segunda-feira, 23 de março de 2015

Planejamento onde?

POR JORDI CASTAN



Quanto mais o prefeito se empenha em mostrar os resultados da sua gestão e os logros do planejamento, pior fica. Outro dia chamou os que ridicularizam o planejamento de conspiradores contra a democracia. Menos, prefeito, menos. Ninguém está ridicularizando o planejamento da sua gestão. Por que ela, a sua gestão, não precisa de ajuda e se ridiculariza sozinha.

Um dos episódios mais emblemáticos é a duplicação da avenida Santos Dumont. Um espetáculo de improvisação. Até agora só 6% da obra ficou pronto e a empreiteira quer aumentar o custo. Uma obra que se alastra desde há dois anos e que leva um ano parada. Na visão simples do munícipe é uma série de erros. Se não fosse trágico o resultado, já houve 14 mortes por acidentes na Santos Dumont desde o início das obras. Poderíamos falar de uma comédia de erros.

A obra se iniciou sem ter o projeto definitivo, nem previsão para as desapropriações e nem um cronograma real. É como contratar um pedreiro para construir uma casa num terreno que não este ainda comprado, montar canteiro de obras, começar a fazer a caixaria, colocar tijolo e material de construção e ter que parar porque o dono do terreno não recebeu ainda o seu dinheiro. A justificativa do imprevidente gestor é que esperava que mais terrenos fossem doados. Os agricultores da Estrada da Ilha chamariam este modelo de gestão de “contar com o ovo antes da galinha”. Às vezes funciona, mas um bom gestor não pode planejar uma cidade do tamanho e da complexidade de Joinville desta maneira.


Agora, depois de dois anos de festa e foguetório, surge a ideia de outro traçado, de outro projeto. A nova proposta assegura que a duplicação é possível com menos desapropriações e por um custo menor. Onde estavam estes gênios da engenharia na hora de fazer o primeiro projeto?  Quem teve a ideia de iniciar uma duplicação desta envergadura sem ter o dinheiro para pagar as desapropriações?

Isso é planejamento? Estou achando que esta gestão domina melhor a arte da gesticulação que a do gerenciamento. O tempo dirá, mas de momento, de gestão e planejamento tem-se visto muito pouco e o relógio não para. O tic-tac é implacável. Já passou mais da metade do tempo e não há traços da dita gestão.





11 comentários:

  1. Jordi, só um adendo: o projeto de duplicação não começou no governo do Udo, os “engenheiros” e “arquitetos” do SEINFRA e IPPUJ já estavam lá bem antes do empresário. O Projeto de duplicação passou pelas mãos do Tebaldi (pra mim o menos pior até agora!) e do "Vácuo" antes de chegar no alemão. Justiça seja feita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com a total INcompetêcia do "dotô" Udo ele é melhor que Tebaldi pelo simples fato de não ter sido (ainda) condenado na justiça.

      Excluir
    2. Enquanto administrador, Tebaldi fez mais por Jlle do que os dois últimos.

      Excluir
  2. Justiça seja feita. Mas no caso do Jordi, Justiça nunca será feita. É leviano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leviano é quem iniciou uma obra desta envergadura de forma improvisada. Justiça seja feita.

      Excluir
    2. Nao sei se leviano é o melhor termo, mas que é sinal de incompetência, lá isso é. E votei no Udo e pelo quadro que se apresentou no segundo turno votaria de novo.

      Excluir
    3. Leviano: Que julga ou procede irrefletidamente; precipitado, inconsiderado,

      Excluir
  3. vcs sabem qual prefeito vai agradar o jordi? aquele que der um cabide a ele....solução para evitar as criticas do Jordi de um cargo para ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou quando tenhamos um prefeito competente, nas ultimas decadas não tivemos nenhum e nenhum dos que começam a se assanhar parecem melhores.

      Excluir
    2. Caso analise a conjuntura dos fatos, sem paixões, podemos provar que o Carlitos foi o melhor prefeito entre os três. Apenas teve o azar de assumir depois do caos implantando pelo Tebas e o Korrôna. Aliás, o Korrona é o mesmo SEFAZ do Tebas.... Uhmmmm.... YUdo é centralizador quando o estado precisa de politicas em rede e descentralizadas. YUdo coloca um burocrata pra cuidar da burocracia (Tirolês da exSeinfra). YUdo extingue a Fudema, a Fucutura e o IPUNJ nada.... Essa é a gestão do menos pior. Toma Jórdi, embala que o filho é teu, do Guilherme e do Junqueira. ;)

      Excluir
    3. Esquecem que o menos ruim ainda é ruim.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem