terça-feira, 10 de julho de 2012

PV e Tebaldi não combinam

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Está certo que a sopa de letrinhas das coligações já são famosas por aqui. Nos anos 1990 e 2000 era muito comum vermos 15...20 partidos nos santinhos dos candidatos. O cenário mudou um pouquinho, mas ainda encontramos situações embaraçosas. Uma delas (que me surpreendeu demais) consiste no apoio do Partido Verde (PV) para Marco Tebaldi, abrindo mão de candidatura própria.

O PV há algum tempo é um partido que se propõe a apresentar um discurso diferente, juntamente com o PSOL (não pretendemos entrar no mérito destes discursos). Para o eleitorado joinvilense a candidatura de Rogério Novaes em 2008 para a Prefeitura resultou em novos horizontes nas plataformas de campanha. Com uma votação satisfatória, não ficou esquecido em meio aos dígitos mínimos. Muitas ideias foram somadas às promessas de Carlito e Darci no segundo turno. Entretanto, muitas coisas ficaram no papel.

Com a candidatura de Marina Silva à Presidência, em 2010, o PV deu o grande salto qualitativo que necessitava por todo o país. Em Joinville não seria diferente. Juntamente com a candidatura de Rogério Novaes para Governador, o 43 ganhou muitos votos na cidade. Devido a problemas que poderiam levar a uma inelegibilidade de Novaes (por conta de irregularidades na época em que era Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina), sua candidatura não decolou, e o PV joinvilense se viu obrigado a coligar.

Considerando todo o histórico do partido em Joinville e no Brasil, muitos simpatizantes ficaram frustrados com o apoio ao retrocesso que representa Marco Tebaldi. Além de não ocupar sua cadeira na Câmara dos Deputados para ser Secretário de Colombo, após ser exonerado foi para Brasília votar a favor do novo código florestal brasileiro, uma lei combatida por vários ambientalistas mundo afora. Estão apoiando o mesmo ex-Prefeito do Flotflux e da retirada de parte da arborização urbana que existia na área central de Joinville. E o mesmo ex-Secretário da Habitação que liderou políticas habitacionais em áreas de mangue. Só pra citar alguns motivos que me fizeram ficar surpreso com esta aliança.

O PV se preocupa muito em fazer pelo menos um Vereador na cidade, por isso também não lançou ninguém para a  Prefeitura, para poder ter uma coligação boa na proporcional. Escolheu o pior caminho possível para conseguir tal feito, pois, além de apoiar Tebaldi, está em uma coligação proporcional com nomes fortes. Infelizmente neste 2012, o PV de Joinville ficará marcado por estar em uma coligação que não condiz em nada com o seu programa. 

PS: vale ressaltar que tenho respeito muito grande pelos integrantes do PV, mas considero necessária esta leitura.

16 comentários:

  1. Há algum tempo eu vejo o PV alinhado com o PSDB. Tome por exemplo sao Paulo e rio de janeiro... Ou 2010. Serra chegou a convidar a Marina Silva para a vice e parte do partido queria apoiá-lo no 2o turno. Infelizmente ideologia passa longe nos nossos quadros partidários hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o então candidato a governador do Rio pelo PV Gabeira participava de encontros e caminhadas com Serra e pedia votos para ele.

      PV é que nem o PPS, linha auxiliar dos neoliberais

      Excluir
  2. Convenhamos, em tempos de descobertas científicas importantes, principalmente na área da manipulação genética, em que se desenvolem "pragas amigáveis" para combater pragas danosas, não é o caso de se impressionar que a política entre na dança. Assim, podemos assistir a cenas inusitadas na palancada que virá nessa campanha. Marina Silva ao lado de Tebaldi e Maluf ao lado de Carlito... cá entre nós, Marina ao lado de Tebaldi fica até normal!
    P.S. Justiça seja feita: Caso não tivéssemos tido as tais "políticas habitacionais em áreas de mangue" talvez, hoje, não tivéssemos mais mangues... só uma imensa área invadida sobre palafitas!

    ResponderExcluir
  3. A diferença entre o eleitor e o político:
    Os eleitores piram numa carrada de barro. Os políticos piram nos montes de verdinhas.
    Tudo bando de vendidos.
    Assim todos pira nas eleições.
    Galo

    ResponderExcluir
  4. Em política nada combina, a não ser o jogo de interesses.

    ResponderExcluir
  5. Mais espantoso que PV e PSDB é o PT com o PP, que bancou a ditadura, torturou, e ajudou a familia Maluf a ter diariamente seu caviarzinho e champanhe na mesa. Mas como até Batman e Coringa estão coligados pelo bem de Gotham City, vou ter que ir de PSOL mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembram da frase: “no Brasil, Jesus teria de fazer aliança com Judas” Então, é isso mesmo.

      Excluir
  6. Sim sim. LHS e Paulo Bornhausen combinam

    Carlito e Voltolini também.

    E tem também o Lula e Maluf

    ResponderExcluir
  7. É bom lembrar que Marina Silva não está mais no PV porque não existe democracia interna naquele partido, não sendo realizadas novas eleições para Direção Nacional.
    O papo tecnicista do anel viário que tinha o Novaes está sendo incorporado pelo Udo, apesar do partido estar escorado no PSDB.

    ResponderExcluir
  8. Lembrando a todos que a Marina Silva perdeu o bonde da história ficando em cima do muro nas últimas eleições. Quem ocupa um cargo como o dela , e candidata a presidência , no mínimo espera-se que tenha opinião , poderia ter apoiado um dos 2 ou ter apontado os erros deles. Resumo : ela perdeu , e agora está esquecida na política nacional.
    Sim é coerente um partido pequeno se aliar a um grande ! e visto como está o PT em Joinville, com esta administração danosa à nossa Joinville , sobrou a coerência de tentar o PSDB !

    Charles continua ptzinhu ! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq vá de retro ?
      pq sou contra a opinião do Charles ?

      tô falando mal da Marina , ela se perdeu , não empolga mais ninguém !!
      O PV não é o Greenpeace ! ou seja, não tem tanta bandeira assim !!!!

      Excluir
  9. Só acho que Carlitinho está tampando todos os buraquinhos da cidade bem rapidinho. Acho que ele ganha no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  10. O PV nacional perdeu o bonde da história.

    Ganharam 20% dos votos válidos numa eleição que tinha tudo para ser plebiscitária. 20% é algo extremamente possível de ser trabalhado para uma candidatura de viabilidade eleitoral real.

    Poderiam converter-se no fato novo, no partido novo, na renovação verdadeira pela qual muitos clamam.

    Mas o episódio envolvendo a saída da Marina Silva sepultou qualquer movimento nesse sentido.

    Em Joinville, como bem disse o Charles, aliar-se ao PSDB de Tebaldi é ridículo. E pra ser sincero, há muito tempo já não espero nada do PV joinvilense.

    Os jovens brasileiros estão órfãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refiro-me às eleições presidenciais de 2010... é óbvio, mas preferi ressaltar.

      Excluir
    2. Guilherme , acho que a Marina perdeu , não foi o partido !
      O PV esperava da sua líder maior um projeto , tentar uma aliança com alguém , não cito o lado , mas ela deveria ter se posicionado em 2010!
      Quando ficou em cima do muro perdeu o partido e perdeu o bonde da história...
      Não gosto do PT nem da Dilma , mas se ela esquecesse os atritos anteriores , fizesse uma aliança , apoio, o que quiser chamar com Dilma; ela estaria na vitrine , no poder , enaltecendo o partido...
      no final das contas , ela deixou mais espaço para o PMDB...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem