sobre ela no ilustre e quase proibido "Mein Kampf". Se foi o Goebbels que colocou em prática, eu não sei, mas que a distinção de classes já existia há muito tempo, isso existia...

      Excluir
    6. um bocadinho, não seja humilde. em todos os teus textos as técnicas dele estão presentes.

      Excluir
    7. Que técnicas, anônimo? Se formos por aí diria que muito mais Edward Bernays.

      Excluir
    8. a mentira contada mil vezes...
      o bernays não conhecia, obrigado. mas não acho q vc "venda", nesse momento, desejo.

      Excluir
    9. Nem imaginas o que as pessoas fazem para ganhar a vida...

      Excluir
  6. Estava brincando! Eu sei que vc é culto Baço!: "Duas páginas" é a "régua" do Lula! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vero. Nós, os petralhas, temos essas limitações intelectuais.

      Excluir
  7. Uma dúvida:
    chamar de esquerda, esquerdopata, petralha ou afins é algo aceitável para a maior parte dos comentaristas do blog, mas e se eu resolver chamar de direitalha, coxinha ou iludidos da mídia, sou levado em conta?

    Ando vendo muita ofensa e pouca discussão por aqui. Se você não concorda com o texto, pra que se indispor? A educação é a única forma de mudança de um povo. Que tal entrar em uma licenciatura e ser professor? O país anda precisando de muitos professores... em todas as áreas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho de ter conhecido o Zorak.

      Excluir
    2. Zorak, esquerda e direita são os vetores da política que dão o equilíbrio que a democracia necessita. Então, se eu não concordar, ou concordar, vou comentar aqui sim. Afinal de contas...isso aqui é ou não é um blog de debates?

      Excluir
  8. Pois é .......... a gente repete a gravação do Lula chamando o STF de acovardado, até acreditar que o Lula chamou o STF de acovardado.

    ResponderExcluir
  9. Três integrantes do STF, indicados por Dilma e Lula, não dão parecer favorável ao habeas corpus requerido pela AGU! Como a esquerda vê mais esse episódio? É golpe também? HAHAHAHAHAHAHA

    A esquerda agoniza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A esquerda agoniza". E pensar que vens aqui todas as semanas para repetir isso. Que falta do que fazer, né não?

      Excluir
    2. E pensar que vc também vem aqui, todas as semanas para escrever as tuas asneiras! É assim,..."Chumbo trocado!"

      Excluir
    3. Às vezes eu escrevo teses... mais os julgadores são menos difíceis que tu.

      Excluir
  10. O desespero da esquerda!
    Pronto. Não é uma expressão repetitiva!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, e feliz Páscoa, Baço. Gostaria de saber se tu poderias incluir o Disqus no teu blog pra comentar. Com o Disqus eu já tenho perfil, faço comentários, não quero comentar como anônimo aqui, e poderia comentar mais no teu blog, que considero admirável, especialmente tuas matérias, pois acompanho teus textos desde quando tu ainda escrevias no jornal A Notícia. E se me permites usar uma expressão lusitana, não terá golpaça político-midiático-judicial dos derrubistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado. Vou atrasado para desejar uma Feliz Páscoa, mas desejo uma boa semana. A ideia do Disqus parece interessante. Vou apresentar para o resto do pessoal. Gracias pela dica.

      Excluir
  12. Tem um monte de gente falando asneira, inclusive Evo Morales.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem