terça-feira, 31 de outubro de 2017

Pré-sal: Temer amputa o Brasil e hipoteca o futuro dos brasileiros

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Michel Temer comemorou o resultado dos leilões para a exploração dos campos de petróleo do pré-sal, realizados na semana passada. O presidente disse que o país agora entra num novo ciclo de crescimento econômico e, ao mesmo tempo, acenou com a criação de 500 mil novos empregos. O negócio garantiu ao governo uma arrecadação de 6,15 bilhões de reais em bônus (abaixo do esperado). Michel Temer tenta passar a ideia de que a entrega do pré-sal aos estrangeiros foi um negocião.

Só que logo a seguir a revista “Exame” tratou de jogar água no chope de Temer, com uma manchete até irônica: “pré-sal arrecada 1/5 do que Temer gastou para escapar de denúncia”. Segundo a revista, a grana que entra para os cofres públicos cobre parte ínfima do buraco financeiro. Não dá para comemorar, claro. Mas o que está em jogo não são os números. É o entreguismo. A corja do golpe está a entregar o Brasil de bandeja. E os brasileiros permanecem em estado de catatonia. 

Entreguismo é a palavra do momento. É possível que muitos não saibam, mas há muito tempo a expressão é vista como um conceito ideológico, com repercussões nos planos político, social e econômico. O entreguismo é um mal do tal terceiro mundo e consiste na entrega das riquezas nacionais para a exploração de outros países. Gente com outros interesses. A desnacionalização de certos setores estratégicos para as economias nacionais faz parte da estratégia. É a tragédia de um passado colonial que nunca acaba.

A entrega do pré-sal põe a nu a lógica do entreguismo. Deixa claro que as elites lesa-pátria estão do lado dos estrangeiros. Temer e a sua catrefa podem insistir nessa tecla, mas nenhum negócio é aceitável se representa um golpe na soberania nacional. E quem ainda tem na memória o escandaloso processo de privatização da Vale do Rio Doce sabe do que estamos a tratar: uma das empresas mais valiosas do patrimônio público é vendida a preço de banana. Mas logo a seguir não pára de dar lucro aos compradores.

Mas não se ouve uma única panela. Porque muitos brasileiros, em especial a classe média, vivem o delírio de um estado mínimo e um pretenso liberalismo. O problema é que a maioria não faz a mínima ideia do que está a falar. E nem percebe que está a ser envolvida por um tipo de “ideologia”. Por quê? Porque o discurso, feito a partir da colagem de clichês surrados, é fácil de absorver. Tão fácil que até os analfabetos mirins do MBL, por exemplo, conseguem passar por inteligentes.

O país está nas mãos de gente disposta a entregar os anéis, mas também os dedos. Não se iludam, porque não estamos a falar de estratégias políticas ou econômicas. Estamos, isto sim, a tratar de simples entreguismo, autênticos crimes de lesa-pátria. Há quem não consiga enxergar, mas quando o “gigante acordar” a sério vai ver um Brasil amputado nas suas riquezas. E com o futuro dos brasileiros hipotecado. Eis a ironia: quem alertou para a sacanagem foi tachado de “petralha, bolivariano, esquerdopata”. Mas quem avisa...

É a dança da chuva.

12 comentários:

  1. Em 2010, Dilma e PT disseram que privatizar o pré-sal seria um "crime".

    "Ao privatizar o Campo de Libra, maior descoberta de petróleo da história do país, a presidente Dilma Rousseff e o PT descumpriram promessa feita na campanha eleitoral de 2013. Na noite de segunda-feira (21), cerca de quatro horas após o leilão sem disputa que teve lance de um só consórcio, Dilma usou a cadeia nacional de radio e TV para dizer que a transferência de 60% da exploração dessa reserva localizada no pré-sal da Bacia de Santos para duas multinacionais europeias e duas chinesas não era privatização."

    kkkkkkkk.

    Não vamos entrar na privatização Petista de Aeroportos, Estádios de Copa, Rodovias e por aí afora.

    Opa. Péra, concessão não é privatização!!! Mais KKKKKKK

    É Dança da Chuva!!!!

    Ps: E a "ruivinha" de Pasadena???? Muito lucro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na falta de argumentos, o Baço faz uso desses tipos de expressão: "Uaaaaaaah! Que tédio." e por aí afora.

      Mas é só quando faltam argumentos!... mas, putz, como faltam heim?

      Excluir
    2. Um erro não justifica outro.
      Foi errado com Libra e continua errado agora.

      Excluir
    3. L.S. Alves, fale isso pro autor!!! Só ganha texto o partido alheio!!!

      Excluir

  2. “Quem avisa mora num outro país e está distante dos erros causados pelo partidão!”

    “Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado.”
    Já dizia um filósofo do fascismo.

    (Falando em Estado paquidérmico, ineficiente e corrupto, aplicativos como a Uber, Cabify e 99 táxi poderão perder os bons serviços e preços vantajosos pela iniciativa da PRAGA SINDICALISTA que assola o país - e que tem políticos inescrupulosos na câmara e senado - contra o empreendedorismo e liberdade econômica. Essa PL foi apresentada pelo deputado Carlos Zarattini do PT-SP. Larguem essa porcaria de partido!)

    O petróleo está lá e, segundo estudos de instituições financeiras, publicados pela própria Exame, o país já perdeu 1 trilhão com as antigas políticas que mantinham a pilhada Petrobras como monopólio na extração do hidrocarboneto.

    Com a concessão dos campos de petróleo, multinacionais poderão extrair o petróleo, pagar impostos, pagar royalties, gerar empregos, competir pela produção e inundar o mercado com mais petróleo diminuindo o preço do produto. Isso se chama LIBERDADE ECONÔMICA, coisa que os esquerdistas detestam.

    É sabido (para não dizer óbvio!) que TODA PRODUÇÃO das multinacionais terá como destino o mercado mais próximo: o Brasil, como ocorre com os EUA no golfo do México, por exemplo. Então essas empresas não vão “roubar o nosso petróleo”, como dizem os imbecis numa alusão ao pau brasil ou o ouro no período de colonização.

    Quanto aos 32 bilhões que supostamente custou a manutenção do Temer (que vocês elegeram!) no poder, esse valor é uma estimativa dos custos com as emendas parlamentares(que são distribuídas a todos os políticos de todas as siglas), desoneração de dividas de empresas e instituições e o cancelamento da concessão à iniciativa privada do aeroporto de Congonhas (viu, o principal aeroporto do Brasil continuará nas mãos do Estado brasileiro, como querem os esquerdistas).

    Parabéns ao José Serra pelo projeto que a própria Dilma apoiou no seu governo. (Ê, as verdades inconvenientes doem.)

    Esquerdistas, criem vergonha na cara! Deixem de pensar com o fígado.
    Em 2018 um sujeito investigado, julgado e condenado pela justiça brasileira tentará a candidatura à presidência do Brasil, essa é a “tauba” de salvação da esquerda no país? Querem ser representados pelo retrocesso, pela desonestidade e pela bandidagem estampada na urna? Olhem que quem apoia o capo e tem o mínimo de informação vive em outro país, nos Jardins ou em Ipanema. Os iletrados do NE não podem ser responsabilizados pela desgraça que está por vir.

    Deixem o PT de lado! Esse partido não existe mais, só existe na figura de um sujeito suspeito. Votem no PSB, PSD, REDE, PDT... Esqueçam o PSOL (partido do socialismo COM liberdade – essa mentira!) e PT!

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desisti na primeira linha. Já começa com xenofobia...

      Excluir
    2. O cara não gosta de portuguêis? Mas quem foi que comprou o pré sal?

      Excluir
    3. “Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado.” (Benito Mussolini, criador do fascismo)

      "Os fascistas do futuro, chamarão a si mesmos de antifascistas." (Winston Churchill, que combateu o fascista Mussolini)

      Excluir
    4. Ei, anônimo das 11:10. Não vamos generalizar. Não foram "os portugueses" que compraram o pré-sal. Foi a Petrogal, uma empresa com a qual até não simpatizo muito...

      Excluir
  3. kkkkkkkk...O Anônimo tá enlouquecido hoje

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem