sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Marinando

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Reservei-me de comentar as eleições deste ano aqui no blog, pois considerava que a morte de Eduardo Campos não geraria cenários sólidos, e a espera seria necessária. Por um lado, a comoção nacional em torno do ocorrido geraria um cenário favorável para a ecocapitalista Marina (com seu natural crescimento nas pesquisas) e, por outro, um ataque direto de Dilma e Aécio, temendo perder espaço.

Quando um candidato ganha notoriedade, sua vida é revirada por partidos, imprensa e população. Foi isto que aconteceu com a socialista. Sua atuação como Ministra foi posta em xeque juntamente com suas relações com os banqueiros e mega empresários do país. O vice escolhido, Beto Albuquerque, tem estreitas ligações com o agronegócio e contraria tudo aquilo que Marina fala. Contrariedade, digamos, é a marca registrada dela: o escândalo sobre as políticas LGBT no plano de governo fala por si só.

Em um trocadilho tosco, sempre pensei que as intenções de voto para Marina estavam "marinando" em torno do que aconteceu com o jatinho lá em Santos. E a tendência, após as semanas passarem, seria a acomodação para perto do cenário "normal", com Aécio e Marina se aproximando, e Dilma mantendo a ponta, principalmente pela força da máquina estatal e as alianças que ela possibilita. As últimas pesquisas mostram isto. Até a tão badalada vantagem de Marina no segundo turno vem diminuindo.

Quanto aos demais candidatos, outro cenário de acomodação em direção ao natural: Pastor Everaldo desce de seu posto de surpresa, e dá lugar para candidatos com propostas mais densas, como Luciana Genro e Eduardo Jorge. E o resto vira meme na internet ou é motivo de piada.

No segundo turno o jogo é outro, claro, mas a comoção acabou e a fidelidade em torno de Marina está chegando ao fim. É consenso que candidato que sobe rápido demais nas pesquisas e na hora errada, não leva. É esperar para ver.

13 comentários:

  1. Já percebe pelo baixo nível das propagandas vinculadas pelo PT contra Marina Silva, pagas com dinheiro de empreiteiras, banqueiros e “algo mais”, o desespero para permanência no poder e a manutenção do aparelhamento do Estado. Estado esse agigantado e ineficiente.

    Amigo, o PT está se mostrou uma máfia! Não bastam os escândalos e a incompetência? Até quando essa ideologia esquerdista estúpida vai nortear as escolhas por candidatos em detrimento da razão? Marina é tão conservadora quanto o Lula, qual o problema?

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Eu ainda torço pela vitória de Dilma, pois o brasileiro não merece coisa melhor.

    ResponderExcluir
  3. Charles, eu diria que Marina ė uma EcoPetista, muitos dos seus prováveis eleitores não a conhecem. Felizmente escolheu um vice comprometido com a geração de riqueza/renda, espera-se que não seja apenas ilusão eleitoral.
    Para a sobrevivência dos brasileiros gostaria de propostas mais sérias que efetivas com a produtividade, que essa Marina não me parece ter capacidade de implementar.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que abri um sorriso com o título. A Dilma leva no 2o turno disparado e eu queria dar uns bjinhos na Luciana Genro. Acho a voz dela muito bonita. Depois dessa eleição, a Marina desaparecerá.

    ResponderExcluir
  5. Esta convulsiva análise da eleição presidencial, nos mostra que não é porque alguém tenha feito um mestrado e esteje (sic) cursando um doutorado, saiba fazer uma análise concisa dos fatos.
    Não há consubstancia nos candidatos Luciana Genro e Eduardo Jorge. Existe, neles, uma boa, e embasada, visão sobre um determinado estrato da sociedade e por isso são bem vindos ao debate. Não mais que isso.
    Mas a esquerda envaidecida esta no mesmo patamar de praga social que a direita envergonhada.
    Ambas fazem parte de uma minoria que não aceita o diálogo e o meio termo, ou seja, não existem para construir algo coletivamente melhor.
    Este é o motivo de conviverem tão bem por aqui, no Chuva Ácida...
    Hora, hora... Luciana Genro e Eduardo Jorge, os melhores candidatos... Hora, hora...
    Aliás, este colunista tenta, mas não consegue esconder seu preconceito contra pessoas que professa a fé protestante neopentecostal. Eu, que sou um católico relaxado, percebi a muito tempo, logo, as criticas a Marina tem razão de ser, não pelo conteúdo, mas sim pelo motivo.
    Marina está sendo apoiada pelo mercado financeiro porque foi clara, ao dizer que dará ao mercado o que é do mercado, e continuará a dar ao povo o que é do povo. Não há um estado capitalista moderno que sobreviva a um embate com mercado de capitais que não sofra um ataque especulativo destruidor. Vejam a situação da Venezuela e da Argentina. Sem a relação interpessoal entre estes dois agentes, não há equilíbrio. Lula, a seu tempo, foi este equilíbrio. Dilma não é mais, Marina o será, novamente.
    Analisem que, além disso, tudo o que levou o Brasil a viver um período de visibilidade mundial maior, foi o que Lula construiu de imagem no exterior. E ele precisou construir esta imagem, descontruindo a primeira, de sapo barbudo que era, para, então, o Brasil usufruir de uma relativa relevância.
    Marina não precisa construir esta imagem. Ela já é respeitada internacionalmente. É a pessoa mais indicada para dar o próximo passo.
    Dilma representa a continuidade do que está ai.
    Aécio representa a volta ao passado.
    Marina é a opção de futuro.
    Luciana e Eduardo Jorge são necessários para qualificar o debate.
    Os demais são folclore, inclusive o pastor Everaldo.
    Sobre as suas contradições, os que muito a questionam sobre a revisão do seu programa de governo, deveriam ater-se ao fato que, com esta atitude, ela mostra-se alguém que aceita o diálogo, os diferentes pontos de vista e sabe rever seus conceitos. E isto é bom! Ou a maior critica à Dilma não é o seu modo inflexível de governar o País, de forma a pensar ser, ela, autossuficiente?
    Hoje não há, nestas eleições, nada mais próximo do equilíbrio que a candidata do PSB.
    O PT, por mais que eu tenha sido seu fiel eleitor, precisa de um período de desintoxicação do poder. É necessário, para que ele, o PT, sobreviva.
    Quem imagina ser autossuficiente em suas ideias, quem imagina ser o possuidor da verdade absoluta, quem não aceita dialogar, quem não aceita um candidato por causa de sua religião, não tem legitimidade para criticar de forma a ser levado a sério.
    Por isso é necessário desconstruir pensamentos lineares como o texto que implicou neste comentário pois, assim como a direita envergonhada, a esquerda envaidecida é, como ela, um perigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de dessa paulada, sugiro ao Charles, ao Clóvis e ao Baço que peguem os "cheirinhos", as mamadeiras e voltem pras caminhas. O Felipe voltou a ser um zigoto.

      Excluir
    2. Perfeito, anônimo 10:39.

      Excluir
    3. "Aliás, este colunista tenta, mas não consegue esconder seu preconceito contra pessoas que professa a fé protestante neopentecostal. Eu, que sou um católico relaxado, percebi a muito tempo, logo, as criticas a Marina tem razão de ser, não pelo conteúdo, mas sim pelo motivo."

      Prove.

      Excluir
  6. É assustador ver pessoas supostamente esclarecidas apoiando a candidatura de Dilma Rousseff. Não estão enxergando o aparelhamento pelo partido até nos institutos oficiais de pesquisa, como o IBGE, ou acreditam que esse erro crasso sobre a divulgação do GINI não foi proposital em plena campanha política? Agora o PT (não o governo) terá pleno controle nos dados divulgados do PNAD. E assim, aos poucos, o outrora "partido da esperança" vai colocando em prática o modus operandi que queria impor contra as ditaduras militares. O PT planeja algo parecido com o que ocorre na Venezuela e Argentina, só não enxerga quem não quer. Nem todos que agora defendem o partido farão parte da oligarquia, queridos.

    Julia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, não se preocupe. Já conversei com a camarada Dilma e o camarada Lula e eles me garantiram uma boquinha, como retribuição aos serviços prestados.

      Excluir
    2. Qual a sua referência de esclarecimento e fonte confiável? Veja, Rodrigo Constantino, Folha de SP, ou Olavo de Carvalho? Você está citando a sempre revolução vermelha que estas fontes duvidosas pregam o tempo todo... esquizofrenia é um problema para se tratar com psiquiatra não na internet...

      Excluir
    3. Não bastam os escândalos? Colocaram um coelho para cuidar das alfaces durante 8 anos e não "sabiam de nada"? A pessoa que atualmente preside o país foi presidente administrativa da maior estatal do Brasil e sequer leu (ou entendeu?) sobre a compra de uma refinaria falida nos EUA! A mesma presidente fez “contratos de boca” e “contas de padaria” com a estatal venezuelana PDVSA (que sequer investiu U$1) para construção de uma refinaria em PE que se arrasta até hoje e era para custar 2,5 bi e já está em 25 bi! Esse governo do PT não assume nada, a frase “não sabia de nada”, antes associada ao Lula, virou moda na boca de petista. Toda semana tem escândalo. Portugal Telecom, Eike Batista, “Rosemary Poderosa”, Petrobras, doleiros, obras inacabadas, Sarneys, Lobão, Maluf são, no mínimo, indícios de bandidos cuidando do patrimônio do país. Sem contar problemas de infraestrutura, imprevisibilidade econômica, diminuição dos níveis de educação e saúde.

      Hoje quem vota no PT é mal informado, ignorante ou mal caráter. Não tem ideologia capaz de explicar tamanha desfaçatez.

      Eduardo.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem