sábado, 12 de março de 2016

Dilma caiu!!!


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Dilma caiu. A pressão das classes alta e média, a conspiração da oposição, uma imprensa nada meiga e jigajogas jurídicas tornaram possível o impeachment. Houve até um lado picaresco: muitos “impeachmentistas” ficaram surpresos ao descobrir que, afinal, não seria Aécio Neves a assumir. O país passa a ser governado pelo vice Michel Temer, que tenta salvar o governo. Sem êxito.

Um PMDB historicamente ávido por cargos e benesses parte para o takeover. O governo é dominado pela velha política clientelista e desenha-se um novo alinhamento: o Palácio do Planalto nas mãos do PMDB, a Câmara de Deputados liderada pelo PMDB e o Senado com um presidente do PMDB. A lista de Janot é esquecida. Renan Calheiros e Eduardo Cunha se fortalecem no vórtice das decisões.

Nenhum país escapa incólume à queda de um presidente. Uma mudança traumática de governo, ainda mais num regime que se queria democrático, traz indícios de caos. A instabilidade política provoca o recuo dos investidores. Os projetos destinados à produção e à geração de empregos são abortados. Há uma sangria na economia e desaparecem os recursos públicos capazes de alavancar os investimentos.

Com a economia paralisada, o governo corta nos programas sociais e tira ainda mais dinheiro do mercado. O consumo das famílias cai e leva o setor produtivo à crise. Sem soluções para escoar os seus produtos, os fabricantes começam a demitir e arrastam o comércio. Sem trabalho e dinheiro, as famílias ficam sobre-endividadas. Para buscar recursos, o governo aumenta os impostos.

O leitor e a leitora devem estar a estranhar este exercício de futurologia e imaginação. Fazer previsões, em especial sobre o futuro, é cada vez mais arriscado. Mas é apenas uma forma de, como um jogador de xadrez, tentar antever movimentos. Há joinvilenses que pretendem sair às ruas no domingo, muitos a sonhar com o impeachment de Dilma Roussef (que até o momento não é acusada de qualquer crime). Mas o sonho corre o sério risco de virar pesadelo. O caos institucional nunca construiu boas sociedades.


É a dança da chuva.

17 comentários:

  1. Ela é acuada de improbidade administrativa. As pedaladas fiscais, lembra?

    ResponderExcluir
  2. Boa Baço Estes filhotes do Castan precisam de menos Reinaldo e mais Jessé Mas aí seria pedir demais

    ResponderExcluir
  3. O que seria dos petistas se não houvesse o PSDB para por a culpa?

    ResponderExcluir
  4. Vejamos.

    Já foi dada a Dilma a possibilidade de governar com o apoio de vários partidos que hoje estão na oposição, contanto que ela renunciasse ao partido que nem a acolheu - preferiu ficar no PT, ao lado de Lula.

    Os ministros de Dilma, próximos a ela e que davam apoio à presidente, foram um por um descredenciados pelo Lulão, deixando-a abandonada e mais submissa.

    Embora citada numa delação sobre um crime gravíssimo que será investigado e ter cometido crimes já comprovados contra a responsabilidade fiscal, Dilma estaria distante das sérias acusações que recaem sobre o seu criador (Lula), seria a deixa para ela se afastar e formatar o seu governo, destacando-se - preferiu correr ao auxílio de seu líder supremo.

    Tudo isso indica que Dilma e Lula têm muito em comum. Eu Acredito que tanto Lula, como Dilma, cometeram crimes gravíssimos nos treze anos de governo petista, é questão de tempo para a PF apresentar as provas. Por isso a aproximação de ambos num abraço de afogados.

    Uma situação governista pior que esta? Duvido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu acredito". Esse é o teu melhor argumento...

      Excluir
    2. E o teu argumento Baço ??? É que com o pmdb será ruim porque os caras são acusados e o PT é bom ??? Te admiro pela insistência , defender o indefensável !!!! És o Mainardi da esquerda kkkkkkkk grande abç du grego

      Excluir
    3. Então... Eu acho que você também acredita, porque não és ingênuo.

      Excluir
    4. Não acho justa essa comparação com o Mainardi. Eu estudei...

      Excluir
  5. Não esperava ler outra coisa, vindo de um lulopetista.
    Para colicar essa sua teoria dantesca pelo ralo, basta ver que só foi o Lula ser intimado que o Real valorizou perante o dólar e a bolsa fechou em alta. Por isso eu recomendo que é melhor voce esquerdar lá pelas bandas de além mar...Lula lá, se apaga uma estrela. Lula lá, vai para cadeia. Lula lá...

    ResponderExcluir
  6. KKKK. O Baço é igual mulher de malandro! Ele ama o Lula e nunca vai largá-lo, não importando o que ele for aprontar!

    ResponderExcluir
  7. Pior que esse seu futuro é o nosso presente: economia encolhendo a passos largos, inflação em alta, gastos públicos nas alturas, corrupção instalada no coração do poder.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem