sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Canal 100 era nota 10

POR ALEXANDRE CAMARGO
“Que bonito é/as bandeiras tremulando/a torcida delirando/vendo a rede balançar”. O pessoal com mais tempo de janela já sacou que estou falando do Canal 100, de Carlos Niemeyer. Era uma atração à parte no cinema. Antes de começar o filme, vinha uma espécie de telejornal. O Canal 100 também falava de outros temas, mas a galera queria ver eram as crônicas de futebol, quase sempre jogos de Rio de Janeiro ou São Paulo.

Uma coisa era certa. Mesmo que o filme em cartaz fosse uma porcaria, só ver o Canal 100 era a garantia de que o espectador não tinha jogado dinheiro fora. Quando aparecia a vinheta do programa e a tela ficava cheia com aquelas luzes “estouradas”, parecendo fogos de artifício, era sinal de que vinha coisa boa.

No ar desde os anos 50, o Canal 100 teve os seus momentos altos nas décadas seguintes e desapareceu no início deste século. Foi tempo suficiente para moldar as referências visuais de gerações – em especial cinquentões como eu – que aprenderam a ver os jogos em película de cinema, com a câmara ao nível do gramado e com os jogadores em planos fechados. Um leve slow motion era a marca do programa.

E quem não lembra do “tananan nananan nananan nananan”, a música que acompanhava as jogadas? O autor foi Luiz Bandeira, mas quando foi lançada, em 1956, com o nome de “Na Cadência do Samba”, a música não teve sucesso. Mas tudo mudou quando o tema foi escolhido por Carlinhos Niemeyer para prefixo e fundo musical do Canal 100. O sucesso foi estrondoso. E a música foi rebatizada para “Que Bonito É”.

Tudo passa. E o Canal 100 passou. Mas não sem deixar marcas na vida de gerações e gerações, que viram, nas telas dos cinemas, alguns dos momentos mais bonitos da história do futebol brasileiro. E não podemos esquecer dos locutores que narravam os resumos dos jogos. Só tinha fera. Destaque para o conhecido Cid Moreira, então em começo de carreira. Bons tempos.

Alexandre Camargo é especialista em Gestão de Qualidade, vive em Florianópolis e torce pelo Flamengo

Um comentário:

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem