domingo, 28 de outubro de 2012

Kennedy ou Udo, faça a sua escolha!


POR GABRIELA SCHIEWE

Caros leitores e eleitores de Joinville, até o momento pouco ou quase nada tratei acerca do embate político no que tange o esporte joinvilense.

No entanto, amanhã é dia de decisão e agora não haverá mais possibilidade de se adiar tal escolha entre Kennedy (Clarikennedy) x Udo.

Não vamos elencar aqui propostas que dá ou ná pra fazer, até por que tem tantas tão estapafúrdias que me julgo totalmente incapaz de tecer qualquer comentário.

Mas vamos falar sobre o que nos interessa nesse espaço, o Esporte. O que foi falado pelos candidatos à Prefeitura de Joinville para o albergamento do esporte joinvilense, assim como de seus atletas?

Praticamente nada, a não ser o que vimos nesses últimos diasd a discussão de que Udo é apoiador do JEC há anos e que Kennedy só "ajudou" o Avaí e nada para Joinville.

Gente, em primeiro lugar, o esporte de Joinville não se resume ao JEC (tudo bem que é o de maior notoriedade), entretanto é o que mais possui patrocínios e ajudas tanto da iniciativa privada como da pública (por mais pífia que seja).

A grande verdade é que Joinville a anos está abandonada por seus gestores no que diz respeito o esporte e seus atletas. A base do esporte tem e precisa ser nas escolas, na iniciação escolar, como já houve um projeto valioso a respeito mas abandonado pelo atual Governo, em que mirava crianças de escolas, com renda inferior.

Apoiar os que já alcançaram nível de competição de alto rendimento, até eu cara pálida. Quero projetos de maneira maciça para aqueles que não detem condições, que estão na iniciação escolar e física, o que poderá acarretar grandes atletas e, caso assim não for possível, com certeza seres humanos muito melhores.

As propostas de Udo Doehler para o esporte, conforme seu Palno de Governos, são as que seguem:

O Esporte é uma das ferramentas mais eficazes na formação do caráter, na preparação física e na manutenção de uma sociedade saudável. Não pode ficar de fora das prioridades de uma administração preocupada com o social.
  • Concluiremos a Arena Joinville, de acordo com o projeto original.
  • Dotaremos praças de quadras poliesportivas e de areia, pistas de skate e de caminhada e palco de eventos.
  • Reformaremos e modernizaremos os ginásios Abel Schulz e Ivan Rodrigues.
  • Basearemos a gestão esportiva em cinco pilares:
  1. Desporto educacional: inclui toda a estrutura escolar e milhares de jovens entre 12 e 17 anos.
  2. Desporto comunitário: com realização de miniolimpíadas interbairros e o fortalecimento de modalidades tradicionais, como Bolão, Tiro-seta, Bocha, Futebol de Salão, Vôlei, Handebol, Judô, Atletismo e Ciclismo, entre outros.
  3. Desporto de rendimento: preparação de equipes para os Jogos Abertos de Santa Catarina e convênios com ligas de esporte amador.
  4. Desporto de participação: valorizaremos a participação da Terceira Idade e o paradesporto.
  5. Qualificação de equipamentos esportivos.(http://www.udo15.com.br/propostas/esporte)
Já as do candidato Kennedy (tive que pesquisar muito para achar as suas propostas), são as seguintes:

- Aumentar a oferta de programas complementares, como microcrédito, capacitação profissional, alfabetização de adultos, cooperativismo e ações de educação, cultura, esporte e lazer para famílias em situação de vulnerabilidade social.

- Ampliar o acesso e a infra-estrutura de esporte e lazer municipal. (Plano de Governo, localizado no site do TSE)

É, se for pela forma que as propostas para o esporte foram apresentadas, o peemedebista foi bem mais claro e específico no que pretende (e esperamos que faça) pelo esporte joinvilense. De outra ponta Kennedy Nunes foi bastante conciso e abrangente nas suas parcas propostas pelo esporte de Joinville. Nesse caso fica até difícil cobrar e esperar algo na área, sendo tão breve e alheio. Vamos torcer que, se eleito for, dê pra fazer!

O que não poderemos aceitar, eleito qual deles for, com mais ou menos propostas, que realmente se faça, que esse abandono dos espaços poliesportivos (se assim é possível se denominar) que Joinville já possui sejam resolvidos e verdadeiramente aproveitados, assim como projetos nas escolas, apoio aos atletas em ascenção etc.

E, também, não se pode deixar de falar no abandono político das próprias equipes de alto rendimento da cidade, como o Krona Futsal ter que disputar, possivelmente, a Taça Brasil no ginásio da Univille, já que o Centreventos já está locado para outros eventos, como formaturas e afins. E, pior, o basquete que, provavelmente jogará seus primeiros jogos em outra cidade por não haver disponibilidade de local apropriado em Joinville.

Que palhaçada, acho isso lamentável, enojante e por horas até parece piada da atual gestão.

Então leitor, faça a sua análise, tire suas próprias conclusões e VOTE, isso mesmo, não deixe de votar, não se exima da sua responsabilidade e depois ainda ficar garganteando aos quatro cantos que o esporte de Joinville está isso ou aquilo. Por pior que seja, sempre devemos fazer uma escolha, eis que vivemos num país democrático de direito que depende de seus cidadãos para a manifestação concreta da democracia e sua atuação de fato.

Cidadãos vamos à urna elotrônica e escolham, diante das propostas apresentadas e das suas conclusões, Kennedy ou Udo e tecle Confirma

6 comentários:

  1. Deu 55!! 55% dos votos para Udo. Que ironia.... Parabéns Udo

    ResponderExcluir
  2. É um número cabalistico para Udo e Rodrigo...de vitória!!!
    Parabéns, saúde e energia para governar nossa bela Joinville.
    Feliz aniversário Udo.

    ResponderExcluir
  3. a eleiçao de UDO foi uma boa,temos que deixar de lado que faz da politica o seu meio de vida e nao traz nada de bom para a populaçao,o kennide teve sua resposta,esperamos que ele,darci de matos e nilson gonzalvez tambem nao se elegam mais deputados

    ResponderExcluir
  4. coitado e agora quem vai pagar as dividas dele

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem