segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

E vocês querem matar o mensageiro?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Diz a lenda que a derrota dos exércitos de Dario III, rei da Pérsia, frente às forças de Alexandre, o Grande, na batalha de Issus, foi resultado de uma sucessão de más decisões. E parece que o maior erro do rei persa foi ter ignorado os conselhos de Charidemus, um dos seus mais destacados generais, na definição das estratégias de combate.

Mais do que isso, quando o próprio Charidemus levou a notícia da derrota ao rei, este mandou matar o general. Um episódio que teria dado origem à expressão “não matar o mensageiro”. O mensageiro é aquele que fala de coisas más, mesmo que muitos não queiram ouvir. E é intrínseco, na vida do jornalista ou de qualquer analista da sociedade, vez por outra vestir a roupa de mensageiro.


Foi o que aconteceu com o meu texto da semana passada, quando abordei um tema que teve espaço em quase toda a imprensa mundial: o governo alemão quer criminalizar a zoofilia, atividade tolerada no país há mais de quatro décadas. Apesar de ser o meu texto menos lido em toda a história do Chuva Ácida, acabou por provocar o ranger de dentes de algumas pessoas que, não me perguntem a razão, preferiram matar o mensageiro.


É óbvio que quando escolhi o tema sabia que iria chocar algumas pessoas. Aliás, eu próprio avisei que era uma tema capaz de ferir suscetibilidades. Mas não inventei nadinha. Tudo o que disse está publicado em jornais de todo o mundo. E vale dizer que é mesmo um assunto recorrente, mesmo obnubilado por tabus (e tabuísmos) que impedem a discussão serena.


O fato é que, como prova a ação do parlamento alemão, a zoofilia é um tema que existe e deve ser combatido. E já que estamos no plano animal, tem gente que prefere bancar a avestruz e enterrar a cabeça para não ter que discutir temas desconfortáveis. Não vai adiantar. Então, como entender o ódio contra o mensageiro e não o ódio contra os odiáveis?


-    Na Alemanha, um tal Michael Kiok, diretor da associação zoófila chamada ZETA, está na luta para evitar a criminalização da zoofilia. O cara assume publicamente que gosta de contato sexual com animais.


E vocês querem matar o mensageiro?

- A imprensa diz que na Alemanha há mais de 100 mil praticantes de zoofilia.


E vocês querem matar o mensageiro?


-    A internet tem sites cheios de textos, fotos e filmes de zoofilia.


E vocês querem matar o mensageiro?


-    Tem político que, para atacar a aprovação do casamento gay, diz que é um primeiro passo para a aprovação do casamento de homens com animais (se não acreditam, façam uma pesquisa sobre o senador australiano Cory Bernardi).


E vocês querem matar o mensageiro?


- Numa cidadezinha chamada Enumclaw, nos Estados Unidos, a polícia descobriu um bordel de animais que era muito frequentado. 


E vocês querem matar o mensageiro?


Ah... tem gente que acredita na negação da realidade pelo silêncio. Se eu não falar em zoofilia, os zoófilos deixam de existir. Se eu não falar em pedofilia, os pedófilos deixam de existir. Se eu não falar em racismo, a discriminação pela cor da pele deixa de existir. Se eu não falar em homossexuais, a discriminação pela sexualidade deixa de existir. Se eu não falar em violação, os violadores deixam de existir. Se eu não falar em drogas, os traficantes deixam de existir. Se eu não falar em eutanásia, as pessoas deixam de morrer. 

Faz sentido. E seguindo essa linha de raciocínio, se eu não falar da idiotice, os idiotas deixam de existir.

6 comentários:

  1. Muitos reclamam e dizem que nós, os protetores, não devemos postar fotos de animais abandonados e estropiados. Como não? Não publicar é negar que isto exista e é o mesmo que negar ajuda aos pobres coitados.
    Não dá para tapar o sol com a peneira, a luz passa!
    Colorado

    ResponderExcluir
  2. Zoofilia é um troço nojento. Coloco no mesmo patamar da pedofilia e da violência sexual.
    Tem que ser combatido sim! Ao invés de discutirmos preconceitos, temos que combater tabus. Incrível como as pessoas se reservam de não falar sobre o tema. Torcem o nariz e te olham como se o errado na história, fosse você que toca no assunto.
    Meu ex-marido gostava de ver esse tipo de filme (zoo) e se ficava excitado, não sei responder, porque era neste momento que eu saia de casa com um saco de 100 litros, para vomitar. Ainda bem que acabou!

    ResponderExcluir
  3. Baço,

    Não se trata se matar o mensageiro, mas sim que o mensageiro provoque debates e discussões frutíferas das quais possamos agregar/refletir algo ao nosso cotidiano.
    Como mencionei na minha critica ao texto anterior, o tema é tão doentio que sequer merece atenção.
    Tanto quanto a pedofilia deve ser tratado e punido rigorosamente!
    Por que não usou o seu espaço para falar da matança nas escolas nos EUA, associação nacional do rifle ectoda a repercussão que este tema provocou?!
    Este sim me parece um tema mais próximo das nossas reflexões e atitudes publicas como cidadãos.
    Novamente estimo boa pesquisa no proximo tema!
    Sds.,

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não consegui entender a do anônimo das 14:01!
    Qual é o seu mundo? Não tratar de um tema doentio e sim do massacre das escolas dos USA? Ah tá, o massacre é coisa bem normal! Nada doentio! Tá certo...

    ResponderExcluir
  5. No Brasil não há lei que puna a zoofilia. A Câmara dos Deputados analisa o projeto do deputado Ricardo Izar (PSD-SP) que aumenta a punição a quem pratica maus-tratos contra animais quando forem constatados atos de zoofilia. Pela proposta, nessa hipótese, a pena será acrescida.

    ResponderExcluir
  6. É sempre assim, quando se trata de animais, o assunto deve ser deixado de lado, o que é isso?
    Temas como massacres em escolas americanas são exibidos a exaustão na mídia e lá está o povo prostrado em frente a TV, vendo o sangue escorrer da tela!
    Ninguém merece sofrer nenhum tipo de abuso ou violência, NINGUÉM!
    Os animais provém do mesmo Criador que nos criou e pq nos achamos tão prepotentes? Pq eles podem sofrer estas atrocidades?
    Eu na minha vã ignorância, não sabia que a Alemanha além de ter massacrado trocentas pessoas inocentes durante o Nazismo, ainda tem este HORRÍVEL HÁBITO!
    A MAIORIA das pessoas negam a realidade através do silêncio, em todas as esferas. E AS VEZES se sensibilizam quando isso ocorre dentro da sua casa, com a sua própria família!
    Amo os animais, defenderei sempre e sei o quanto é difícil atuar nesta causa! Quantos absurdos temos que ouvir!
    As pessoas dizem para ajudarmos as criancinhas que tem fome na África, já que temos boa vontade... E elas? Além de criticar a caridade dos outros, fazem o que mesmo?

    Baço: PARABÉNS PELO TEMA! Ganhaste minha total admiração!
    Andreia Züge

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem