quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Cães, gatos e lama


POR RAQUEL MIGLIORINI
O ano mal começou e já vemos promessas de campanhas sendo levadas pela enchente. O Executivo e o Legislativo se batem e se misturam na lama deixada pelas águas. Vereador dá entrevista afirmando que o papel do Legislativo é ajudar o Executivo. Vereador comunica que será feita limpeza de rios após sua solicitação ao subprefeito. Vereadora  coloca no Facebook que o Executivo atendeu prontamente à solicitação de um castramóvel.

Podemos destrinchar cada uma das falas e ações. No primeiro caso, eu podia jurar que o papel do Legislativo era fiscalizar o Executivo, criar leis e propostas . Se é para ajudar, deveria ser a cidade e os cidadãos, não é não? A entrevista deixa claro que oposição não é saudável para o bom andamento das atividades do Executivo. Inacreditável.

No segundo caso, temos um conflito entre a fala do vereador e a do Secretário da Seinfra que afirmou limpar os rios duas vezes por ano. Um outro olhar seria: só limpa rio quando vereador solicita? O subprefeito não faz vistoria? Vale lembrar que as chuvas mais fortes ocorreram na segunda quinzena de janeiro. E, nunca é demais dizer que esse tipo de limpeza, onde a vegetação é totalmente retirada das margens dos rios, só aumenta o risco de erosão e consequente assoreamento, levando a mais cheias na próxima chuva.

Antes do terceiro caso, um pouco de contextualização: em meados de 2013, o vereador Lioilson se solidarizou com a causa animal e procurou a Secretaria do Meio Ambiente para uma campanha maciça de castração em cães e gatos, através da aquisição de um castramóvel. Foram feitas reuniões com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, em Florianópolis e com a coordenação do curso de Medicina Veterinária do IFSC, em Araquari. 

A resposta foi que estagiários poderiam fazer as cirurgias mas sempre acompanhados por um professor supervisor e que o uso de castramóveis eram regulamentados pelo CRMV desde que vinculados à uma Universidade. Em Novembro de 2016, o vereador publicou no seu Facebook que o prefeito havia se comprometido com a aquisição do veículo. Isso mesmo. Levou três anos só para se comprometer.

E podemos analisar o terceiro caso. Se temos três vereadores que lutam pela causa animal, por que só uma foi conversar com a Secretária da Saúde?A desunião e estrelismo só enfraquecem a causa. Se já existiam os veículos, por que o prefeito demorou 3 anos para se comprometer? Quando a vereadora diz que o serviço funcionará em breve, ela tem ciência que é necessário modificar o veículo, fazer as adaptações, equipar e tudo o mais? Para isso, precisa de termo de referência e licitação. E, como a população toda já pôde perceber, agilidade não é o forte da prefeitura. Quem trabalhará nesses veículos?

Diante de todas essas dúvidas, fica uma certeza: o Executivo tem a obrigação legal de controlar a população de cães e gatos e de zelar pelo bem estar desses animais. O Executivo tem a obrigação de fazer a manutenção da cidade. Não precisa de vereador pra ir atrás disso. Cabe aos vereadores fiscalizarem se a lei está sendo cumprida. Chega de populismo.

4 comentários:

  1. É claro que a falta de limpeza em bueiros e córregos ajudam a agravar o problema das enchentes em nossa cidade. Porém, vemos constantemente nas redes sociais, aquelas fotos antigas, das décadas de 20 e 30, com as mesmas ruas alagadas. Não creio que naquele tempo a falta de limpeza fosse o fator determinante para as cheias. Aliás, naquele tempo, não tínhamos nenhuma rua asfaltada e pouquíssimas calçadas. Ou seja, a drenagem do solo era melhor do que temos hoje. Os rios eram limpos (tomava-se banho neles)! Essa cidade foi construída sobre o mangue! Quando a chuva forte coincidir com a maré alta, vamos continuar a ter esse problema em nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto isto anônimo, ao invés do Executivo e Legislativo se unirem para o cumprimento da legislação, o que se vê é os dois sempre acomunados para burlar as leis e prejudicar o público para benefício do privado.

      Excluir
    2. Imagino que neste "executivo" e "legislativo" estão os partidos de direita e esquerda!

      Excluir
  2. Diria que ultimamente, tem sido texto aqui tem verdadeira pauta bomba, agora explodiu, o que me chamou atenção, que foi tirado veículos, dos vereadores, por isto não pode percorrer pra apenas olhar problema, que próprio secretário, subprefeito admitiram, que hora não foi feito, isto já motivo de demissão ou melhor exoneração, mais vamos um detalhe que me chamou atenção, pegando carona item do texto, defesa civil não tinha veiculo especifico pra chuva, tiveram que pedir auxilio clube do jipe, conforme imagem alguns de ter assistido pra resgatar os queridos velhinhos do lar ou asilo, nenhum vereador que já tantas passagem na legislaturas, não tiveram ideia de equipar pelo menos bombeiro voluntários, com esse veiculo anfíbio, isto poderia auxiliar, o radar pra avisar que isto iria acontecer acho que é querer demais, mesmo porque gestor confiou na sua equipe, que responde sempre prontamente aos eventos, o que fazer ginásio abel schulz, pois imprensa não se divulga mais sabemos que foi invadido lodo e lama, meteorologia nunca erra natureza que muda constamente, amigos nesse exato momento temos mais dúvidas do que propriamente ações concretas, agora esperar que passe logo período, que com muita sorte não ira se repetir!! Acridite

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem