POR CHARLES HENRIQUE VOOS
Está certo que a sopa de letrinhas das coligações já são famosas por aqui. Nos anos 1990 e 2000 era muito comum vermos 15...20 partidos nos santinhos dos candidatos. O cenário mudou um pouquinho, mas ainda encontramos situações embaraçosas. Uma delas (que me surpreendeu demais) consiste no apoio do Partido Verde (PV) para Marco Tebaldi, abrindo mão de candidatura própria.
O PV há algum tempo é um partido que se propõe a apresentar um discurso diferente, juntamente com o PSOL (não pretendemos entrar no mérito destes discursos). Para o eleitorado joinvilense a candidatura de Rogério Novaes em 2008 para a Prefeitura resultou em novos horizontes nas plataformas de campanha. Com uma votação satisfatória, não ficou esquecido em meio aos dígitos mínimos. Muitas ideias foram somadas às promessas de Carlito e Darci no segundo turno. Entretanto, muitas coisas ficaram no papel.
Com a candidatura de Marina Silva à Presidência, em 2010, o PV deu o grande salto qualitativo que necessitava por todo o país. Em Joinville não seria diferente. Juntamente com a candidatura de Rogério Novaes para Governador, o 43 ganhou muitos votos na cidade. Devido a problemas que poderiam levar a uma inelegibilidade de Novaes (por conta de irregularidades na época em que era Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina), sua candidatura não decolou, e o PV joinvilense se viu obrigado a coligar.
Considerando todo o histórico do partido em Joinville e no Brasil, muitos simpatizantes ficaram frustrados com o apoio ao retrocesso que representa Marco Tebaldi. Além de não ocupar sua cadeira na Câmara dos Deputados para ser Secretário de Colombo, após ser exonerado foi para Brasília votar a favor do novo código florestal brasileiro, uma lei combatida por vários ambientalistas mundo afora. Estão apoiando o mesmo ex-Prefeito do Flotflux e da retirada de parte da arborização urbana que existia na área central de Joinville. E o mesmo ex-Secretário da Habitação que liderou políticas habitacionais em áreas de mangue. Só pra citar alguns motivos que me fizeram ficar surpreso com esta aliança.
O PV se preocupa muito em fazer pelo menos um Vereador na cidade, por isso também não lançou ninguém para a Prefeitura, para poder ter uma coligação boa na proporcional. Escolheu o pior caminho possível para conseguir tal feito, pois, além de apoiar Tebaldi, está em uma coligação proporcional com nomes fortes. Infelizmente neste 2012, o PV de Joinville ficará marcado por estar em uma coligação que não condiz em nada com o seu programa.
PS: vale ressaltar que tenho respeito muito grande pelos integrantes do PV, mas considero necessária esta leitura.
Há algum tempo eu vejo o PV alinhado com o PSDB. Tome por exemplo sao Paulo e rio de janeiro... Ou 2010. Serra chegou a convidar a Marina Silva para a vice e parte do partido queria apoiá-lo no 2o turno. Infelizmente ideologia passa longe nos nossos quadros partidários hoje em dia.
ResponderExcluirE o então candidato a governador do Rio pelo PV Gabeira participava de encontros e caminhadas com Serra e pedia votos para ele.
ExcluirPV é que nem o PPS, linha auxiliar dos neoliberais
Convenhamos, em tempos de descobertas científicas importantes, principalmente na área da manipulação genética, em que se desenvolem "pragas amigáveis" para combater pragas danosas, não é o caso de se impressionar que a política entre na dança. Assim, podemos assistir a cenas inusitadas na palancada que virá nessa campanha. Marina Silva ao lado de Tebaldi e Maluf ao lado de Carlito... cá entre nós, Marina ao lado de Tebaldi fica até normal!
ResponderExcluirP.S. Justiça seja feita: Caso não tivéssemos tido as tais "políticas habitacionais em áreas de mangue" talvez, hoje, não tivéssemos mais mangues... só uma imensa área invadida sobre palafitas!
A diferença entre o eleitor e o político:
ResponderExcluirOs eleitores piram numa carrada de barro. Os políticos piram nos montes de verdinhas.
Tudo bando de vendidos.
Assim todos pira nas eleições.
Galo
Em política nada combina, a não ser o jogo de interesses.
ResponderExcluirMais espantoso que PV e PSDB é o PT com o PP, que bancou a ditadura, torturou, e ajudou a familia Maluf a ter diariamente seu caviarzinho e champanhe na mesa. Mas como até Batman e Coringa estão coligados pelo bem de Gotham City, vou ter que ir de PSOL mesmo.
ResponderExcluirLembram da frase: “no Brasil, Jesus teria de fazer aliança com Judas” Então, é isso mesmo.
ExcluirSim sim. LHS e Paulo Bornhausen combinam
ResponderExcluirCarlito e Voltolini também.
E tem também o Lula e Maluf
É bom lembrar que Marina Silva não está mais no PV porque não existe democracia interna naquele partido, não sendo realizadas novas eleições para Direção Nacional.
ResponderExcluirO papo tecnicista do anel viário que tinha o Novaes está sendo incorporado pelo Udo, apesar do partido estar escorado no PSDB.
Lembrando a todos que a Marina Silva perdeu o bonde da história ficando em cima do muro nas últimas eleições. Quem ocupa um cargo como o dela , e candidata a presidência , no mínimo espera-se que tenha opinião , poderia ter apoiado um dos 2 ou ter apontado os erros deles. Resumo : ela perdeu , e agora está esquecida na política nacional.
ResponderExcluirSim é coerente um partido pequeno se aliar a um grande ! e visto como está o PT em Joinville, com esta administração danosa à nossa Joinville , sobrou a coerência de tentar o PSDB !
Charles continua ptzinhu ! rsrsrsrs
Vá de retro!
Excluirpq vá de retro ?
Excluirpq sou contra a opinião do Charles ?
tô falando mal da Marina , ela se perdeu , não empolga mais ninguém !!
O PV não é o Greenpeace ! ou seja, não tem tanta bandeira assim !!!!
Só acho que Carlitinho está tampando todos os buraquinhos da cidade bem rapidinho. Acho que ele ganha no primeiro turno.
ResponderExcluirO PV nacional perdeu o bonde da história.
ResponderExcluirGanharam 20% dos votos válidos numa eleição que tinha tudo para ser plebiscitária. 20% é algo extremamente possível de ser trabalhado para uma candidatura de viabilidade eleitoral real.
Poderiam converter-se no fato novo, no partido novo, na renovação verdadeira pela qual muitos clamam.
Mas o episódio envolvendo a saída da Marina Silva sepultou qualquer movimento nesse sentido.
Em Joinville, como bem disse o Charles, aliar-se ao PSDB de Tebaldi é ridículo. E pra ser sincero, há muito tempo já não espero nada do PV joinvilense.
Os jovens brasileiros estão órfãos.
Refiro-me às eleições presidenciais de 2010... é óbvio, mas preferi ressaltar.
ExcluirGuilherme , acho que a Marina perdeu , não foi o partido !
ExcluirO PV esperava da sua líder maior um projeto , tentar uma aliança com alguém , não cito o lado , mas ela deveria ter se posicionado em 2010!
Quando ficou em cima do muro perdeu o partido e perdeu o bonde da história...
Não gosto do PT nem da Dilma , mas se ela esquecesse os atritos anteriores , fizesse uma aliança , apoio, o que quiser chamar com Dilma; ela estaria na vitrine , no poder , enaltecendo o partido...
no final das contas , ela deixou mais espaço para o PMDB...