quarta-feira, 8 de maio de 2013

Hábito de ler

Parque em frente a biblioteca central em Helsingborg

POR FERNANDA M. POMPERMAIER


Na Suécia não existe televisão em salas de espera, existem livros, revistas, jornais e até livros infantis.
Consultórios médicos, de dentistas, clínicas, órgãos do governo, nada de televisão. 

Uma amiga passou uma semana no maior hospital da cidade, internada por ter tirado o apêndice e outras complicações.  Fiquei impressionada, não tem televisão nos quartos. À princípio, me indignei, como assim? E o tédio? Como as pessoas fazem para passar o tempo? Simples, eles lêem.

Um parêntese: o hospital é público, e parecido, digamos assim, com o Da. Helena. Todos na cidade frequentam o mesmo hospital, as pessoas não costumam ter plano de saúde, não tem necessidade.

Sala de televisão no hospital
Os únicos espaços onde tinham televisões, eram as salas reservadas para elas. Uma sala com café, chá, poltronas e uma tv num canto, num espaço pouco privilegiado (como aparece na foto). Haviam ainda outras salas para receber as visitas, sem televisão.

Nas paredes muitas obras de arte, e os pacientes, a maioria, com um livro na mão.

Isso demonstra como a leitura é presente na sociedade sueca.

Educação aqui é coisa séria e não se mede esforços quando o assunto são livros, informação, estudo.

Nas bibliotecas você pode pegar até 50 livros por mês e 30 dias é o prazo para devolver. Vencido o prazo, no próprio site da biblioteca (link abaixo), você pode renová-lo para mais 30 dias, e mais, e mais, desde que o livro não esteja reservado por alguém. As reservas também podem ser feitas pelo site, na sua página pessoal. Se a biblioteca não tiver o livro, eles consideram a possibilidade de comprar. A maioria dos livros são em sueco, claro, mas tem um acervo grande em outras línguas, inclusive em potuguês, com obras de Machado de Assim ou José de Alencar. É possível reservar e-books, dvds, audio-books, cds, ou livros infantis.

As bibliotecas são pontos de encontro.
Na central existe um café sempre bastante movimentado que serve almoço, lanches e doces. No inverno eles servem uma sopa que é a melhor que já comi na vida.

Além da biblioteca central, existem algumas em bairros, também com estrutura para receber bem os leitores e seus filhos. Em todas, espaço para a criança ler ou brincar.

Nas estações mais quentes é possível pegar uma rede e pendurar nas árvores do parque que fica em torno da biblioteca como mostra a primeira foto do post.

Eu nem vou discutir os hábitos de leitura da maioria dos brasileiros, nem a frequencia, nem as escolhas, apesar do nome, eu não acho que auto-ajuda, ajuda muita coisa. Não estamos mesmo acostumados com horas e horas de estudo e leitura no Brasil. Tive uma professora que dizia que qualquer professora que não lê 1 livro por mês devia ter vergonha de ser educador. Eu confesso que não consigo tanto, mas tento.

O que eu queria mesmo era que alguém me dissesse que a principal biblioteca pública de Joinville não está ainda assim:  


Eu realmente espero que o prefeito consiga mudar o quadro e dar o incentivo literário que nosso povo merece.

Fonte: http://biblioteksnv.se/web/arena/startsida;jsessionid=8C4407A3FC26A2938844213A791907C1


7 comentários:

  1. Aqui no Brasil não temos dinheiro suficiente para que termos bons hospitais públicos, imagina escolas decentes e professores bem pagos. Praticamente tudo é sem cobrança de impostos e ninguém precisa acertar as contas com o leão! Nem nos contra-cheques há descontos de IR. Brasil é o paraíso para quem odeia impostos.
    Por isso não temos a qualidade de vida que há em países do primeiro mundo, como a Suécia, por exemplo. Sem contar que nossos políticos não recebem salários para desempenhar suas funções. Muito menos têm diárias para quando estão a trabalho em outras cidades.

    ResponderExcluir
  2. A maioria das pessoas que criticam os impostos não tem a mínima noção para onde eles vão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabem? Então diz...

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkk, pro povo é que não volta, cooooom certeza - talvez 0,01%.

      Excluir
    3. Juros e amortização da dívida pública = 47,19%
      Previdência social = 18,22%
      Saúde = 3,98%
      Educação = 3,18%
      Transferência para estados e municipios = 9,37%
      Outros = 18,06%
      Dados de 2012
      Fontes : IPEA, Ministério da Fazenda

      Excluir
  3. Esse papo de Suécia esta chato! Vira o disco. Mané?

    ResponderExcluir
  4. Quem eh mane mesmo?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem