segunda-feira, 20 de março de 2017

Temer: diplomacia de churrascaria não funciona

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Michel Temer levou embaixadores a um churrasco após as denúncias do “Carne Fraca”. Onde foi que li essa notícia? Num dos muitos jornais europeus que estão a cobrir o escândalo na produção de carnes no Brasil. A notícia correu o mundo com a rapidez de um rastilho de pólvora. Não deu para estancar a sangria. Temer está a ser naïf ou mal assessorado, porque a notícia do churrasco serve apenas para pôr mais brasa na churrasqueira do escândalo. Ferro enferruja, ensina o marketing.

Temer é do tempo em que os problemas se resolvem num churrasco com os "amigos". Mas para piorar o quadro, alguns jornalões publicaram que a churrascaria onde foi realizado o repasto só serve carnes importadas. Europeias, australianas e uruguaias. Fontes do Palácio do Planalto apressaram-se no desmentido e disseram que todas as carnes servidas tinham origem no Brasil. Não adianta. Todos sabemos que em tempos de pós-verdade e fatos alternativos as pessoas preferem ficar com as versões negativas.

A intenção de Michel Temer era criar goodwill com os embaixadores e torná-los porta-vozes da causa brasileira. A ideia é um tanto ingênua. Se estamos a falar de questões de segurança alimentar, então é obrigatório que os interlocutores tenham alguma autoridade e poder de decisão sobre o tema. E os embaixadores pouco podem fazer. Aliás, sintomático que a imprensa internacional a pôr o tema em foco é da área de negócios.

Há uma constatação inevitável. No exterior, a imagem das carnes brasileiras sofreu um forte abalo. Pode não ser irrecuperável, mas vai levar algum tempo até que a confiança seja restituída. Nem se trata de convencer o consumidor estrangeiro, porque este provavelmente não está tão atento ao tema, mas sim os responsáveis pela segurança alimentar. Pelo menos que se refere à Europa, o tema é levado muito a sério e por vezes as ações roçam o exagero.

É possível ler, aqui e acolá, que o problema não é tão grave como a repercussão faz crer. E talvez não seja. Mas estamos a falar de percepções. E essas são muito difíceis de mudar. Neste momento, a carne brasileira tem muito contra e nada a favor. Aliás, até o preço conta, porque pelo menos na Europa é mais cara que a carne local. Enfim, é mais um setor forte da economia brasileira que ameaça soçobrar.

Uma coisa é certa: a diplomacia de churrascaria não funciona. Tanto que União Europeia, China, Coreia do Sul e Chile, até ver, decidiram impor barreiras à importação de carne do Brasil. E depois do petróleo e da construção civil, a indústria da transformação de carne vem se somar a uma espécie de desmonte da economia nacional. E pensar que as coisas apontavam em sentido diferente até 2013. Que ano mais azarento.


As notícias sobre o escândalo da "Carne Fraca" percorreram o mundo. Há muitos interesses em jogo.

29 comentários:

  1. Olha, o marketing de Temer pode ser ingênuo, mas, como presidente, está a fazer o papel dele junto aos embaixadores.

    Mas vamos falar sobre o problema com carne. Em qual governo foi criada a JBS e a Brazil Foods, as duas empresas que passaram a controlar os frigoríficos nacionais? No governo do “Amigo”, ora. A JBS recebeu do BNDES mais de 12 bilhões do dinheiro dos brasileiros para os amigos do “Amigo” concentrarem empresas e se transformar no maior frigorífico do mundo. A BRF é outra estrovenga criada no governo petista, também com anuência do CADE e BNDES, tudo sobre o manto abençoado do “Amigo”. Bons tempos quando o país tinha a concorrência de Sadia, Perdigão, Seara, Swift, mas o CAPITALISMO DE COMADRES, mais conhecido como CAPITALISMO DE ESTADO (aquele da Venezuela) que o “Amigo” e seu poste tentaram implantar no Brasil trataram de manter a produção desses frigoríficos sob o manto de duas empresas.

    Falando em marketing, existe cena mais grotesca, mais mambembe do que aquela com o “Amigo”, Dilma e o Coronel do Ceará (Ciro Gomes) no interior da Paraíba a reclamarem a “paternidade, a maternidade e a irmandade” de uma obra inacabada, que custou o dobro e foi palco de corrupção?

    ResponderExcluir
  2. Sertinho, Antônio Carlos. É por causa de tolos como tu (longe de mim pensar que tens as posições que tens por má formação cultural, ética ou moral) que Michel Temer acha que é legítimo. De qualquer forma, talvez ele tenha convidado os embaixadores errados, porque União Europeia, China, Coreia do Sul e Chile optaram por impor barreiras à importação de carne do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temer é presidente legítimo por dois motivos:
      - teve os votos de Dilma, inclusive quem votou na chapa Dilma/Temer foi a esquerda controversa;
      - substituiu a tempo uma mulher burra no governo que estava levando o país ao buraco.

      Excluir
    2. E sempre alguém com o argumento da "mulher burra". Inteligentíssimo.

      Excluir
    3. Só mais um misógino. Parece que Joinville tá infestado deles.

      Excluir
    4. Se fosse um homem, chamaria de homem burro, mas a Dilma é uma mulher.

      Excluir
    5. Mais um monte de sectários, Joinville esta cheio deles. De pessoas a transformar uma qualificação individual em um xingamento coletivo ou no caso numa classificação de gênero.
      O Temer não é meu presidente, mas foi dos males o menor.
      A esquerda esta de desbunde, tipo uma mulher feia procurando celulite na bunda da Gostosona.
      Podem criticar o Temer mas façam direito, ta feio isso. O Temer ta sozinho, nem a direita ta do lado dele se meteu em coisas grandiosas demais como a reforma da previdência,coisa que governos populista não tiveram a coragem de fazer.
      E ele esta na encruzilhada da operação lava jato como toda turma do pt.

      Excluir
    6. É muita misoginia mesmo afirmar que a Dilma, nossa Mulher Sapiens, é burra! Ela é um gênio!... e está prestes a revelar ao mundo uma tecnologia para estocar o vento! Esta notícia será revelada por ela mesma em francês, espanhol e... até mesmo em português! Aguardem...

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    7. +2 ????
      Essa é a tua resposta? KKKKK
      Defender a Dilma deve ser tarefa mais difícil do que advogar em defesa do goleiro Bruno!

      Agoniiiiiiiiiiiiiiiiiiza!... KKKK

      Excluir
    8. Baço. Cuidado q isso pega. Vai brincando, vai.

      Excluir
  3. Bons tempos.. quando o país tinha o cartel da Sadia, Perdigão, Seara, Swift.. e seus big boss se reuniam no Leopolldo pra traçar as "estratégias" a serem seguidas pela mão invisível. Bons tempos.. quando os cofres públicos irrigavam bancos falidos sob anuência do inimigo número 1 do setor produtivo. Bons tempos...quando o capitalismo de compadres mantinha o dólar artificialmente em paridade com o real, pra depois tocar uma maxi e encher as burras dos afilhados...bons tempos...quando a tropa de choque governista varria toda corrupção pra debaixo do tapete..bons tempos quando tínhamos um engavetador oficial da república. Enfim, bons tempos.. quando ainda não existia internet e a gente não sentia vergonha alheia por comentários como esse lá de riba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, temos um delator!
      Lemos, Curitiba fica logo ali. Aproveita a operação carne fraca e diz lá o que sabes.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    2. Os bons tempos duraram tanto que prescreveram...

      Excluir
  4. Lemos, seu comentário foi muito oportuno. Alguns ainda não acordaram para o que está acontecendo no país. E ficam falando a mesma coisa sempre: fora PT, a culpa é do PT, esquerdopatas, etc. Quando irão acordar e perceber que o Brasil de Temer, Renan, Rodrigo Maia, Eunício Oliveira, Aécio Neves, Serra, etc. não é o Brasil que tem como objetivos construir uma sociedade livre, justa e solidária? Esses objetivos cheiram a comunismo, coisa de vermelhos bolivarianos?!? Ah, não, está na Constituição Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Juarez, seguinte:
      Nunca antes na história deste país, nem nos tempos do Império, nem mesmo nas Ditduras Positivistas se roubou tanto como nos 13 anos de governos petistas de Lula e Dilma. Isso é fato! Não há como contestar! Então não há como fazer um paralelo com o antes e depois de 2003. Entendeu?

      Excluir
    2. Pelo menos é nisso que queres acreditar, Anônimo das 18:25. Porque antes disse devias viver na lua. Não... devia ser em Marte. Hoje é que vives no mundo da Lua.

      Excluir
    3. Anônimo das 18:25, que maledicência, de sua visão pequeno burguesa. O tudo que o PT fez esta eternamente justificado em nome da justiça social. Eles não roubaram estavam em um projeto para deixar o mundo mais humano e mais justo.

      Excluir
    4. FHC disse exatamente isso ao justificar a roubalheira de seu governo, mas que nunca foi publicada nem veiculada pela grande mídia. Portanto, tecnicamente, nunca houve roubo, ou se houve, não dispomos dos números oficiais (fornecidos pelo JN). O que leva o povo com problema com as sinapses, concluir q NUNCA se roubou tanto...mesmo que para condenar, seja necessário apelar para a teoria do domínio do fato, pedalinhos e triplex rastaqueras. Mesmo comparando o padrão de vida dos caciques petistas com o dos caciques tucanos, pmdebistas, demoníacos, pepistas e similares...esse povo que Brecht chamava de analfabeto político, insiste em repetir o senso comum colado por marinhos, frias, mesquitas e civitas da vida; "Nunca se roubou tanto"...chavão que foi criado pela mesma cepa que criou o "Brasil ame-o ou deixe-o".

      Excluir
    5. Tens uma paciência, Lemos. Não vale a pena tentar argumentar com os caras. É um caso de ignorância voluntária. E por isso é irredutível.

      Excluir
    6. Verdade, Baço. Isso me faz lembrar um aforismo dum daqueles mestres chinas. "Se vc quer ser feliz, nunca argumente com um idiota".
      Felicidade.. aqui me tens de regresso.

      Excluir
    7. Pelo jeito eles estão demorando pra encontrar uma resposta no manual. Tenho uma cópia que achei na lata de lixo e vou dar uma ajuda....deixe-me ver..ahhh, achei. Pagina 7. "Não temos bandidos de estimação". Pag 10. "Já recebeu seu pão com mortadela de hj?". Pag 11. "Onde se lê somos todos Cunha, leia-se somos todos Temer". Ainda na pag 11. "Nossa bandeira nunca será vermelha". Pag 12. "kkkkkkkkkkkkkkkkk, chola mais".

      Excluir
    8. Lemos, diz aí. Trabalha em qual sindicato?

      Excluir
    9. Sindicato dos comedores do fiofó de anônimos curiosos.

      Excluir
    10. Mais um esquerdista de merda...

      Excluir
  5. Talvez você acredite que no tempo da ditadura militar é que era bom, quanfo não havia corrupção. Isso explica que tipo de pessoa é esta anônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão simples pegar a porra do Google e digitar: "ditadura corrupção". Mas não adianta...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem