sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A veia estalinista da Veja


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Se tivesse descoberto as delícias do Photoshop naqueles tempos, o ditador soviético Joseph Stalin certamente iria criar uma revista semanal à qual daria o nome de “Veja”. Porque os métodos de ambos – o carniceiro e a revista – na adulteração de fotos parecem ser muito semelhantes, apesar de separados pelas diferenças técnicas.

Joseph Stalin, que por décadas governou a União Soviética com mão de ferro, não dispunha de recursos como o Photoshop e o máximo que conseguia fazer era expurgar os seus desafetos das fotografias. E muitas vezes também os expurgou da vida real. Hoje em dia não tem estudante de jornalismo que nunca tenha ouvido falar nos famosos os casos de adulterações de fotos para falsear a história.



Uma das vítimas mais famosas desse apagamento foi Leon Trotsky, que se tornou dissidente e foi extirpado em muitas fotos, em especial quando aparecia ao lado de Lenin. Aliás, este foi um dos casos em que o ditador não se contentou em simplesmente tirar o seu desafeto da fotografia. O caso só acabou em 1940, com uma picareta na cabeça de Trotsky, quando ele vivia exilado no México.

Mas o certo é que o ditador soviético fez escola. E a brasileira “Veja”, que não curte nadinha qualquer coisa que cheira a comunista, parece abrigar discípulos dessa técnica de aldrabar fotos. É o caso da montagem publicada por Ricardo Setti, onde as imagens foram alteradas para fazer o ex-presidente Lula aparecer abraçado a Rosemary Noronha, a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo. E com a presença incômoda da própria mulher.

Todos sabemos que alguns órgãos da grande imprensa brasileira ainda hoje andam obcecados com essa caça ao homem. Mas esse clima de vale tudo para ferrar o ex-presidente já está a encher o saco. Pelo que tenho lido, o jornalista pediu desculpas publicamente. Mas parece uma reação curta e tímida quando todos sabemos estar à frente de um ato que pode ser visto como crime.




20 comentários:

  1. Acho que os leitores de Veja andam a merecer esse tipo de "jornalismo". Qualquer pessoa sensata já largou esse pasquim faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais indecente dessa foto é a pança proeminente do nosso ex-presidente e o chapéu panamá de bon-vivante...

      Dá-lhe Romanee-Conti.

      Excluir
    2. Sério, Sargento Garcia? Chapéu e barriga são indecentes?

      Excluir
    3. Não. A indecência da montagem da foto é maior. Isso evidentemente é um atentado ao jornalismo. Só não pude deixar de notar a evidente boa vida de nosso estimado Zorro.

      Excluir
  2. Enquanto isso, aqui em Joinville o que era KCT virou KCTUDO..By Ácido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples e real...gostei deste seu comparativo,anônimo das 15:01!!!

      Excluir
  3. veja = LIXO
    E tem jornalista joinvilense que considera a veja uma revista bem "conceituada" ,esse jornalista caiu no meu conceito.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, escondam as picaretagens do seu líder numa cag...da de um obscuro blogueiro da revista... na boa, como vocês são patéticos, defendendo o idefensável... em tempo, não defendo nenhuma sigla, RECONHEÇO que a sacanagem da política do Brasil é suprapartidária...

    ResponderExcluir
  5. Realmente,a imprensa, especialmente a Veja, deveria parar de mentir dizendo que Rosemary Noronha era chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo.

    Em breve será provado que ela nunca existiu e é somente uma farsa inventada pelos golpistas que desprezam a honra de divulgar a verdade estabelecida pelo PT e receber como recompensa anúncios da Petrobrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato...a Rosemary foi psicografada pelo Ricardo Lewandowsli na "SESSÃO" do Supremo.

      Excluir
  6. O nosso país,salvo engano,é o único que a grande mídia se preocupa tanto em desmoralizar um ex-presidente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pesquisou os outros 286 países ccm ex-presidentes corruptos para afirmar isso?

      Excluir

  7. E tem mais: não adianta dizer que inaugurou isso ou aquilo, que fez isso ou aquilo pelo Brasil, que a situação econômico-financeira do povo brasileiro melhorou que a Copa vai ser um sucesso, nada disso serve. O que tem de ser feito é partir para o confronto, é usar a democracia dando entrevistas semanais é fazer igual nos EUA aonde o presidente vem a público e mostra "O Estado da União".
    Se nada for feito para confrontar a imprensa brasileira o fim do governo Dilma será melancólico, Lula sofrerá nas mãos da Justiça, onde o tratarão como um criminoso, nós , o povo brasileiro, voltaremos aos maravilhosos anos de FHC, com tudo que temos direito, desde sermos chamados de vagabundos quando nos aposentarmos, até o congelamento dos salários e o PT e sua história jogados na lata de lixo.
    A vitória levará a imprensa brasileira para onde ela nunca aceitou sair, ao Tesouro Nacional.

    ResponderExcluir
  8. É impressionante o júbilo com que é celebrada pelo 1% qualquer notícia que possa servir de munição contra Lula, o lulismo, o lulo-petismo e outras designações criadas pelos obsequiosos porta-vozes de um grupo pequeno mas barulhento que torce e trabalha para que o Brasil jamais se torne uma Dinamarca, ou uma Noruega, ou uma Finlândia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que bom que eu sou 1%. Só esqueceram de me deixar o dinheiro....

      A Veja sempre foi um mal exemplo de jornalismo. Assim como a Globo e qualquer outro grupo midiático que tenha pretensões empresariais ($$$$).

      Mas, nada disso esconde o fato do ladrão-mor do PT também ter culpa no cartório.

      Qual dos ladrões você prefere?

      Abraço,
      Crespúsculo Bromatal

      Excluir
  9. Globo, Veja, IstoÉ, Carta Capital só roubam o intelecto dos fracos, quem é forte sabe discernir o real do falso! Então fico do lado das mídias, liberdade elas tem (graças a zeus), eles podem manipular milhares de fracos que se submetem a isto sozinhos, porém eles não roubam o dinheiro que estaria destinado a hospitais, superfaturamento de obras de onfraestrutura etc, coisas que o PT, o Lula e a sua camarilha fizeram com fervor... É dinheiro privado que não me diz respeito!

    ResponderExcluir
  10. E diante deste cenário
    reflito a cerca dos acontecimentos e cito Cora Coralina:

    "É que tem mais chão nos meus olhos
    do que cansaço nas minhas pernas,
    mais esperança nos meus passos
    do que tristeza nos meus ombros,
    mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça."

    ResponderExcluir
  11. Gentinha Amaldiçoada:
    O pt é FILHADAPUTA MESMO!

    ResponderExcluir
  12. Vídeo de 2008 atualíssimo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WhWb-fC-8hM

    ResponderExcluir
  13. Para os esquerdóides olha a imprensa mundial golpista e conservadora:

    ESPANHA - El principal imputado del "juicio del siglo" acusa a Lula de ser "el jefe" de la trama de compra de votos – (O principal acusado no “julgamento do século” acusa Lula de ser o chefe da trama de compra de votos).

    http://es.noticias.yahoo.com/principal-imputado-juicio-siglo-acusa-lula-ser-jefe-054957125.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


    CHILE - Reo denuncia que Lula "era el jefe" de red de corrupción juzgada en Brasil - (Réu denuncia que Lula era o chefe da rede de corrupção em julgamento no Brasil).

    http://www.biobiochile.cl/2012/09/15/reo-denuncia-que-lula-era-el-jefe-de-red-de-corrupcion-juzgada-en-brasil.shtml


    PANAMÁ - Lula "era el jefe" de red de corrupción juzgada en Brasil (Lula era o chefe da rede de corrupção no Brasil)

    http://www.telemetro.com/inter/2012/09/15/114501/lula-era-jefe-red-corrupcion-juzgada-brasil#.UFcwqtATG1s.facebook


    FRANÇA - Au Brésil, l'opérateur du scandale des années Lula prétend que le chef de l'Etat était au courant (No Brasil, o operador do Mensalão (Marcos Valério) diz que Lula sabia da trama.)

    http://america-latina.blog.lemonde.fr/2012/09/15/au-bresil-loperateur-du-scandale-des-annees-lula-pretend-que-le-chef-de-letat-etait-au-courant/


    ARGENTINA - Acusan a Lula de haber liderado una enorme red de corrupción – (Lula é acusado de liderar grande rede de corrupção)

    http://www.lanacion.com.ar/1508847-acusan-a-lula-de-haber-liderado-una-enorme-red-de-corrupcion


    HONDURAS - Acusan a Lula da Silva de ser jefe de red de corrupción – (Lula é acusado de ser chefe de rede de corrupção).

    http://www.elheraldo.hn/Secciones-Principales/Mundo/Acusan-a-Lula-da-Silva-de-ser-jefe-de-red-de-corrupcion


    MÉXICO - Empresario acusado por corrupción involucra directamente a Lula en fraude - (Empresário acusado de corrupção envolve Lula diretamente na fraude)

    http://www.sinembargo.mx/15-09-2012/368039


    VENEZUELA - Acusan a Lula de ser "el jefe" de la corrupución en el Brasil – (Lula é acusado de ser chefe da corrupção no Brasil).

    http://dossier33.com/2012/09/acusan-a-lula-de-ser-el-jefe-de-la-corrupucion-en-el-brasil/

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem