terça-feira, 1 de março de 2016

A culpa do outro (ou a terceirização do fracasso)

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Anderson Silva perde uma luta lá nas terras de Sua Majestade e desata a espinafrar: “é como no Brasil, corrupção total”. Lobão tem um show cancelado por falta de público - os ingressos custavam apenas 30 reais -  e diz que a culpa é do PT. Estes são apenas dois fatos mais recentes que comprovam uma certa marca no inconsciente coletivo brasileiro: a culpa é sempre dos outros.

Mas vamos ficar num plano específico: há um movimento de terceirização do fracasso no Brasil. Muitos não aceitam a perda de qualidades e procuram atribuir as responsabilidades a um inimigo externo. Neste caso, uma entidade ectoplásmica chamada que chamam “esquerda”, formada por gente que é definida por bolivarianos, petralhas, comunistas etc. Os culpados de tudo.

O grupo é grande e podemos juntar nomes como Fábio Jr., Roger, Alexandre Frota ou Marcelo Madureira, entre tantos outros. Em resumo, são pessoas que já tiveram alguma projeção midiática, mas hoje são arremedos delas próprias. E nem é preciso ser psicanalista para perceber o mal que o ostracismo pode provocar em pessoas com problemas de ego.

Um cantor que constrói a carreira no papel de galã envelhece, engorda e perde admiradoras. Um músico de segunda linha que, pelos limite do talento, nunca consegue sair desse patamar. Um “ator” que não sabe gerir a carreira e acaba em filmes pornô ou numa pose ridícula num vestido de noiva. Um humorista que perde a piada e que não consegue mais fazer rir (neste caso, só provoca pena).

Onde essa gente se encontra? No ódio. Em ir contra “tudo isso que está aí” (seja lá o que for). Pode até ser uma decisão ideológica, mas todos sabemos que também é uma opção de mercado: o Brasil é um país de muitos consumidores ainda dispostos a consumir esse tipo de produto que vem embrulhado num discurso reacionário.

A lógica é simples. Eu não gosto da música de Lobão, mas se ele fala mal do PT, então é meu "ídolo". Desde que eu não tenha que pagar 30 mangos para ir ver um show dele, claro. E sei que Anderson Silva foi condenado por doping é não tem tem exatamente autoridade moral para falar no assunto. Mas se ele critica o governo atual, então já estou com ele. E assim caminha a humanidade.

Enfim, a terceirização do fracasso pode ser resultado de mentes estreitas ou uma simples estratégia de marketing para ganhar sobrevida no mercado. O problema é que muitas vezes a estratégia não funciona. E aí, como dizia Raul Seixas, “é sempre mais fácil achar que a culpa do outro”…

É a dança da chuva.

39 comentários:

  1. e como diria Hommer Simpson: a culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser...

    ResponderExcluir
  2. Vocês sabem muito bem do que estão falando.

    Situação: O PT roubou a Petrobras!
    Resposta: O PSDB também roubou!

    S: Lula se beneficiou das construtoras no seu governo, e ainda vem se beneficiando (já enviaram provas disto ao STJ)
    R: O Fernando Henrique Cardoso também (embora não haja provas).

    S:”Lula matou alguém com um tiro na cabeça”
    R:”Mas o Fernando Henrique Cardoso também matou”

    Ou seja, o argumento dos defensores do PT, de Lula e do status quo é sempre o mesmo: “mas eles (PSDB) também fizeram”. Os petistas não discutem o fato, eles preferem terceirizar a culpa no partido inimigo.

    (De tanto o Lula e seus asseclas encherem o saco, José Eduardo Cardozo, o ex-ministro da justiça, pediu para sair. Lula quer “controle” na PF – aquele mesmo que acusava o PSDB de fazer – para que a instituição não o investigue. No lugar de Cardozo, Dilma, já isolada, selecionou qualquer um que baixe as calças para a cúpula petista.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu texto é ruim, porque sua ideologia cega-o. Não quer ver a verdade, e quando a enxerga, prefere negá-la em nome do ego ferido.

      Excluir
    2. Tá sertinho. O meu texto é ruim. Bons são os teus comentários...

      Excluir
  3. Ué! Mas não é exatamente isso que, SEMPRE, fez o Lula?: A culpa é da classe média, dos ricos, da direita, da elite branca, da elite opressora, da crise estrangeira, do capitalismo selvagem, etc... E, claro, quando essas desculpas não "colam",... vem o já famoso: "eu não sabia!" Portanto, a "Terceirização do Fracasso" é, em âmbito geral, uma característica de nossa cultura! Infelizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma coisa a dizer sobre o meu texto?

      Excluir
    2. Eu já havia dito no comentário anterior: Eu concordo com a "Terceirização do Fracasso". Mas ela não é exclusiva aos que estão insatisfeitos com os rumos do governo. É um problema nacional. Apenas acho que vc é seletivo.

      Excluir
    3. Não sou seletivo. Apenas peguei nos exemplos mais flagrantes...

      Excluir
    4. "Não sou seletivo. Apenas peguei nos exemplos mais flagrantes..." hahahhahahahahhaa

      Excluir
  4. Além do "Eu não sabia!", recentemente, temos o "Não é meu!" KKKK

    http://reaconaria.org/blog/reacablog/pedalinhos-de-sitio-que-nao-e-do-lula-tem-nome-de-netos-de-lula/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sítio que dizem supostamente, talvez ser do Lula, tem pedalinho e minicristo. Imagine se tivesse um AEROPORTO pago pelo povo de Minas Gerais!

      Excluir
    2. Se foi usado dinheiro público para esse aeroporto particular, que a PF investigue e o prenda,...caso seja comprovado! Igualmente ao FHC, Serra, Alckmin, etc. Não defendo a oposição! O problema é que os defensores desse governo agem como torcida organizada de futebol! E aqui nesse blog, o contraditório é tratado com irracionalidade. Não há debate, apenas trocas de ofensas. Apaguem o slogam do Chuva Ácida!

      Excluir
  5. Argumente o que você quiser, mas por favor, poupe-nos dessa vitimização contra o “discurso do ódio”.

    Essa esquerda rancorosa e dinossáurica é quem faz uso deste tipo de discurso colérico, como bem chamou a ombudsman da Folha (Vera Martins), de “Chauivinismo”, numa alusão à amicíssima do PT, Marilena Chauí (aquela mesma que odeia a classe média), para classificar a esquerda feminazi que criticou um texto da atriz e escritora Fernanda Torres.

    Acontece que quando o povo é a favor da causa esquerdista é “vox Populi, vox Dei”, quando o mesmo sente-se indignado com o grau de roubalheira e corrupção e faz críticas ao governo esquerdista, é “discurso do ódio”.
    Poupe-nos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Baço, mais uma ótima matéria tua! É uma lástima não ter as tuas matérias no jornal A Notícia. Me lembro quando o jornal anunciou que tu e o Apolinário não teriam mais colunas no jornal, mas só tu saíste e não voltaste, infelizmente, já o Apolinário voltou (coincidentemente ele sempre desancou o PT, Lula, Dilma...). De vez em quando menciono no DCM tuas matérias. Quando vieres novamente em Joinville, apareças na feira do livro.
    Não é reclamação minha, mas sinto falta daqueles comentários cômicos e irônicos teus. Não esqueça os mesmos, pois penso que tornam aindam melhores as matérias.
    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias. Mas como estás anônimo não sei a quem agradecer...

      Excluir
    2. Guilherme Franco e Silva. Como criar um nome ou perfil pra comentar? Tu tens disqus no blog?

      Excluir
    3. Apenas comenta e assina no fim. Se não for contra a urbanindade a gente aprova.

      Excluir
  7. Os caras tem oportunidade de estudar, ler e viajar mas não passam dos limites de Garuva e Araquarí e acham que estão no centro do Universo...e só possuem um smart ou tablet para escrever estas bobagens por causa dos petralhas que incluíram estas bestas no meio digital...ironia do destino...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso o contrário: aqueles que criticam o governo são justamente aqueles que saíram do feudo joinvilense. Já os enclausurados parecem aqueles que só têm amizades com sindicalistas e professores suspeitos de história e afins, os chamados “Revolucionados de Ovomaltine”.

      Excluir
    2. Nossa ! Comunistas falando de tablets e smartphones? Mas essas não são invenções diabólicas feitas pelos porcos capitalistas norte-americanos?

      Saudades dos tempos em que as notícias viajavam pelas asas dos corvos, né não?

      Excluir
    3. Essa coisa de tablets e smartphones é mesmo discurso de terceiro mundo. Ademais, os iphones, por exemplo, são fabricados na China comunista.

      Excluir
    4. China comunista?

      Hahahahaha

      Excluir
    5. Para todos efeitos é comunista. Mas qualquer pessoa com dois dedinhos de testa sabe que estamos a falar de capitalismo de Estado.

      Excluir
  8. Concordo com o seu texto. Dá na mesma substituindo os nomes acima por Chico Buarque (artista superestimado e no ocaso), Zé de Abreu (ator que nunca foi galã mas que continua canastrão) e Gregório Duvivier (um pateta sem graça).

    Com relação ao doping do Anderson Silva, ele foi punido por isso. Já pagou a sua pena (ficou 1 ano sem lutar e sem receber, além de perder patrocínios). Ao contrário dos corruptos do Brasil que continuam por aí, aproveitando-se das benesses adquiridas por empreiteiras, doleiros, etc..

    Não é a dança da chuva, é o próprio cuspe voltando pra cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, André. Que pensamento sofisticado...

      Excluir
    2. Poderia piorar a situação e seguir o exemplo do ex-presidente e mandar enfiar o texto no....
      Mas não chego a tanto.
      Vamos seguindo o padrão do blog que tá bom.

      Excluir
    3. Vá lá. Não se sinta intimidado.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Mas não são vocês que dizem que esse negócio de esquerda e direita não existe mais?

      Excluir
    2. Baço, depois de vc declarar que o PSDB é de direita, vc tem certeza que quer entrar nesse assunto de novo? Vc precisa mesmo é de uma "bússola"! KKK

      Excluir
    3. Cara, se tu achas que o PSDB é de esquerda, talvez seja melhor ficar aí na tua caverna. Tu não sobreviverias em civilização.

      Excluir
    4. Eu não acho!...É!


      Excluir
    5. O PSDB é centro-esquerda. Chamar o PSDB de direita é puro desconhecimento! Fato!

      Excluir
    6. Centro esquerda. Quá quá quá quá... Os caras que querem entregar o Brasil? Quá quá quá quá... Deixa ver se entendi: entregar o pré-sal pros gringos é um projeto de centro esquerda? Quá quá quá quá...

      Excluir
    7. Pela tua "ótica", então nem o PT é esquerda! Pois essa ação foi acordada com a Dilma! KKKKKK Cuspiu contra o vento!...de novo! KKKKK

      Excluir
    8. E quem disse que o PT é de esquerda, anônimo?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem