sábado, 7 de julho de 2012

O palhaço nosso de cada dia


POR OSNY MARTINS
Seria cinismo, falta de visibilidade política ou aposta na memória curta do eleitor?
Quem sabe não seria sede pela manutenção do poder e das benesses oriundas do magistral cargo de vereador? O que estaria levando a grande maioria dos nossos 19 vereadores de Joinville, a buscar a reeleição depois de protagonizarem uma das piores e mais criticadas legislaturas já vistas na cidade?

Correto estará o vereador que responder laconicamente se tratar de um direito democrático legítimo. E é sim. Direito que todos eles tem, afinal de contas, para se candidatar a vereador ou, como é o caso, a reeleição como vereador, basta preencher os preceitos legais do TRE. Nem a história do ficha limpa ta valendo, nem a consciência particular de cada um. Nem quaisquer outros argumentos que lembrem balanço das atividades prestadas. O que vale, pelo jeito, é o custo/benefício da decisão da candidatura.

Em caso de vitória, mais quatro anos para se locupletar no pseudo poder que usufrui um vereador. Em caso de derrota, a certeza de que se buscou até o fim permanecer nesta espécie de pedacinho do paraíso. Paraíso perfeito para quem não é acomodado. Sim, porque comodismo é chegar ao poder e não fazer nada. No caso da Câmara de Vereadores de Joinville, o que se tem visto é exatamente o contrário. Com exceções, nossos simpáticos ocupantes de cadeiras na Casa, trabalham e trabalham muito.

Claro que às vezes eles se enganam e o trabalho árduo que exercem não vai ao encontro de quem deveria: o povo. Mas que trabalham, isso é inquestionável. Trabalham pela reeleição. É a obstinação pelo cargo com o qual se identificaram tanto. Salário bom, mordomias melhor ainda, equipe numerosa paga com o dinheiro público, carro alugado às custas dos cofres municipais, ar condicionado, material de expediente e tudo que mais lhe convier no árduo exercício de... digamos... trabalhar pelo povo.

Há... E o horário de trabalho também é uma facilidade. Escolha individual de cada um. Nem nas apáticas sessões da Câmara se é obrigado a comparecer. Talvez uns 5 ou 10 minutos e nada mais. Uma desculpa de trabalho de base, reunião aqui ou acolá ou quaisquer outras justificativas pra lá de convincentes. Também não há necessidade de se fazer presentes nas inúmeras sessões especiais do Legislativo. Outorga de prêmio de Cidadão Benemérito ou Honorário só serve mesmo para ganhar espaço na mídia. Tanto que o que se viu nos últimos tempos foi um constrangedor esvaziamento na maioria destas ocasiões.

Não há bom senso, boa educação, nem tampouco sensatez. Eu quero o meu e ponto final. Tenho os meus esquemas, as minhas reuniões, os meus bairros, a minha agenda. A pauta da Câmara – o que é isso mesmo? -. que se lixe. E que tal organizar um grande encontro com um tema pertinente? Usa-se a estrutura da Casa, paga com o dinheiro público, chama-se a imprensa, o povo, mostra-se serviço e nada vai além da própria reunião ou o nome que se dê ao “evento”.

Saúde é um tema sempre recorrente. Vamos chamar esse povinho que adora falar em público. Dar vez e voz pra ele. Mostrar que estamos interessados na sua doença, no seu drama. Mostrar serviço e, de preferência, socar a mesa com raiva para protestar contra o descaso dos governantes de todos os níveis com o panorama em que a saúde se encontra. Mas há também a duplicação da BR-280, a federalização da Univille, o trânsito citadino e a falta de viadutos. Que tal um túnel no Morro do Boa Vista ligando o Saguaçu a Papa João XXIII?

É tão fácil mostrar serviço... E o apoio aos protestos pelos buracos na rua? Não se pode esquecer a ida aos aniversários, casamentos, batizados e velórios. Afinal de contas, o eleitor simples adora ver autoridades presentes em sua casa, no seu bairro. Vamos fazer valer nossa condição. Somos os homens da lei na cidade – ainda mais agora que distribuímos verbas. Somos bonzinhos, devolvemos o dinheiro que não gastamos e ainda mandamos o prefeito aplicar aqui, lá e acolá e ai dele se não aceitar nossas sugestões.

É uma receita perfeita. Vereador ganha bem, trabalha quase nada e ainda posa de benfeitor, obreiro e engana ter a caneta na mão. Quando não tem saída, lembra com cara de tadinho, que só pode legislar e fiscalizar. O resto é com o prefeito. Mas quando tem o poder de decidir, decide nada decidir, como quando não definiu o número de vereadores da Câmara, apesar de todo o apelo popular.

Mas isso é só um detalhe. O povo nem lembra mais direito dessa história. Ele quer votar em quem mostra força, mostra poder. Vota em quem conhece. O coitado do candidato novo, não tem dinheiro, não tem estrutura, não tem assessores, não tem sequer apoio partidário muitas vezes. Então, a reeleição, por mais incompetente que tenha sido o titular do mandato de quatro anos, estará infinitamente mais fácil do que o novo candidato a vereador.

Culpa por este triste e injusto cenário é do vereador? Claro que não. É de quem? Quem sabe digam se tratar da conjuntura, da situação como um todo, das regras eleitorais, da democracia como se desenha... Tudo lorota. Desculpa esfarrapada. A culpa é nossa mesmo. Vereadores sempre continuarão se comprometendo cada vez menos, se incomodando cada vez menos, exercendo seu poder cada vez de forma mais objetiva em busca da reeleição e o resto que corra atrás do prejuízo. Bem no estilo, montei meu circo e vamos ao picadeiro porque a platéia quer rir e se divertir até o fim do espetáculo. Misto de ignorância e masoquismo popular, mas, claro, o show tem que continuar!

Osny Martins é radialista

29 comentários:

  1. Osny. Tá inspirado!!! Ei, alguém sabe por que o site da prefeitura de Joinville está fora do ar? Será que fizeram propaganda e tiveram que tirar????

    ResponderExcluir
  2. A perfeição e a isenção em termos de comunicação falando dos vereadores. Joinville carece de melhores representantes e antes disso, de melhores detentores da informação. Lamentável o que temos que ouvir diariamente. Enquando o poder economico influenciar a mídia, o povo toda continuará ferrado. É preciso ter a informação isenta e real, sem direcionamento, para que possamos, como povo, escolher o melhor para cidade. Infelizmente JOINVILLE esta muito longe disso.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi nada... Quem pagou por este texto?
    Faltou dizer q os vereadores que lá estão, foram eleitos pelo povo que é enganado pelos radialistas que recebem "um por fora" para falar bem de determinadas pessoas e mal de outras.

    ResponderExcluir
  4. Bom texto. Seria interessante ouvir coisas parecidas nas nossas rádios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo com o Laerte. O jornalista até pode ter suas "preferências" mas o que ele escreveu é a mais pura verdade. A culpa é nossa. Onde já se viu eleger os caras por 4 5 6 legislaturas??? Gente, são 20 anos!!!! Virou carreira. Emprego bom esse! Salário bom! Horário bom! E ainda é citado nos cerimoniais como presença ilustre... O poder é algo que vicia!!! Ah!! O povo??? Um mero detalhe!!

      Excluir
    2. Que preferências ele tem??? kkkkkkkkkkkkkkk Fala sério né! Povo alienado, é isso que ele quer.

      Excluir
  5. Parabéns!! Ótimo artigo! Muito bem argumentado!

    ResponderExcluir
  6. A culpa com certeza é do leitor, que permite este circo chamado eleições de 2 em 2 anos, o leitor é preguiçoso, incapaz de ler ou buscar o que o seu eleito fez em seu mandato. Incapaz de perceber a falta de capacidade destas pessoas de legislarem, estão lá para defenderem interesses particulares poucos trabalham pelo coletivo. 19 vereadores? Deveríamos ter 10 no máximo. Quantos destes que estão lá hoje, passariam numa seleção para uma vaga de uma empresa de médio porte? Nem precisa ser uma grande multinacional, pois ai seria muito difícil, uma média empresa, qual deles conseguiria uma vaga numa empresa privada? Para trabalhar, cumprir metas, cumprir horário de trabalho, fazer hora extra, produzir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero francamente que para ter essa opinião você não ouça o programa do autor do texto.

      Excluir
    2. Muito bem apoiado

      Excluir
  7. Texto perfeito. Chega de pão e circo....

    ResponderExcluir
  8. Temos que separar duas coisas neste texto: primeiro o sistema político que temos, e que permite existir o "emprego" de vereador, a forma de eleição e de desempenho do cargo, salários, as mordomias, etc.
    Outra coisa são os seres escolhidos para desempenharem esta nobre função, fruto em grande parte da ignorancia e alienação do povo.

    ResponderExcluir
  9. Eu não vou comentar as qualidades do texto. Mas como leitor do Chuva, eu quero considerar sobre o convidado do dia. Sinceramente, o Osny Martins já tem um espaço diário na Rádio local, de certo modo está relacionado com os radialistas que são questionados pelos/as leitores/as do Chuva, assim como pelos articulistas do Blog. Alguém pode comentar sobre liberdade de expressão ou ouvir as opiniões dos outros. Mas pow, diariamente é possível ouvir o Osny... Que o espaço seja aberto para pessoas que cotidianamente não é possível escutar/ler/ouvir.
    Maikon K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maikon K

      O espaço do Chuva Ácida é plural e esta aberto aos leitores, sem favoritismos.

      Excluir
    2. concordo com o Maikon, o Osny já não tem espaço suficiente na TV e no rádio de Joinville. Lamentável

      Excluir
    3. É. "Podemos" também tirar o Jordi, que já tem coluna semanal no jornal ANotícia.

      Excluir
    4. O Baço não tem mais uma coluna no jornal A Notícia?

      Se tiver, fora.

      Excluir
    5. Sugiro que demitam o Sandro também...tem a coluna diária do Cão!!

      Excluir
    6. O Charles Henrique também falava diariamente na rádio ano passado e escrevia por aqui.

      hahha. Pequei ele heim!!!

      Excluir
    7. Acho que o Osny está mesmo relacionado com radialistas questionados por aqui. Ele está processando judicialmente vários deles.Inclusive o Beto Gebaili.

      Excluir
    8. Pouco importa qual o espaço que o Osny Martins tem na mídia, ou que qualquer um tem na mídia. Se a Dilma quiser escrever por aqui (humiiiilde), se o Obama quiser, pode também. Se o Zé das Couves lá do bairro da periferia tiver um assunto interessante e quiser escrever aqui, também pode. Todos os leitores que tiverem um texto que nós do Chuva Ácida julguemos pertinente será publicado. O espaço é plural e coletivo.

      Excluir
  10. Acho que esse texto tem alguma coisa com os dois processos que "praticamente todos os vereadores" entraram contra o Osny Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Vários vereadores entraram na justiça contra o Osny Martins porque ele criticou fortemente a Câmara quando ela acenava que votaria pelo aumento de vereadores. Ele disse que os vereadores "não faziam nada" e os vereadores ficaram ofendidos e entraram com as ações por "danos morais".Curioso é que todos os partidos entraram com as ações.

      Excluir
  11. Voto Distrital já.

    http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=88667&tp=1

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela opinião. Falar nisso, como é que anda a aplicação da tal Lei de Acesso à Informação (n° 12.527/2011), que prevê a publicação das contas do setor público - não canso dessa ladainha!
    Seria, aliás, uma bela bandeira da nossa imprensa, cobrar a publicação dos números, justamente pela proximidade do processo eleitoral. Convenhamos, seria no mínimo didático assistir os "senhores da razão" tentarem explicar diárias, contratações, salários e outros " detalhes justamente quando estão pedindo voto, né não?

    ResponderExcluir
  13. rsrs, fora Jordi, Baço e Charles? Até o cão sarnento?
    Como assim? Perdi algo?
    Estão querendo expulsar os criadores do seu próprio blog?
    Rapazes, conselho: registrem a coisa, senão vão ter que pagar para usar.
    Zé Bolacha

    ResponderExcluir
  14. Nossa esse lixo (de)formador de opinião aqui !?!

    Esse cara nunca fez jornalismo só blacão de negócios

    NOJO !!!

    Esse blog já foi mais sério tsk tsk tsk

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem