sexta-feira, 17 de maio de 2013

Golpe 2014 – EU VOU!


POR FELIPE SILVEIRA

Antes de mais nada quero dizer que estarei presente neste evento: Golpe Comunista 2014 no Brasil! (clique no link para confirmar presença também). É, certamente, a melhor coisa que pode acontecer para o Brasil e nós estaremos lá para fazer a nossa parte na construção de uma sociedade decente.

Para quem ainda não sabe, o evento foi criado após mais uma ridícula e hilária tirada dessa galera mais maluca de direita. Segundo eles, os 6 mil médicos cubanos que o Brasil quer contratar para trabalhar em regiões do interior (onde nossos médicos playboys não querem trabalhar) são guerrilheiros que vão dar um golpe comunista no Brasil. Acho que nem Woody Allen pensaria num roteiro melhor.

Mas vou dizer por que eu acho que esse golpe é a melhor coisa que pode acontecer pra gente. Além de já ter uma orientação de esquerda há alguns anos, eu li este texto do meu amigo Eliton Felipe de Souza, do blog Deglutindo Pensamentos, que fala sobre o sistema de saúde cubano (recomendo a leitura depois que você acabar de ler este texto). Aí o meu raciocínio foi o seguinte:

Um dos principais problemas do Brasil é a falta de estrutura – física e pessoal – do nosso sistema de saúde (do qual eu sou fã, diga-se de passagem). Tanto é que políticos se elegem com a promessa de priorizar a saúde. Então, como Cuba teve de fato um golpe comunista e a saúde foi de fato priorizada, acho que nada melhor do que um golpe comunista no Brasil para finalmente priorizarmos a saúde por aqui.

Enquanto isso não acontece, porém, a gente tem que seguir trabalhando devagarinho. Apoiar a greve dos trabalhadores, lutar por um transporte público gratuito e de qualidade, reivindicar uma política de transporte que respeite a vida do ciclista e do pedestre e não privilegie o transporte individual e motorizado, apoiar a luta dos estudantes por uma educação pública de qualidade.

Todas as questões citadas acima foram temas de passeatas, manifestações e debates nos últimos meses em Joinville. Os servidores estão nas ruas, os estudantes foram as ruas, o movimento social trabalha as bases constantemente. Mesmo assim, é comum ver o discurso de que “os jovens não se interessam”. De fato, há uma grande parcela que está preocupada com essas questões, mas elas estão aí sendo discutidas por quem se interessa. E são essas pessoas que fazem as coisas acontecer.

Todo mundo pode fazer a diferença em algum lugar, seja na escola, no bairro, na Câmara de Vereadores ou até mesmo na internet, afinal, o ativismo de sofá também é ativismo. Mas quem não quiser fazer nada, não precisa se preocupar. Logo chega 2014 e o golpe comunista já está marcado.

25 comentários:

  1. Beleza. Faz o seguinte: pergunte aos brasileiros que vão a Cuba fazer seus cursos de medicina qual o procedimento para o reconhecimento e exercício da profissão no Brasil. Depois volte e continue a ladainha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi o vídeozinho bem montado e prestei atenção na mensagem nada subliminar ao final dele. Fica a pergunta: os jovens de outros países da América do Sul, da Europa, África e dos EUA, que fazem medicina em Cuba também são selecionados pelo MST do país de origem??

      Excluir
  2. Antes de mais nada esse negócio de revolução comunista é ridículo, digno do teatro do absurdo de Brecht. Dito isso, esse episódio da contratação de médicos cubanos reflete a velha filosofia de tratar paciente de UTI com aspirina. Reflete também a velha postura de achar que a saúde está centrada no médico. Acaso nesse lugares temos enfermeiros, psicólogos, dentistas e outros profissionais de saúde? Iremos importa-los de Cuba também? Acaso temos estrutura física e organização para um atendimento de saúde primária com um mínimo de qualidade? Parece que queremos cristalizar o modelo atual de uma saúde para ricos e outra para pobres. O sistema de saúde de Cuba é bom? Sim, com certeza.. para Cuba. Temos sim é que criar um sistema de saúde universal decente de acordo com nossas características sociais e econômicas e, claro observar a experiência bem sucedida de bons sistemas como o de Cuba, Canadá, Inglaterra e Austrália entre outros. Achar que médicos não vão para determinados lugares porque são playboys é uma geñeralização calcada no desconhecimento e no viés de uma opinião sem análise dos fatos. O nosso sistema de saúde tem uma filosofia muito boa mas, sem investimento e planejamento estratégico vai continuar muito abaixo do que poderia ser. Não pode é o estado não ter recursos para investir em saúde pública e subsidiar o sistema privado através de renúncias fiscais por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pra ser mala. qual é essa história de Brecht fazer "teatro do absurdo"?
      Maikon k

      Excluir
    2. Leia o texto citado pelo Felipe e verás que está fazendo uma tempestade num copo dágua.

      Excluir
  3. Golpe 2014 – EU TAMBÉM VOU!
    Mas como diz o Baço, só não sei hora e local ainda, aeheahaeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será em Caracas, La Paz e Quito, no dia 27 de Outubro de 2014, em homenagem ao nascimento de um popular político brasileiro.
      O horário ainda está sendo discutido.

      Excluir
  4. Antes que os preconceituosos e mal informados vomitem asneiras, segue uma matéria interessante sobre a questão dos médicos cubanos e o corporativismo do Conselho Federal de Medicina. É bom lembrar, o tal do exame de validação para médicos estrangeiros no Brasil é estranhamente rigorosíssimo para cubanos, e uma chupetinha com mel para os brasileiros.
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/por-que-os-medicos-cubanos-assustam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que preconceito e asneira tem dos dois lados, como sempre. Existe corporativismo do CFM? Existe. Masnão é por isso que vamos considerar que importar médicos cubanos é correto. A propósito os exames para cubanos e brasileiros que se formam no exterior é exatamente o mesmo.

      Excluir
    2. Negativo, já existem investigações sobre denuncias de provas bem distintas para estrangeiros, com bancas e provas diferenciadas.

      Excluir
    3. Denúncias são denúncias. Se você olhar o site do INEP que trata do Revalida vai ver que o exame é único.

      Excluir
    4. as provas tem também conteúdo prático, formado por uma banca que pode a qualquer momento "aprofundar" as perguntas..

      Excluir
    5. As denúncias de estrangeiros são abafadas pelo CFM, mas há situações que o Revalida pergunta coisas principalmente em provas práticas completamente inaplicáveis na medicina de saúde pública.

      Excluir
  5. Mas tem gente que não tem senso de Humor mesmo....eu vou estar lá também!!!!


    ResponderExcluir
  6. Concordo que a saúde brasileira deveria ser diferente, ou melhor, igual para todos. Mas também concordo com o lance dos play boys. Pergunta se eles querem sair do eixo Porto Alegre/Rio de Janeiro, independente do retorno financeiro? E na real, a preocupação nessa discussão nada tem a ver com o bem estar da pobreza - aliás, como dizia um personagem do Chico Anysio "quero mais é que pobre se exploda"-, e sim, com opção política, xenofobia e corporativismo. Se os médicos fossem importados do EUA ou da Europa, seria o máximo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante como as pessoas adoram generalizar. Isso deve ser porque ai não precisa pensar e fica bastante cômodo. Você sabia que as pessoas não trabalham apenas pelo retorno financeiro? Elas trabalham quando há boas condições para desenvolver seu trabalho. Nestas localidades deve ter de tudo não é mesmo? Advogados, engenheiros, dentistas... São playboys também? Parafraseando o assessor do Bush. "É a economia estúpido".

      Excluir
  7. Poderiam fazer um post sobre o golpe do ano passado, do qual o chuva participou e foi premiado com dois cargos de confiança no governo UDO.

    Gerente da Unidade de Planejamento Turístico - Quadro fornecido pelo chuva.

    Coordenador da Área de Políticas para Juventude - Quadro fornecido pelo chuva.

    Fora os outros dois que declinaram dos convites, né gente?!

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poizé...

      Cada golpe tem o Silveira que merece..

      Desculpe Felipe, não sou o Sandro mas não podia perder a piada!

      Excluir
    2. NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
  8. Tem horas que dá vontade mesmo que o Brasil tenha uma revolução comunista e que um partido único comande a nação. Depois de 3 ou 4 anos, com o início da penúria econômica inevitável, os defensores de pijamas da revolução bolivariana brasileira (?!?!) começarão a questionar as asneiras que disseram. Afinal, quando é para fazer caridade com o chapéu dos outros, eles são muito voluntariosos. Quero ver quando faltar o dinheirinho pra cerveja e pra "balada country", o que eles vão argumentar.
    Então, nós, os reacionários que tentamos gerar riqueza no Brasil, oferecendo emprego e pagando impostos altíssimos, estaremos lado a lado com os playboys que assinam blogs, implorando por uma chance de entrar em alguma estatal ou na diretoria do Partidão.

    Aproveitem que hoje não estamos concorrendo com vocês !!

    ResponderExcluir
  9. Parece roteiro mal feito do filme Amanhecer Violento (o original)... kkkkk Onde pego meu Kalashnikov? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. De qualquer forma esse papo de médicos cubanos poderia servir de gancho para uma discussão sobre o porquê nossa saúde, tanto pública quanto privada anda ruim. Senão ficamos a mercê dos gestores e donos do poder do momento com suas soluções mágicas e desculpas esfarrapadas que servem até, como alertou a Gabriela, como justificativa para cancelar os JASC em Joinville.

    ResponderExcluir
  11. O mais famoso médico cubano era argentino e sua especialidade era explodir miolos a bala, procedimento que comprovou-se eficaz na redução da fila.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem