quarta-feira, 14 de junho de 2017

Gestores, vereadores e empresários: Joinville ainda pode ser uma cidade próspera e sustentável.

POR RAQUEL MIGLIORINI
Basta uma breve caminhada pelo Centro de Joinville para constatarmos uma triste realidade: lojas fechadas, prédios históricos abandonados, calçadas estragadas, patrimônio degradado.

O abandono aumenta a criminalidades, desvaloriza imóveis e desperdiça todo equipamento público daquela região. A revitalização e reurbanização das áreas centrais não deixa a cidade somente mais bonita. Resgata a economia, a história, o orgulho e a gratidão dos moradores.

Temos muitos exemplos mundo afora e alguns aqui no Brasil que mostram como os investimentos retornam em curto prazo. Desnecessário dizer que, quanto mais tempo demora, mais caro fica.

Em tempos de aprovação da LOT (Lei de Ordenamento Territorial) e algumas revisões desta, cabe perguntarmos por que tantas pessoas defendem a expansão urbana  e, ainda, por que novos loteamentos não investem em equipamentos que melhorem  a qualidade de vida dos moradores.

Tratar da revitalização de áreas antigas e da criação de novos loteamentos parecem assuntos distintos mas não são. Vou usar como exemplo um novo loteamento no Bairro Vila Nova. Passando pelas ruas principais, observamos áreas enormes com ruas asfaltadas, rede coletora de esgoto e...só. Como a forma de pensar a cidade é mais tradicional que caixa de maisena, nem se cogita o uso de asfalto ecológico, ou de borracha, usado há mais de 40 anos nos Estados Unidos e feito com pneus velhos. A fiação não é subterrânea, o que, além de feio, impede uma arborização bem feita nas calçadas. Praças e áreas verdes?? Nem pensar. Embora a legislação seja clara nesse quesito, o que vemos é um terreninho abandonado, sem a mínima condição de uso.

A ONU-Habitat considera que uma cidade bem planejada tem a proporção 1:1 em áreas construídas e espaços públicos com áreas verdes. Essa equação é simplesmente desprezada em lugares onde a especulação imobiliária e o lucro de alguns esmaga qualquer possibilidade de vida digna.

Ao permitirmos que a cidade se degrade do Centro para os Bairros e vice-versa, tornamos  o processo de revitalização complexo e caro. A urbanização bem feita cobre qualquer custo do processo, gera empregos, tributos e novos investimentos. Bons investidores não olham para cidades que não apresentam um futuro sustentável e próspero. A forma como empresários têm olhado para Joinville é como quem enxerga apenas um Eldorado a ser explorado até o fim.

Cabe aos bons gestores, vereadores e cidadãos responsáveis, que devem se fazer  presentes nos Conselhos Municipais, mudarem essa situação.

2 comentários:

  1. Brilhante observação, excelente assunto abordado, não vi nenhum comentários, por um bairro que cresce muito, esses novos loteamento são como planta trepadeira, estão de todas formas, em todos lugares, parece que tudo em sua volta diferente não respeitam novas normas, exigidas, e leis servem para passar por cima, dos antigos loteamentos que não estão dentro conforme lei vigente ou próximo das leis e deixem pra que os moradores resolvam, seja desmembramento do lote que estão inventários como muitos no Bairro Vila Nova, ruas de chão batido, e esgoto sanitário que continua enterrado por enquanto não serve para nada, agora cabe vereador do bairro atravessar no meio, como interlocutor da prefeitura, para começar adesão de lajotas, na nossa visão parece que no bairro não anda linha reta, somente faz o que acha necessário, a tal revitalização rua xv de novembro que antiga subprefeita prometerá, não saiu, ficou no papel, foi até anunciado na home page prefeitura, emissora de Tv fez todo auê, foram que nem às palavras ao vento, e até agora nada, mais radares tem 03 por enquanto; A limpeza do rio águas vermelhas somente aconteceu porque grupo de moradores foram procurar Mp, não foi como desejado mais foi feito, ainda falta conter margens e aprofundar canal, e a empreiteira parou por falta de pagamento, mais certamente novos loteamentos vão ser verdadeira ilhas aterrado acima do antigos loteamentos,(basta verificar) e certamente não vão ser atingidos por novos alagamentos, e pela chuvas, como era conhecido o bairro, formula de expandir é essa, mesma empresa que investe em expansão do bairro, são mesma que também financia campanha, não será nenhuma novidade se vereador do bairro ganhar deputado, afinal já batemos 50 mil habitantes, e poderemos ser distrito de Joinville, conforme seu próprio matéria em seu jornal, é esperar pra ver agora quando acabar lotes, o que vão fazer, vai ser verticalizado a área rural, onde à água abastece grande parte da cidade, temos que ficar atento na calada da noite com lot, afinal pois à população sempre última ser consultada afinal vale mais opinião do empresário do que moradores!! Os aparelhos público não cresce conforme o bairro, isto preocupante!! Sim, certamente tem lado lindo da tradição germânica, as nascente, fica convite Senhores (a) para festa do Bairro mais antigo da cidade, Neudorf agora em julho!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem