sábado, 5 de maio de 2012

O mundo quer internacionalizar a Amazônia?*

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Ok... pode parecer teoria da conspiração. E há coisas que passam ao lado da opinião pública brasileira. Mas o fato é que o mundo está de olho na Amazônia. Sabem aquela história de ser o "pulmão do mundo"? Muita gente em outros países acredita nisso e acha que, se é o pulmão do mundo, então deve pertencer a todos cidadãos do planeta.


Faz algum tempo, fiquei estupefato ao ouvir numa rádio de Lisboa um programa que, com a participação dos ouvintes, discutia a internacionalização da Amazônia. O debate surgia na sequência de notícias que davam conta da destruição das florestas da região. O tema é relativamente frequente na imprensa mundial, mas naquela época repercutia um artigo publicado no jornal inglês "The Independent", sob o título "Sentença de morte para a Amazônia". É uma coisa que assusta o mundo.


A pensar nisso e nos fatos recentes, ficam perguntas. Que mensagem os políticos brasileiros vão passar para o exterior com o novo Código Florestal? O que o mundo vai pensar de fazendeiros a avançar sobre as florestas? As outras nações vão assistir, impassíveis, à ocupação e destruição de zonas ainda intocadas na região amazônica?
Quem nunca ouviu falar num suposto plano para a internacionalização da Amazônia? É um tema controverso e há posições para todos os gostos: há os que levam a sério e há os que acham pura balela.

O que mais surpreendeu no programa de rádio de Lisboa, cuja audiência é composta por formadores de opinião e segmentos de públicos mais esclarecidos, foi o grande número de pessoas favoráveis à tal internacionalização, sob o argumento de que a área é de interesse mundial. A lógica é a seguinte: se os brasileiros não sabem preservar as riquezas naturais da Amazônia, é justo que outras nações assumam a tarefa.


Foi o que causou estupefação. É claro que não se deve tentar avaliar a opinião pública a partir de um grupo de amostragem tão pequeno como os ouvintes que telefonam para uma rádio. Mas a verdade é que surgem indícios de que, numa situação extrema, talvez não seja tão difícil obter o apoio da população mundial para a tal internacionalização.


O que nos traz a esse assunto? É que a região amazônica mantém imensas riquezas em termos de biodiversidade e não se pode negar que haja quem esteja de olho nesse potencial. Não apenas pela flora e pela fauna (a biopirataria é tema atual), mas também por seus vastos recursos minerais e hídricos.



Nunca é demais lembrar as previsões de que num futuro próximo a água será um bem estratégico, como hoje é o petróleo. E a Amazônia é uma das regiões mais ricas do mundo em termos hídricos e em biodiversidade. Paranóia? Talvez. Mas o petróleo tem sido o motor de muitas guerras... 


Teoria da conspiração? Não sei. Mas, de qualquer forma, é sempre bom seguir o exemplo dos jogadores de xadrez e tentar pensar alguns lances adiante. Podemos, portanto, fazer algumas perguntas. E se um dia a guerra for pela água? E se as potências hegemônicas estiverem mesmo de olho na biodiversidade da região? E se for criado um clima internacional que legitime uma intervenção para "preservar" a Amazônia? E se a opinião pública for favorável? E se...

Há mais perguntas do que respostas. Pode parecer um excesso, mas é melhor não deitar em berço esplêndido.



Veta, Dilma.


*Adaptação de um texto publicado no jornal A Notícia em 2003.

7 comentários:

  1. Muito bom o texto .. Creio que devemos defender o nosso maior patrimônio, pois pode ser realmente um alvo fácil ... #VetaDilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Emerson. A lógica por aqui é aquela expressa no texto: "se os brasileiros não cuidam, vamos nós tomar conta". E é aí que mora o perigo.

      Excluir
  2. Baço,
    estive na Amazonia há uns 10 anos a trabalho, e confesso que não vi indios falando inglês, não tive que pagar pedágio para indios ou ONGs para transitar por lá, e não conheci lugarejos onde só as ONGs mandassem e dessem toque de recolher. Na realidade o que vi foram imensas áreas queimadas, centenas de caminhões transitando com madeira ilegal, e muitos indios ainda adolescentes prostituidos ou alcoólatras. Pelas informações que tenho de colegas que lá trabalham não mudou nada, só piorou.
    Se não conseguirmos vetar integralmente uma lei que a classe dominante feudal rural arquitetou e quer nos enfiar goela abaixo, talvez seja mesmo hora de repensar os conceitos de soberania.
    VETA TUDO DILMA :>(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto pode parecer alarmista, mas é apenas uma visão de quem vive no exterior. A ideia de "internacionalização da Amazônia" tem muitos adeptos no mundo desenvolvido. Não custa estar atento.

      Excluir
  3. ótimo texto e parabéns pela honestidade. Eu me lembrava de ter lido em algum lugar. Teu amigo Jordi publica o mesmo texto até no elevador do prédio, azucrina todo mundo no twitter e finge que é inédito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Só para esclarecer: a rubrica "Vale a Pena Chover de Novo" foi criada para publicar textos antigos (na versão original ou adaptadas aos dias atuais). Outros virão.

      Excluir
  4. Baço o texto é exelente, bom lembrar os gringos destruiram,poluiram,aniquilaram tudo ..;;;Cadê a nossa soberania Nacional .dani-se os Gringos Amazonia é dos Brasileiros.#Veta Tudo Dilma

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem