segunda-feira, 27 de maio de 2013

Caráter

POR JORDI CASTAN

Dizem que caráter é o que somos e fazemos  quando ninguém nos vê. E também que para pôr à prova o caráter de um homem, é só dar-lhe poder.

O lamentável episódio em que o prefeito Udo Dohler afirma que: “O lobby daqueles vereadores, eles viram naquilo a chance de cifrões etc...e aquilo tinha um preço. Eu fui procurado pra isso”  serviu por um lado para trazer para a luz o que já era um segredo a vozes para quem acompanha de perto as negociatas e articulações pela aprovação da LOT. Outro dos resultados, provavelmente não pretendidos foi a declaração da sua assessoria em que o prefeito alegava que não sabia que estaria sendo gravado.

Ser ou não ser gravado, não deveria mudar o diálogo entre os dois interlocutores ou a veracidade da sua declaração. Tenho dificuldade em confiar em gente que diz uma coisa agora e outra depois, que diz ou que desdiz com facilidade. As pessoas, e ainda mais aquelas que ocupam cargos públicos, deveriam ter uma única moral. Ter uma moral pública, para quando os outros estão vendo, e outra em privado ou na intimidade, não é um bom exemplo. Acabamos sendo levados a confundir caráter com reputação. A reputação é o que as pessoas pensam de alguém, o caráter é como essa pessoa é realmente. Tem muita gente por aí com boa reputação e péssimo caráter.

Com esse tipo de gente você acaba sem saber direito qual será o critério, como agirá. Não são gente confiável. Falam uma coisa e fazem outra. Entre políticos, profissionais ou recém-chegados, este tipo de dupla moral é até visto como uma virtude e tem que ache elogiável esta capacidade para o dissimulo e a trapaça. É aí que reside a armadilha em que facilmente cairíamos a de acreditar que o errado passe a ser certo.

Assim que fique atento e não acredite em quem fala uma coisa e pensa outra.
Desconfie de quem  tenha a reputação de ser obstinado, dizia Hebbel, que "a obstinação é o substituto mais barato do caráter."  Achar quem mantenha intatos seus valores morais continua sendo na Joinville de hoje tão difícil como foi na Atenas de Diógenes. 

22 comentários:

  1. E aqueles que o cercam, o que tem a dizer, se pronunciar?

    Ao manterem silencio (e seus cargos), compactuam com o caráter da criatura!

    Se decência tiverem, o mínimo que teriam que fazer seria pedir demissão de seus cargos.

    Ao não fazerem, pressupõem que tenham maiores informações sobre a idoneidade da atitude do grão mestre. Pois se assim for, por favor, que joguem luz as trevas e o defendam com dignidade.

    Na eleição que se passou, posaram de paladinos da moralidade, inclusive com assento cativo neste espaço, agora surgem como cúmplices do maior golpe que esta cidade já viu.

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos dar tempo ao tempo e lembrar que amanha será outro dia.

      Excluir
    2. De sol, espero...

      NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
  2. MAS SÓ VEJO CRITICA NEGATIVA POR PARTE DESTE AUTOR, MEU SENHOR DEIXA O PREFEITO TRABALHAR, TODOS VOCÊ CRITICA CARA!!! NINGUÉM É BOM PARA VOCÊ. O PREFEITO UDO TEM UMA HISTORIA DE COMPROMETIMENTO COM ESTA CIDADE, O QUE VOCÊ FEZ/OU FAZ JORDI POR JOINVILLE...VOCÊ COMO URBANISTA/PAISAGISTA QUAL SEU PROJETO OU IDEIAS PARA A CIDADE ?
    A LEI DE ORDENAMENTO É UMA NECESSIDADE..... JOINVILLE NECESSITA DE MOBILIDADE E DE CRESCIMENTO... INDEPENDENTE DE INTERESSES IMOBILIÁRIOS E POLÍTICOS. A REGIÃO DA ESTRADA DA ILHA E PARANAGUAMIRIM TANTO DEFENDIDA E DISCUTIDA É UM EXEMPLO ...A PRÓPRIA POPULAÇÃO DA REGIÃO CLAMA E QUER AS MUDANÇAS ...SEM FALAR NAS INDUSTRIAS JÁ INSTALADAS E UM TRANSITO INSUPORTÁVEL.

    ResponderExcluir
  3. Que precisamos de uma nova lei urbanística, é verdade, mas a partir do momento que os interesses econômicos tem mais força que o interesse da população é que a coisa esta errada. Por enquanto ninguém falou quem são estes vereadores que buscando receber cifras estão querendo fazer estas alterações. Agora 15:23,Udo fez tanto por Joinville? Por ter uma empresa? Por administrar um hospital particular? por ser presidente da ACIJ? Acho que é pouco tempo para avaliar o governo Udo, mas que as criticas ter que ser feitas, para que as coisas possam melhorar. Espero que o governo consiga colocar em prática tudo o que foi proposto por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e você acha isso pouco?

      Excluir
    2. para ele é muito. Mas para a grande maioria da população não quer dizer nada. A empresa gera emprego, mas precisa da mão de obra para produzir, ou seja, dá emprego por que é interessante para a empresa. O Dona Helena é um hospital filantrópico, mas que só atende a convenio o particular, se você estiver na porta dele e precisar de atendimento vai ser encaminhado para o São José. E a ACIJ defende os interesses do empresariado da cidade, não defende a população. Então não se pode dizer que ele já fez muito por Joinville.

      Excluir
  4. Também gostaria de ver o governo colocar em prática tudo o que foi proposto.....pena que propôs demais ou tem uma equipe despreparada para fazer as idéias do chefe virarem realidade.....esse governo ainda não disse a que veio. #decepção

    ResponderExcluir
  5. KCT, meio ano de governo e os caras querem rotular o prefeito e sua administração. Quando o Carlito ganhou a PMJ esperei pelo menos dois anos antes de me pronunciar, mesmo já sabendo o que viria, ou melhor, o que não viria. Então demos tempo ao tempo e aguardemos os trâmites legais. Se houve alguma irregularidade, essa será apurada pelo MP. Bem ou mal, os joinvilenses terão de conviver com sr. Udo nos próximos três anos e meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que os leitores do Chuva Ácida estão divididos entre os decepcionados e céticos com a administração Udo Dohler e os que acham que ainda é cedo para fazer qualquer avaliação.
      Lembrar que já transcorreram quase 6 meses é perda de tempo para este ultimo grupo.

      Excluir
    2. Será que teremos que conviver três anos e meio com o Seu Udo de Prefeito???

      Duvido muito que neste ritmo de promiscuidade ele e seus asseclas terminem o mandato...

      NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
    3. Prezado NelsonJoi,

      Sou dos que prefiro acreditar que ele ainda tem chance de aprender. Pode ser que não tenha a humildade necessaria para faze-lo.
      Mas seria traumatico se não concluisse o mandato

      Excluir
    4. Ei gente, acabou a era Carlito. A Prefeitura realmente mudou. Acabou o vermelho. Agora o site da Prefeitura é azul. Agora vai!!!!!!!! (era para ser uma piada, mas é verdade. Está mais para patético.) Os dois anos que o anônimo esperou foram os dois anos de presença do PMDB nos principais cargos da Prefeitura, como Águas de Joinville, Conurb ou Gestão de Pessoas. Depois ficou tudo ruim. É isso? Romper com o Prefeito, fortalecer a oposição na Câmara e derrubar casuisticamente a reeleição foi um bom plano. O poder voltou para as mãos de quem sempre mandou na cidade. Mas para quê?

      Excluir
    5. Anônimo das 10:47, você é um gênio. Ufa, ainda tem vida inteligente nessa cidade.

      Excluir
  6. Eu votei no Udo por entender que era o mal menor. Sabia quem estava a seu lado e atrás, por isso a vigilância e fiscalização são necessárias. Atrás de uma aparente boa intenção em alavancar a cidade que é seu berço, existem os amigos, colegas e a classe que ele representa. Nela estão embutidos empresários, pseudo-empresários, mercenários e outros bichos.
    A LOT está sendo encaminhada de forma muito parecida com a gestão anterior, e quando você cidadão, que acha que é parte integrante e vai ser ouvido, já é tarde. Pessoas com mais afinidade com os têrmos, e que são "do oficio", podem decidir tudo por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada dia há menos diferenças entre esta administração e as anteriores. Se esgotam rapidamente as chances que haja a mudança de rumo e de modelo que o eleitor quis nas urnas.

      Excluir
    2. discordo de você Manoel, a LOT está sendo encaminhada conforme determinação da justiça, esta sendo realizada o conselho ou conferencia da cidade com a eleição dos seus respectivos representantes, conforme anteriormente solicitado pelas próprias associações de moradores em audiências publicas.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Calma,pessoal.Vamos aguardar os próximos 29 anos pra começar a criticar,vamos dar teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmpo
    ao teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmpo!!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem