quinta-feira, 3 de março de 2016

É ano de eleição...



POR VANDERSON SOARES

Neste ano teremos as eleições municipais. Prefeito e Vereadores serão eleitos ou reeleitos e a roda gira mais uma vez. 

Candidatar-se a um cargo público é tarefa ingrata, por diversos motivos, mas deveria ser uma oportunidade para todos os cidadãos. Ingrata porque a corrida já começa em pé de desigualdade, pois os 19 que lá estão hoje não precisam renunciar a seus cargos para se candidatarem novamente. Já começa que eles tem 7 assessores pagos pelo nosso dinheiro, carro da Câmara e o próprio salário. 

Vejo a Câmara de Vereadores de Joinville como um grande circo nos dias de plenário e uma grande roda de barganha nos dias de comissão. Sem fazer juízo de valor sobre ninguém, você consegue se lembrar de uma lei proposta pelos atuais vereadores que tenha sido útil à Joinville? Não vale contar aquelas leis “Dia Municipal disso ou daquilo” e nem aquelas enviadas pelo Executivo. 

Sabe por que não existem leis arrojadas e úteis à Joinville? É simples. Das duas uma, ou não se tem capacidade ou não se tem interesse de fazê-las. O projeto de poder que move os vereadores é assustador. 

Trabalhei durante alguns meses na Câmara e antes de iniciar os trabalhos lá comentei com um amigo e ele me disse: “Prepare-se, pois as Câmaras Municipais são os locais públicos onde a mesquinharia ganha proporções astronômicas”. 
Não sei das experiências que ele teve para fazer tal afirmação, mas é fato que a gente se assusta. 


Você lembra pra quem votou em vereador 4 anos atrás? Por que votou nele? As expectativas e propostas de campanha foram trabalhadas no mandato? Lembre-se: Não elegemos vereadores pra ficarem passeando com diárias e pensando na reeleição.

8 comentários:

  1. Pois então...agora é a hora de mudança.. os que la estão já tiveram suas chances e o que fizeram .. nada.. nosso povo joinvilense merece sim muito respeito e alguém que possa trabalhar ao lado do povo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria muito esta mudança, mas o povo continua votando em Bisoni, Mauricio Peixe, Odir Nunes e afins...

      Excluir
  2. Sem autopropaganda, mas no sentido de justiça mesmo. Leis que impactaram a vida do joinvilense? Posso citar ao menos três do vereador Bento. 1 - Lei dos Fitoterápicos, só não está funcionando melhor devido às falhas da Secretaria da Saúde, que deixa faltar até remédios normais, isso se reflete nos fitoterápicos também. Ainda assim é possível encontrar alguns exemplares. 2 - Lei da Merenda Escolar, obrigando o município comprar ao menos 30% de produtos de agricultores locais. Desde 2011 já foram investidos mais de 7 milhões de reais neste fim. É economia que gira aqui mesmo. 3 - Lei da Regularização de Imóveis, que só não está valendo ainda devido a um bloqueio judicial impetrado por um conhecido vereador em comum. Mais da metade da cidade aguarda a aprovação desta lei que já valia em anos anteriores. Ficou surpreso? É só buscar a informação que ela aparece. Nem todos são iguais. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro,

      Apesar de você ser assessor do vereador Bento, achei razoável o comentário, por isso respondo.
      Das 3 leis que você mencionou, concordo apenas com a número 2. A 1 não funciona, pelos motivos que você mesmo elencou e a 3 é ilegal, por isso que está na justiça. Quando o seu vereador inseriu uma possível outorga onerosa na minuta da Lei, a coisa desandou. Quanto a de número 2, concordo, é uma boa Lei. Não me expressei bem no texto, mas o desafio é uma lei que impacte positivamente a vida do joinvilense por vereador. Vamos aguardar os demais se manifestarem.

      Excluir
    2. Muito me entristece saber do compromisso do vereador Bento com a aprovação da LOT como foi encaminhada à Câmara, com possibilidade construção de prédios de 25 andares em vários bairros da cidade, prejudicando a mobilidade, a qualidade de vida dos moradores destes bairros e o acesso ao Hospital São José, à maternidade Darcy Vargas e aos Hospitais Dona Helena e da Unimed. Ainda mais que temos quase 30.000 lotes vazios e subutilizados em Joinville (dados do IPPUJ) e a cidade terá sua população estabilizada em 978.000 habitantes em 2030 (dados do IBGE divulgados pelo IPPUJ). Não há razão para termos uma LOT que permitirá até 4.000.000 de habitantes. Os recuos frontais dos prédios também geram uma série de problemas de mobilidade (durante a construção e após a obra pronta). As Faixas Viárias com indústrias por mais de 160 ruas, em toda as suas extensões, ainda que sejam prejudiciais à mobilidade. Tais informações foram entregues para vários vereadores pela Associação de Moradores Anita Garibaldi, mas nenhum deles nos respondeu com alguma proposta contrária ao que está estabelecido no Projeto de Lei 33/2015 - LOT.

      Excluir
    3. Juarez Vieira, estou achando estranhas tuas colocações quanto à LOT, porque até onde eu sei nosso posicionamento não é este. Convido você a agendar uma conversa pessoal conosco na Câmara para discutir estes pontos. O telefone é 2101 3208. Abraço!

      Excluir
    4. Vanderson, o projeto de Regularização de Imóveis teve interpretação adversa do pretendido, além de ter tido motivos políticos alheios por trás. Por isto ela é considerada "ilegal" por alguns juristas. Você já esteve em nosso gabinete conversando sobre este projeto e também sobre a LOT, convido a voltar para esclarecer alguns pontos. Abraço!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem