segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Einstein e o IPPUJ

POR JORDI CASTAN
Einstein foi um visionário, um homem à frente do seu tempo. Mão só pela sua capacidade de elaborar teorias que só puderam ser comprovadas muito tempo depois, como pela sua visão de como funcionavam ou poderiam funcionar algumas organizações e institutos. Sem conhecer Joinville ou o IPPUJ, antecipou a sua filosofia e forma de ação. Não só pressupôs a sua ação sobre cidade como anteviu seu impacto sobre o presente e o futuro de Joinville.



Discorreu Einstein que, embora em princípio uma teoria possa ser provada por experimentos, o inverso não é verdadeiro. Não há um caminho que leve dos experimentos à elaboração de uma teoria. Einstein não sabia naquele momento que era possível, no século XXI, em uma cidade, que um órgão municipal pudesse se dedicar alegremente e de maneira estulta a realizar experimentos, sem que fossem alicerçados por nenhuma teoria. Que não fosse necessário desenvolver nenhum modelo de planejamento teórico, nem, menos ainda, instruções e estudos confiáveis sobre como iniciar  seus impactos possíveis e desejados e os riscos que deveriam a todo custo serem evitados. Einstein entendeu que nestes casos ficaria mais distante a possibilidade de dar-lhes sequência e avaliar seus resultados, fazendo as consequências desta série de experimentos imprevisíveis e perigosas.

Pode ser que esta forma irresponsável de experimentar seja a única justificativa para a situação caótica em que se encontra Joinville. Poderia até ser, como alguns pressupõem maldosamente, que toda esta situação não seja o resultado de um plano intencionalmente perverso, mas o da mais pura e autêntica inépcia. Só assim para entender que tantos desatinos possam suceder de forma sistemática e corriqueira. 

5 comentários:

  1. Eisntein? IPPUJ? Porra Jordi,... já? Assim, tão cedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão. einstein e IPPUJ na mesma frase e de manhã cedo foi demais.
      Desculpa.

      Excluir
  2. Experimentos motivados fundamentalmente para corresponder à particularizados interesses dominantes de predatórios exploradores deste território.

    ResponderExcluir
  3. Positivistas em todos os lugares, Jordi...

    ResponderExcluir
  4. Viva a volta às aulas!! Pra que makete e estudos se por fazer um estudo de caso? Hahah

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem