quarta-feira, 4 de outubro de 2017

No cardápio das escolas de Joinville, o prato principal é a incompetência


POR JORDI CASTAN
Não se pode deixar de falar na dieta que os alunos das escolas municipais seguem à risca na merenda escolar. No estado em que frango e porco são duas das principais fontes de proteína animal, o fato é que Joinville escolheu desenvolver um cardápio baseado integralmente em sardinhas.

O cardápio tem de que ser imaginativo. De escabeche de sardinha, passando pelo arroz com sardinha ou sardinha com batata, sardinha desfiada, o sardinha em molho de tomate. É até provável que o menu inclua geleia de sardinha ou sorvete de sardinha. Mas é sempre Sarrdinha à Udo Dohler.

O resultado é que as crianças da rede municipal não têm tido acesso a outra fonte de proteína animal que não seja a sardinha, nas suas mais variadas apresentações. Quando entramos na reta final do ano escolar, falar de fazer uma nova licitação para melhorar o cardápio é pura empulhação.

Aliás, se não fossem as denúncias pertinentes dos pais dos alunos, parece que nenhuma das autoridades responsáveis pela educação e pela administração de Joinville saberia que o cardápio era tão pouco variado. Ainda bem que tem uma parcela da população que não aceita a inépcia que predomina na administração municipal e se manifesta abertamente.

Não precisamos retomar o tema da inépcia do gestor municipal. E também da sua trupe. Afinal, chamar de equipe seria um erro, porque não passam de uma trupe de saltimbancos e comediantes, que fingem que trabalham por Joinville quando na realidade estão só interessados em alcançar os seus objetivos pessoais e atender os interesses da minoria que representam.

Seria bom lembrar que inépcia é a falta absoluta de aptidão para fazer aquilo para o que estão sendo pagos para fazer. Se define também como a falta de inteligência, cujo sinônimo é o mais puro idiotismo.  São mestres do disparate, campeões do desatino. A inépcia desta gestão não pode ser ignorada, esta presente e é uma constante evidente nos quatro cantos da cidade.

Aliás, seria bom que o prefeito ou seu secretario não tentassem justificar o que não tem outra justificativa que a sua própria inépcia. Culpar a crise econômica para fornecer somente sardinha como fonte de proteína às crianças de Joinville não se sustenta como argumento.

O Fundeb, esse fundo que é o principal financiador da educação básica, cresceu 11,3% mais que a inflação até agora. Para que este valor possa ser mais bem compreendido, os servidores não receberam nem 2% de recuperação salarial até agora. E as crianças só comem sardinha nas escolas. Onde está o dinheiro da Prefeitura? Porque se a gestão não existe e o dinheiro desapareceu alguma coisa muito estranha esta acontecendo na terra dos sambaquianos.

IGNORÂNCIA E INCAPACIDADE - Há que falar em dois novos pontos que podem ajudar a explicar o porquê do desastre politico-administrativo em que Joinville está mergulhada. Aliás, é a forma de assim entender porque, no curto e médio prazo, não há saída viável para recolocar a cidade nos eixos e no caminho do desenvolvimento e da prosperidade de outrora.
Estes dois novos elementos que se somam à inépcia são a ignorância e a incapacidade. Se cada uma delas é perversa, as duas juntas têm um potencial exponencial de acabar com qualquer resquício de esperança que possa ainda ter sobrevivido.

A ignorância é essa incapacidade de compreender e, portanto, de prosseguir. A incapacidade se manifesta pela impossibilidade de agir com sucesso. Não há saída. Não há nada que funcione direito e os gestores mergulham numa nova fase a de não se sentir obrigados a dar nenhuma explicação e muito menos desculpas. Assim se acham donos e senhores dos destinos dos seus súditos.s

11 comentários:

  1. é Jordy.... a colônia vai de mal a pior :/

    ResponderExcluir
  2. A boa notícia é que a sardinha eu uma das carnes mais saudáveis que existem. A má notícia é que esse não foi o motivo da escolha..e a péssima notícia é que depois de 3 dias comendo sardinha vc não pode nem sentir o cheiro do bicho, o que fará com q as crianças criem uma repulsa pelo peixe que durará ad aeternum.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Jordy diria que foi diagnóstico preciso e verdadeiro, o paciente chegou corredor da morte, o mito gestor chegou fim, não resta nada mais esperar próxima eleição, e quem sabe com novos deputados federal e estadual, possa dar sova naquele que seria o grande homem a frente sociedade e colônia dona Francisca, alemon esta envergonhando comunidade de onde veio, inteligencia não foi importada, ficou lá floresta negra. Até eu estou enjoado em falar de sardinha, e do alemon, não se fala outras coisarada nos quatro cantos da cidade. Ruim , pessimo , fraco, vazio.....nada mais nos supreende!!!

    ResponderExcluir
  4. Alemon isso, Alemon aquilo, Alemon não sei o quê...

    Ganhou a primeira com o aval do Coronel. Foi pra reeleição sem o falecido, venceu novamente!!!

    Respeitem as Urnas!!!!

    Uma Anta governou o País e depois não a reelegeram????

    2 anos passam rápido.

    Como diria aquela nobre ministra sexóloga: Relaxa e Goza!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urna comprou algo errado de maquiador, mandrake, eu não somente não respeito como acho que ele vai afundar mais cidade!!! Como esta tem alguma coisa útil para cidade! Cidade gente competente isto passou longe!!!

      Excluir
  5. Verdade. FHC governou e foi reeleito..tá certo q comprou a reeleição...mas isso não vem ao caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vem mesmo!!! Ninguém reelege um poste!!!! Concordas???

      Excluir
  6. Em casa não tem ovo para comer e reclamam de peixe... e, desde quando o meu imposto tem que pagar o alimento dos filhos dos outros??? Sou do tempo que quem criava os filhos eram os PRóPRIOS pais, não os pais dos outros. E sempre estudei em escola pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou desse tempo. Na merenda tinha só um achocolatado, e às vezes, sopa de feijão.

      Excluir
  7. Excelente artigo. Nossa pagina Joinville Governada Pelo Povo tem criticado pontualmente a incompetência administrativa dessa Geston. Temos compartilhado alguns dos bons artigos desse blog. Parabéns pela resistência!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem