terça-feira, 24 de julho de 2012

Esperava mais do primeiro debate para a prefeitura

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

O texto de hoje pretende ser um pouco mais curto que o usual. Esperava ter mais coisas para escrever sobre o primeiro debate eleitoral na BAND SC para a prefeitura de Joinville, mas o nível que assisti me obriga a ser rápido por aqui. A emissora já está com a tradição de abrir os embates, sendo a primeira a reunir os candidatos, mas erra ao fazer o evento em Florianópolis e em uma associação comercial (FIESC). Até entendo os motivos de estrutura, pois é caro fazer um evento desde em Joinville, mas valeria a pena! Sobre o desempenho dos candidatos... bem... haja trabalho para as assessorias de agora em diante! Alguns pitacos sobre o que vi:

Carlito Merss - Se defendeu muito e lançou poucas propostas. Estava visivelmente incomodado com a presença de Clarikennedy Nunes ao seu lado, a ponto de querer fugir quando só sobrava o deputado estadual para fazer perguntas. Em uma das passagens, questionou o mediador: "mas não posso perguntar para o Camasão? Nem para o Udo?" Mesmo assim, com fala tranquila, não se comprometeu demais. Duvido se ele teria comparecido se fosse líder absoluto nas pesquisas.

Clarikennedy Nunes - O candidato enfático de 2004 e 2008 deu lugar a um candidato cínico, com indiretas e as mesmas propostas que compõem a sua plataforma desde a primeira vez em que concorreu. Acusou Carlito de uma agressão verbal, situação que foi ignorada pela comissão organizadora do debate (ou os assessores que não agiram nos bastidores pedindo direito de resposta, etc).

Leonel Camasão - Foi bem. Apresentou as suas propostas, mas em alguns momentos desperdiçou réplicas para leves ataques, principalmente quando questionado sobre o sentimento de mudança de 2008. Como desempenho individual, foi o melhor, apesar da voz travada e vários ataques de tosse ao vivo. Fui informado por pessoas próximas que a saúde dele estava debilitada a semana toda. Fica a dica para a assessoria: o que fica mais frágil em uma campanha é a saúde do candidato, pela extensa agenda e correria. Em uma semana de debate na TV, esse item deveria ter recebido mais atenção.

Marco Tebaldi - Ele estava no debate ou na cama, dormindo? Postura corporal péssima, fala em tom muito baixo, olheiras (maquiagem que nem em seus santinhos era uma boa!) e uma vontade enorme de que tudo acabasse logo. Somado a isto, errou várias questões sobre projetos importantes, como quando citou que iria "ampliar a Caravana da Cultura". Detalhe: a Caravana da Cultura era um projeto com muitas falhas, e encerrado em 2009 pela gestão Carlito.

Udo Dohler - Um senhor de idade, com cabelos brancos, estar vestido com cores claras (apesar de ter gostado da jaqueta, quebrou o clima) só o escondeu mais ainda naquele cenário claro. Pode parecer besteira, mas estas questões de semiótica fazem a diferença. Udo sumiu, assim como a sua fala: usava míseros segundos quando tinha até dois minutos para responder. Estava travado, ao contrário de seu microfone que a cada novo bloco aparecia numa posição diferente. Nunca vi o Udo falar daquele jeito "escondido" enquanto era presidente da ACIJ. 

36 comentários:

  1. O Kennedy se comportou feito criança mimada. Birrento, mal educado. Postura arrogante. Uma farsa? Acho que estava com um espelho na frente quando dirigiu esta frase ao Carlito. Experimentem dar o brinquedinho que o bebê mimado tanto quer pra ver no que vai dar!!!! Não entendo como está tão longe nas pesquisas...

    ResponderExcluir
  2. Charles, achei muito interessante a sua análise, pois não se deteve "as propostas". Não pude assistir o debate, mas pelo jeito não perdi nada...bom já faz tempo que não temos debate de verdade, uma pena!

    ResponderExcluir
  3. Não assisti ao debate e percebo que não perdi nada.
    Acho que o povão deveria ter direito a fazer perguntas! Afinal, a voz do povo não é a Voz de Deus? Então?
    Colorado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que vira bagunça. O povo mesmo, não se mete na política. Quem iria fazer as perguntas? Sempre os mesmos e já com os seus escolhidos e com a metralhadora já apontada para alguém. Eu assisti ao debate e as perguntas foram feitas por "representantes" do povo. Empresários de entidades de classe, médico, associação de moradores...

      Excluir
    2. É, concordo contigo 11:07. Deveria ter transparência na coisa toda. Mas a gente já está tão acostumado com as sacanagens da política, que nem acredita em mais nada. São sempre os mesmos mediadores, os mesmos radialistas e jornalistas, os caras que têm grana e tem interesse pontual nas decisões da cidade.Como diria mamãe: "Fui, que nojo. Cambada de lazarentos!"
      Colorado

      Excluir
  4. Carlito é um desastre. Nunca mais será eleito para qualquer cargo. #morreu

    ResponderExcluir
  5. Kennedy se comportou como um prefeito. Prefeito de Joinville. Ora, até agora está sob fogo cruzado, sob ataque, e não pode ser um pouco mais eloquente? Tá bom...senta lá.
    Não vou atacar nenhum candidato, e nem comentar cada participação do debate, mas continuo firme e forte com minha decisão em votar no Kennedy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só tento imaginar que comportamento é esse, já que nem pra deputado federal ele serviu, pois não trouxe nada de dinheiro para a cidade. Até hoje eu não vi ele apresentar pessoalmente suas propostas, só vive de falácias.
      Dessa maneira, ele deveria se contentar como formador de opinião e fofoqueiro, já que é só isso que sabe fazer!

      Excluir
    2. Bicho, sinceramente meu candidato estava definido. Mas mudei! Desta vez vou de Camasão, vou dar o meu voto de confiança em algo novo na praça.
      Galo

      Excluir
    3. Municipalizar o transporte coletivo iria acarretar um enorme custo ao município. No próprio debate foi divilgado que o valor estimado custaria uns 130 Milhões de reais anuais para manter o sistema em Joinville.
      Se acontecesse a gratuidade no transporte coletivo, automaticamente mais pessoas iriam usar o transporte coletivo, por isso além dos 130 milhões, o município precisaria suprir a demanda alta com mais ônibus nas ruas, mais faixas de ônibus, mais motoristas além das obras viárias necessárias como elevados e etc ... Como nossa cidade conseguiria dinheiro para tudo isso ?? Já não dá conta do Hospital São José, como pode querer gerir um sistema tão complexo como este ?? Por mai que se possa usar o novo marco regulatório do transporte e recursos advindos da união para isso, ainda sim nossa cidade não teria como suportar tal peso no orçamento ...

      Excluir
    4. Concordo com você, Emerson. A proposta de transporte 100% público é utópico e não é viável pelas razões citadas!

      Excluir
  6. Engano dizer que não houve debate, para mim as propostas ficaram mais claras do que nunca. Me ajudou muito na minha decisão. Imagina como deve ser difícil ouvir besteiras fora do ar e não poder falar nada na frente de todos. Ele apenas expressou seu sentimento, o mais impotante é que não deixou de apresentar propostas, ele pelo que percebbi é o único que tem! Agora tenho certeza que meu voto é do Kennedy!

    Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Kennedy estou contigo, apoio a sua postura no debate, não adianta ficar fazendo teatrinho na frente dos outros sendo que por trás estão difamando a tua imagem. Adorei as propostas que apresentou, bem viáveis e coerentes! Tenho certeza que é o mais preparado!

    Leandro

    ResponderExcluir
  8. Não concordo com a afirmação com relação ao Kennedy, precisamos de um político que saiba atacar também quando for preciso. Adorei as propostas que apresentou, ficou bem claro que tudo que falou foi do contato que ele tem com a população! Voto Kennedy Nunes para Prefeito!

    ResponderExcluir
  9. pede pro jordi, avisar aquele amigo dele da Associação de Moradores la da estrada da ilha que tem uma empresa que nao para de estacionar caminhões em cima da ciclovia deixando pedestres, ciclistas em perigo atrapalha tudo (horarios de pico). a conurb nada faz!!! abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recado dado

      se quiser fazer contato pessoalmente com a Associação de Moradores da Estrada da Ilha o e-mail é

      "Associação de Moradores Estrada da Ilha - estradadailha@hotmail.com

      Excluir
    2. Boa Tarde colega anonimo, já entramos em contato com esta empresa que está instalada no inicio da Estrada da Ilha e que trabalha com galvanização.
      Porém não obtivemos resposta do proprietário. Antes de tentarmos outros meios, estamos trabalhando no sistema de boa vizinhança. Se não der certo, a diretoria da associação decidirá o que será feito.

      Excluir
    3. valeu pela atenção obrigado a todos

      Excluir
  10. De acordo com o Dicionário Aurélio Eletrônico, "demagogia" é o "conjunto de processos políticos hábeis tendentes a captar e utilizar, com objetivos menos lícitos, a excitação e as paixões populares". Qualquer pessoa com o mínimo de esclarecimento percebe que as falas e propostas do candidato Clarikennedy Nunes são induvidosamente demagógicas, motivo pelo qual caem facilmente no gosto do seu eleitorado, já acostumado com discurso semelhante (que serve para lhes tirar dinheiro, não votos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahah, bem lembrado Luiz Eduardo!
      "Diz-me quanto pagas de dízimo, que te direi se és bom crente, quer dizer cristão!"
      O discurso é bem apropriado ao rebanho!
      Galo

      Excluir
  11. Para quem não viu o debate, é possível ver no site da Band SC pelo link http://bandsc.midiacentro.com.br/Search.do e digitar "Debate Joinville"

    Sobre a análise eu concordo também de modo geral. Poderiam ter formas melhores de fazer esse debate, mas parecem presos a modelos padrões.

    ResponderExcluir
  12. Realmente o debate ficou muito aquém do que nós esperávamos. Kennedy com o mesmo ataque e a mesma falácia de Sempre. Udo, com falta de traquejo e pouco saber explorar o debate se enfraqueceu. Camasão, mesmo nervoso pode seguir no debate, porém quando perguntado de onde tiraria o dinheiro para dar a gratuidade na tarifa, se mostrou pouco persuasivo. Tebaldi, parecia apático ao debate e pouco mostrou ser diferente, focando nas suas principais conquistas como prefeito. Por fim, Carlito, visivelmente nervoso, apenas recebeu os ataques e fugia a todo instante o debate com Kennedy. Para quem não pode assistir o debate, no meu blog, deixo mais comentários sobre o debate e também o dabate inteiro na íntegra .. Os 4 Blocos você confere no Link abaixo:

    http://emerson-petri.blogspot.com.br/2012/07/veja-como-foi-o-1-debate-com-os.html

    ResponderExcluir
  13. Quanto anônimo defendendo o kennedy nesses comentários.
    Será que foi complozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a militância do PSD (oriundo do DEM, ex-PFL) que o povo NUNCA esqueça disso.

      Excluir
  14. Entre as propostas apresentadas pelo kennedy está o valor da conta de água hoje em media R$ 24,00 = 10.000 Litros, trocando por Agua mineral dá R$ 24,00 = 80 Litros. Devemos também levar em conta que foi ampliada a Tarifa social com valor de R$ 9,00 será que ele pensa em baixar R$ 1,00 ou R$ 1,99? Eu também preciso falar sobre a Tarifa de ônibus, eu não acho justo usar nosso dinheiro para bancar a passagem de ônibus, existe outras formas mais justas... E você o que pensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Fábio, realmente colocar dinheiro público("nosso dinheiro") nas empresas privadas de transporte coletivo realmente é um problemão. É por isso, que a FLTP discute que um processo de melhora no transporte passa pela criação de uma empresa pública de transporte coletivo, onde aconteça com controle de usuários/as e trabalhadores/as.

      Mais informações sobre esse debate, eu sugiro os links http://www.nozarcao.blogspot.com.br/

      e

      http://www.mpljoinville.blogspot.com.br/

      Maikon K

      Excluir
  15. sobre seus comentários :

    CARLITO = PARA NÉ ! o Carlito foi péssimo , nervoso ; você sempre tapando o sol com a peneira quando é com o seu candidato ! sem falar que devia ter exigido direito de resposta quando o Kennedy lhe massacrou num final de pergunta (tréplica)

    KENNEDY = lutando com o Carlito pela 2a. vaga , vai ser o lado divertido da eleição !!! o cara é muito cínico !! ganhou o debate .... no quesito lambança !!! rsrsrsrs

    CAMASÃO : como não tem nada a perder , simples, GANHOU !

    TEBALDI : não foi bem , mas não foi mal ! como é líder , passou por esta sem arranhões... neste quesito ganhou!

    UDO: coitado ! parecia que queria esconder o sotaque "Alemon, uma vez" , e fazer perguntas lendo de papelzinhos é o fim !
    só falava no tempo de ACIJ , mas concordo com você , faltou o UDO_ACIJ !!!

    Mediador : uma merda ! manézinho querendo mediar debate de Joinville!!

    du grego

    ResponderExcluir
  16. galera vou dizer uma coisa aqui, não sou de partido nenhum e não conheço nenhum destes candidatos ai....mas pelo que vi no debate digo ja:

    aquele tucano, tebalde apesar de ter uns problemas na justiça me parece o mais batatudo, com cara de prefeito mesmo, o atual prefeito sei la explica e fala demais ...nem filho tem (fraquinho)demais....prefeito tem que ter pulso o outro é crente e por ai ja da pra dizer tudo.... o velho rico nem digo nada ....coitado nem os empregados votam nele ...e o guri novo como se diz no oeste ....ja viu né!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o seu comentário está perfeito e muito coerente, Anônimo. O seu deveria ser o texto e o do Charles só um comentário. Parabéns!

      Inclusive me fez mudar meu voto. Agora vou votar no Tebalde, aquele tucano. Não há critério mais importante que ser o mais batatudo. E batatudo é o Tebalde.

      Viva Tebalde! Obrigado por sua importante participação :õ)

      Excluir
    2. Pelamordedeus! Não elogia Guilherme. Os orelhaseca vão pensar que é de verdade. Mas que sujeitinho esse 16:43...
      Colorado

      Excluir
  17. Bela coluna social!

    Bruno

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem