segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Até onde vai a coragem dos valentões do teclado?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Uma das maiores dificuldades que tive aqui no Chuva Ácida (e acho que os outros integrantes do blog também) durante as últimas eleições foi liberar os comentários de alguns leitores. Tinha muita gente que, sempre sob o anonimato, ficava corajosa e desatava a atacar a honra dos candidatos, seja por xingamento, denúncias sem comprovação ou invasão da esfera privada.

Foram umas semanas em que desses valentões dos teclados não economizaram palavras como ladrão, corrupto, canalha. Um período em que também foram feitas muitas denúncias de enriquecimento ilícito, mas sempre sem provas. Outros casos comuns  foram as tentativas de trazer a público coisas que são do foro privado dos candidatos.


O fato é que há um vazio legal. Sem medo de punição, as pessoas vem para a blogosfera falar o que querem. E transformam as redes sociais são uma não-terra sem lei, onde parece valer tudo. Já imaginaram, leitor e leitora, se essas pessoas tivessem que responder na Justiça por todas as besteiras que escrevem na internet? 


A esse respeito, há um caso interessante no Reino Unido. Alistair McAlpine, antigo assessor de Margareth Thatcher, foi envolvido num caso de abuso de menores, através de mensagens no Twitter. Mas o homem alega inocência e agora vai processar milhares de twitteiros que ajudaram a espalhar aquilo a que considera difamação.


Pode parecer um absurdo processar tanta gente, mas o caso pelo menos pode abrir uma boa discussão. Vou pegar um caso exemplar no Brasil: o ex-presidente Lula. Vocês já se deram conta do número de mensagens com acusações violentas que surgem na internet todos os dias? Ladrão, corrupto, bandido e por aí vai.


Aliás, vou mais longe: quantas vezes você já escreveu ou repassou uma mensagem que contivesse esse tipo de afirmação? E pergunto: o que aconteceria se você, que odeia o ex-presidente, tivesse que provar, na Justiça, tudo o que diz sobre ele? Quero lembrar que por prova devemos entender evidências materiais. Ah... ler a Veja não constitui prova de coisa alguma.


Eu não sei o que vai acontecer no caso de Alistair McAlpine. Nem faço ideia se ele é culpado ou inocente. Mas torço para que o caso permita abrir alguma jurisprudência e no futuro pessoas sejam obrigadas a responder pelas coisas que dizem nas redes sociais. Porque com o risco de punição, a coragem desses valentões dos teclados desaparece.

28 comentários:

  1. Silêncio...
    Não se ouve o dedilhar nos teclados...
    Galo.

    ResponderExcluir
  2. E quem quer saber se o Lula tem amante? Acho que ele é bem grandinho para cuidar sozinho da sua vida sexual.
    E se a tal Rose for de fato, bonito pra cara dela... sair com homem casado. Tinha mais é que ficar quietinha, porque isso não é coisa de cristão ;)
    Colorado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ninguém tem nada a ver com a vida pessoal do ex-presidente. Que tenha quantas amantes quiser, mas que o faça com o seu dinheiro e não com o nosso...

      Excluir
    2. Concordo contigo Nelson. Vamos exigir nosso dinheiro de volta. E vamos começar por Joinville...
      ;)
      Colorado

      Excluir
  3. Creio que grande parte parte das pessoas se baseia em especulações e se deixa seduzir pela irracionalidade de outros ao reencaminhar tal tipo de mensagem. O curioso é que muitos estão a criticar aspectos relacionados a desqualificação moral e a ausência de ética dos nossos representantes públicos, sem considerar a própria realidade, parece tão fácil criticar a ausência de valores dos outros...
    Quantos de nós seguem preceitos integralmente éticos? Para isso, é só considerar nossas simples ações do cotidiano e veremos que não somos assim, tão perfeitos.
    O curioso é que o falso moralismo parte (não em sentido geral, é claro) de muitos cidadãos que mantém mais de um relacionamento afetivo ao mesmo tempo, burlam o IR, procuram utilizar do chamado "jeitinho brasileiro", como diz Roberto DaMatta, na vida cotidiana etc.
    Não que eu considere que o representante público tenha o direito de fazer o que bem entende de sua privada, ao contrário, creio que quando escolhemos atuar na esfera pública, optamos também pela constate exposição na mídia e desse modo precisamos apresentar um postura condizente com os padrões éticos de uma sociedade. Lembram do caso do Bill Clinton? Considero extremamente relevante a observação de Anthony
    Giddens sobre o caso: "os políticos devem desenvolver uma ética sexual que leve em conta os padrões de conduta dominantes na sociedade em que atuam. Queiram ou não, serão obrigados a isso".

    Abraços,

    MCS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Creio que grande parte parte das pessoas se baseia em especulações e se deixa seduzir pela irracionalidade de outros ao reencaminhar tal tipo de mensagem.", falou tudo.

      É engraçado como as pessoas compartilham informações em redes sociais sem se dar o mínimo trabalho de pesquisar o mesmo antes de passar a informação adiante. Um exemplo claro disto, é o número de pessoas que compartilham a ideia de o imperador japonês não se curvar ao professor. O que além de uma mentira, é um absurdo visto o impacto social que isto teria se fosse verdade.

      Porém, o comodismo fala mais alto e porque não compartilhar e mostrar aos meus seguidores como a educação é errada aqui, mesmo que utilizando de falsas informações.

      J.S.

      Excluir
  4. o que eu percebi é que esse blog já baixou o tom, talvez algumas escalas nas notas contra a gestão municipal, vereadores e nem dedilharam sobre o prefeito eleito. Só li amenidades (até posso decidir se faço cesárea ou parto normal) para quem se considerava uma chuva ácida. Será que o novo prefeito incute temor, será que existia uma campanha difamatória contra a atual gestão ou será que é melhor economizar ofensas pois a reação pode não ser tão republicana....

    ResponderExcluir
  5. Virou clichê dizer que todo político é ladrão, porém de fato, muitos não são e acabam "pagando" pelos que são.
    Contudo, sinceramente falando, a ética está um pouco longe do meio político. A sociedade não condena apenas aquilo que é ilegal, mas também aquilo que é anti-ético, nem sempre a falta de ética se converte em uma ilegalidade, mas isso não quer dizer que quem promovo a falta de ética é inocente/justo/correto...
    Nessa eleição, vimos um levante maldoso na internet contra o candidato Tebaldi e o candidato Udo, sinceramente, nunca vi uma prova física de supostos roubos do Tebaldi, mas a internet corroeu a candidatura dele, principalmente a página do Crônicas Marcianas.

    ResponderExcluir
  6. Usamos a mesma expressão durante a campanha: "Os Valentões do Keyboard". Como sabemos, cachorro que muito ladra, não morde.

    ResponderExcluir
  7. A verdade é que virou "modinha" odiar o LULA e o PT , a maioria destes "HATERS" não passam de papagaios de pirata sem argumentos.

    ResponderExcluir
  8. Eu, pessoalmente, nunca levei em conta comentários de blogs, site de jornais, site de portais de comunicação e outros como algo que possa denegrir a imagem de alguém. Somos bem crescidinhos para discernirmos entre o arroto do ódio (inclusive dos integrantes deste blog) e fatos jogados ao vento por pessoas com informações privilegiadas, mas que não podem se despir por medo de retaliações.
    Eu inclusive!
    E se não fosse assim, o que seriam dos pseudônimos que lutaram contra o Regime Ditatorial pós 64?! Sempre haverá as duas faces da moeda. O melhor dos piores regimes inventados pelo homem é a Democracia.
    Melhor um anônimo em uma democracia do que uma face vistosa em um regime de censura!!!!!
    Desencana Baço!

    Nelsonjoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Com relação ao texto, há de se separar o joio do trigo. Há sempre os valentões de pijamas que atacam apenas porque a opinião de A, B ou C são contrárias à sua visão de mundo, que é imutável e absoluta. Para esses, a indiferença é a melhor prática. Quem não tem argumentos, não vai querer ouvir nada que lhe soe contrário.
    No entanto, existem opiniões divergentes e bem embasadas que são postas no blog e que são ridicularizadas ou ironizadas pelos leitores mais ativos só porque são diferentes das suas. Conclusões precipitadas e verdades absolutas são a tônica desse pessoal. Geralmente são pseudo-intelectuais com um diplominha de Comunicação Social ou Sociologia, que se acham os defensores da Humanidade e representantes mais puros da esquerda brasileira. Quem não segue sua cartilha ou não defende seus ídolos, não merece estar no mesmo clubinho deles.
    Amigos, existe vida inteligente fora dos muros das faculdades ou das redações em que vocês vivem. Existem cidadãos trabalhadores que vivem no mundo real, que pagam impostos, que geram empregos e que não acreditam que um partido de esquerda no poder é imune a erros e à corrupção.
    Nós também temos o direito de sermos de esquerda e não votarmos mais no PT. O PSOL está aí para nos provar isso.
    Quanto ao Lula, minha opinião é a mesma. Não existem provas materiais contra ele, mas é muito estranho todos seus cardeais estarem envolvidos nesse esquema e ele estar alheio a tudo isso. A não ser que ele fosse um mero fantoche (o que também não se pode descartar). Como diria o "velho deitado": "A esposa de César não basta ser honesta, ela tem que PARECER honesta".
    Um abraço,
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado André,

      Já que você mencionou que, existem opiniões precipitadas, saiba que a sua é uma destas. Não seja tão ingênuo ao fazer críticas dos comentários alheios. Não vi aqui nenhuma bandeira em defesa esquerdista de "psedo-intelecutais", como você diz. Meus muros vão muito além da universidade, trabalho como todos e vivencio as mesmas situações da realidade também. Nunca fiz política partidária e não atuo em defesa dos partidos políticos, só acho que a corrupção está em todas as esferas da sociedade, só que mais evidenciadas na esfera pública. O que eu critico é o fato de que os cidadãos deveriam ser mais responsáveis por suas ações, ao invés de sair fazendo críticas infundadas aos que estão em evidência.
      Aprecio muito a minha formação, por meio dela pude ter uma ampla visão de mundo e, não me acho superior a ninguém pelo fato de buscar compreender melhor a sociedade. Sua conclusão parece leiga pois, nem todo acadêmico tem uma visão esquerdista. Sua forma de pensar parece ultrapassada. Lamento pela sua simplicidade e, antes de postar procure refletir melhor. A academia nos favorece nisso. Também devemos ser éticos com nossas produções científicas.

      Excluir
    2. Não sei a quem respondo. O que é irônico, visto o assunto do texto.
      Reconheço que ao citar dois cursos universitários eu acabei reforçando um estereótipo ultrapassado. Vamos dizer que foi uma exemplificação grosseira. Desculpe-me se atingi você.
      No entanto, o objetivo de minha explanação foi o de condenar também os valentões da defesa. Pessoas que não enxergam uma série de evidências e que, mesmo com a condenação dos acusados pela Suprema Corte do país, ainda acham que tudo não passa de armação da "direita hidrofóbica" (é esse o termo?) e dos donos dos grandes grupos midiáticos. Eles se assemelham em muito aos fiéis das igrejas pentecostais que não admitem que o seu bispo não é tão santo assim afinal de contas.
      O que eu quis dizer e que se perdeu quando eu citei os acadêmicos esquerdistas foi isso. Que existem pessoas como eu, que votaram no Lula, que lêem a Carta Capital (!!!) mas que mesmo assim não compram mais esses petistas do alto clero.
      Queremos ter o direito de nos indignarmos com o craque do nosso time que botou a camisa do maior rival. Só para imitar o estilo discursivo de nosso último chefe de estado.
      A luta continua, companheiro !

      Excluir
    3. Prezado André,

      Está desculpado. Esse é o problema quando expomos nossas opiniões por meio eletrônico, por vezes, esse recurso gera a incompreensão.

      Abraço.

      Ps. Sou mulher e me chamo Monique.

      Excluir
  10. Lula apunhalado pelas costas de novo... Tadinho do petralha mor...

    ResponderExcluir
  11. Será que a "lenda" da miss, nos custou algum dinheiro?
    Galo Garnizé

    ResponderExcluir
  12. O chuva ácida está protegendo o crônicas e o seu dono por que? corporativismo, rabo preso? CAIU NO MEU CONCEITO. de chuva ácida só o nome.

    ResponderExcluir
  13. O problema, caro Anônimo, é que o seu comentário faz acusações sem comprovar o que diz. O que, por sinal, vai examente no sentido do que o meu texto quer dizer.

    ResponderExcluir
  14. Isso que o texto sujere tem nome: censura. Ponto.
    Ivan

    ResponderExcluir
  15. O simples fato de chamar o PT ou quem simpatize com ele de petralha já denota o ódio de certas pessoas contra o partido que mudou a cara do País. Mudou sim, vc que já esta pensando em me detonar. Graças ao PT temos eleições diretas em muitos níveis, graças a ele o salário minimo em dólar é muito maior que há 10 anos atrás, graças a ele conseguimos nos situar no cenário mundial e falar quase de igual com as superpotências, e principalmente incluir milhões de brasileiros na faixa C e B de consumo, etc, etc. O fato de existiram escândalos de corrupção envolvendo o partido a meu ver deve-se muito mais à transparência da coisa pública hoje, associada à maior autonomia da Policia Federal e ação do MP. A prova está na privataria tucana e compra de votos p/ reeleição do FHC, que está PROVADO que consumiu 50 vezes mais que o suposto mensalão.
    Cuide-se vc que tem tanto ódio do Lula, isto traz amargura na vida, perda de tempo em pensar coisas boas e construtivas. Ignorar ou fazer de conta que ele não existe seria mais saudável. Não vire uma Danusa Leão, que tem que se trancar em casa para não ver pobres em aeroportos, no exterior viajando, ou em locais até então frequentados por "poucos". Acostume-se, o mundo é (ou deveria ser)de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Manoel,

      A corrupção está presente quando há o poder presente e, não é exclusiva de alguns partidos políticos. Já que você citou a era FHC, podemos facilmente lembrar das grandes privatizações que houveram, sem esquecer a corrupção intrínseca ao processo.
      Também concordo que a era Lula nos favoreceu muito em termos de autonomia quanto a atuação do PF e do MP.
      A política infelizmente é assim, está associada a sede de poder e riqueza, que como dizia A. Smith, são "a causa universal da depravação dos nossos sentimentos".
      Nunca vai existir um mundo perfeito...

      Abraços

      Excluir
  16. olha sempre escrevi usando meu nome e foto reais e volto à afirmar que ladrões políticos cuidam dessa cidade!

    se for pra provar pra qualquer poder executivo, basta 1 hora de passeio pela esquecida joinville, começamos na expoville, depois subiremos a XV em direção à chácara da oma, quem sabe depois um passeio pelos museus da cidade ou uma vista do por do sol pelo mirante heim ? um passeio de jetbosta também não seria mal... (SE AINDA EXISTISSE TUDO ISSO)

    Sem contar educação , onde estão as vagas de creche garantidas pela nossa pífia constituição brasileira ? saúde? segurança ?

    Baço, você eu não sei, mas eu cansei de ser roubado nesses últimos anos ...
    Ahh amigo, publique os gastos da porcaria da passarela da CVJ e compare com as 2 pontes que irão fazer no binário do vila nova ...
    compare pra ver como "poderiam" ter roubado ao menos uns 300mil naquela passarela sem vergonha !
    sem mais,
    Marcos. morador e contribuinte do Vila Nova.

    ResponderExcluir
  17. Difícil controlar a informação nos tempos de internet...

    Lembro que as palavras tem poder e depois de ditas ficam soltas ao vento: se espalham e cada conto aumenta um ponto,não é?

    Imagine então o impacto das escritas!!!

    Sempre fui muito e sou responsável pelas escritas que executo no blog ou em qualquer outro suporte virtual.

    Abraços ao amigos do blog.

    ResponderExcluir
  18. Cadê o ícone "curtir"? Não vão colocar aqui...?

    ResponderExcluir
  19. Quanto ao que odeiam o Lula.Como disse o senador Requião, a elite brasileira até aceitaria, muito a contragosto, um metalúrgico na Presidência. Mas um pau-de-arara? Ah, não, aí não dá… ainda mais que não fala ingrês.
    Agora, com esses auxiliares, o governo precisa de adversários?

    ResponderExcluir
  20. Engraçado, ontem descobri que minha mulher me trai, eu fingia que não sabia, sabem? Eu não queria saber de nada mesmo tendo "n" evidências, não podia ser, o fato é que eu que também não sou nem um pouco santo, já traí ela várias vezes... Anteriormente tive outro "back", meu filho não passava de jeito nenhum no vestiba por limitações, diríamos, "inteligentícias", fui lá e "molhei a mão" de alguém, tenho poder para isto, agora ele faz "medicina", passou com dez no vestiba! Nem fez a prova direito! Mas já tem consultório esperando ele, tudo isto com a grana que consegui sendo presidente de uma "empresa", sabe como é, desviei uma graninha, não sou de ferro, também tenho direito de "errar", mas pasmem, os funcionarios que tanto joguei grana nas contas por causa dos desvios agora ameaçam me apunhalar pelas costas... O bom é que ninguém tem provas contra mim, estou con a consciência tranquilassa, eles eram próximos, eu sabia de tudo! Mas agora eu não sei é de nada! Caíram todos eles, só eu fiquei em pé... Dizem que tem um cara com uma "Cachoeira" de provas, mas já fiz ele se calar, estou pegando a mulher dele que é uma gatona, tudo trocas de favores, sabem como é?

    Se me perguntarem se eu sou corno, eu respondo, NÃO SEI DE NADA!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem