sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A mídia ajudou no linchamento público de Cancellier

POR DOMINGOS MIRANDA
A morte do reitor Luiz Carlos Cancellier, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 2 de outubro, causou repercussão em toda a sociedade e por isso merece um novo comentário. A imprensa, que teve papel de destaque no linchamento público, sente-se incomodada e começa a fazer uma autocrítica. Como é de conhecimento geral, Cancellier foi levado preso pelos policiais federais, despido, invadido em suas partes íntimas e algemado nos pés e mãos numa cela junto com presos comuns. Ele não era acusado, nem sentenciado, mas apenas investigado por um suposto desvio de dinheiro na UFSC na gestão passada. Mas a mídia vendeu a notícia repassada pela polícia e destruiu a reputação do reitor, adquirida ao longo de quatro décadas.

No dia 8 de outubro a Folha de S. Paulo publicou artigo da ombudsman Paula Cesarino Costa, sob o título “Jornalismo de ouvidos moucos”, criticando a cobertura da prisão e morte  de Cancellier. São suas palavras: “Em uma versão eletrônica, a reportagem de setembro tem hoje um sinal de Erramos, produzido 23 dias depois de sua publicação: ‘A reportagem deixou de informar que o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, era investigado por suspeita de interferir na apuração sobre o desvio de recursos na universidade, e não pelo desvio em si’. A admissão do erro foi direto, mas insuficiente e demorada”.

A ombudsman revela que o jornal não tem correspondente em Florianópolis e por isso que as informações da primeira reportagem foram apuradas por telefone e e-mail da polícia. E ressalta: “O que interessa é refletir sobre a maneira como a mídia tem lidado com operações policiais que buscam holofotes em investigações ainda em andamento. (...) Em alguns momentos, é preciso ter coragem para publicar. Em outros, a ousadia de não publicar”.

No mesmo dia e no mesmo jornal, o experiente jornalista Elio Gaspari, autor de cinco livros sobre a ditadura militar, abordava em sua coluna dominical o caso Cancellier, com pesadas críticas. “Nos dias de hoje, proibir um reitor afastado de pisar na universidade serve apenas para humilhá-lo. Vale lembrar que a ditadura nunca proibiu os professores que cassou de entrar nas escolas.” Dias depois veio à tona mais uma arbitrariedade: a justiça proibiu, por quatro vezes, o reitor de receber ajuda espiritual. Gaspari termina seu artigo dizendo: “O reitor Cancellier tornou-se um desencanto para o Brasil da Lava Jato”.

Outro ícone do jornalismo, Kennedy Alencar, comentou em seu programa da CBN: “Esses funcionários públicos têm poder demais para usá-lo sem questionamento da sociedade. Não gostam de controle externo, algo necessário numa democracia. A imprensa, que tem o dever de ser crítica do poder, de fiscalizar os políticos, precisa ter a mesma atitude em relação a policiais, promotores e juízes. O jornalismo não pode ser correia de transmissão da polícia nem do Ministério Público. Tampouco do Judiciário”.

O direito à dignidade foi uma conquista da democracia. Autoridades não podem agir ao seu próprio arbítrio, desrespeitando normas, quando fazem suas investigações. Com a Lava Jato, por causa de uma popularidade adquirida e que começa a declinar, muitos juízes, procuradores e delegados começaram a atuar como verdadeiros déspotas, sem prestar contas a ninguém. A nota que as associações de servidores públicos que atuaram neste caso deram à sociedade foi um escárnio à população.

Diante de tantos abusos, há urgência na aprovação do  Projeto de Lei 7596/17, que tramita na Câmara desde 10 de maio e já foi aprovado pelo Senado e que define os crimes de abuso de autoridade cometidos por juízes e procuradores. O senador Roberto Requião batizou a lei que deverá entrar em vigor de Luiz Carlos Cancellier. Em discurso, Requião falou: “Deus meu, que a morte do reitor Cancellier seja o freio das arbitrariedades e do excesso das corporações que agem à margem da lei. Amém!”.

19 comentários:

  1. É. Em 2018, se alguém da quadrilha for eleito e voltar a governar o brazil, que derrube as redes sociais, que persiga a imprensa e compre parte do judiciário (já que 3/5 dos ministros do STF foram indicados pelo PT).

    ResponderExcluir
  2. Ó Baço: O PT ensaia abandonar a defesa que vem fazendo do Aécio! Se isso acontecer, taí um bom assunto pro seu próximo artigo: manutenção da teoria de golpe de Impeachment liderada pelo PSDB e argumentação para afugentar a ideologia da Estratégia da Tesoura!


    https://www.youtube.com/watch?v=9LosKC5VGnU


    "A esquerda agoniza!"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô anônimo, a direita está enterrada até o pescoço na merda e quem agoniza é a esquerda? Você é analista da Globo?

      Excluir
    2. Mas eu não defendo ninguém da direita!
      Já a turminha aqui do Chuva Ácida, parece "dormir de conchinha" com os bandidos da esquerda!

      PS. Quem fala muito mal da Globo, é porque não vive sem ela!

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
  3. Notícia requentada, ninguém liga mais!!!

    E não é que o nobre senador do PMDB virou o queridinho da esquerda novamente.

    Um senador denunciado, investigado, com inúmeros processos nas costas, criar uma Lei que proíbe o "abuso" contra corruptos e tem colunista que vem defender????

    O que seria uma investigação digna e correta para os esquerdistas???

    - Olha nobre Sr. eu sou um policial federal e estou lhe investigando num caso de crime contra a administração pública, desvio de erário e formação de quadrilha!!! O Sr. me autoriza a grampear seu telefone e colocar câmeras de vigilância no seu gabinete????

    É isso???? Se for, larguei de mão, desisto!!! Deixem que esse país se exploda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei anônimo, você não se cansa de carregar o Moro e sua matilha nas costas?

      Excluir
    2. O "Moro e sua matilha" já repatriaram cerca de 4 bilhões de reais aos cofres públicos! Não, não me canso!

      E você Miranda, não se cansa de defender os bandidos da esquerda, responsáveis por esse desvio de 4 bilhões e de muito mais?


      Excluir
    3. Meus valores me ensinam a acreditar num Juiz Federal!!! E os seus Domingos???? No Lula, no Dirceu, no Pallocci, nos aloprados, na Friboi, no Renan, no Cunha, no Jucá????

      Quando temos várias opções pra defender, a cabeça pira não é mesmo????

      Excluir
    4. O Tacla Duran vai abrir o jogo e contar quanto o casal Moro recebia para reduzir penas dos envolvidos na Lava Jato. Juiz federal que é amigo íntimo do Aécio e toda a tchurma podre do PSDB? Os melhores juristas já demonstraram que Moro não julga, acusa. Que magistrado é esse? Você precisa acertar os seus ponteiros, ao invés de acreditar em juiz federal, acredite na justiça imparcial.

      Excluir
    5. Diga o nome destes "melhores juristas", mas não vale copia e cola daquela turma que defendeu a Dilma no processo de Impeachment. Teve gente ali que nem sequer leu o processo!!!

      Excluir
    6. "O Tacla Duran vai abrir o jogo e contar quanto o casal Moro recebia para reduzir penas dos envolvidos na Lava Jato. Juiz federal que é amigo íntimo do Aécio e toda a tchurma podre do PSDB? Os melhores juristas já demonstraram que Moro não julga, acusa. Que magistrado é esse? Você precisa acertar os seus ponteiros, ao invés de acreditar em juiz federal, acredite na justiça imparcial."

      Olha, Domingos, cê pau a pau com a aquela fessora da USP que odeia a classe média.

      Excluir
  4. O Renan Calheiros curtiu.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  5. A cagada se é que houve não foi do judiciário. Pare de tentar implantar a agenda nefasta para acuar o último poder ainda não totalmente corrompido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não totalmente corrompido? Você coloca sua mão no fogo por eles? Eles que têm lugar cativo nos almoços e jantares do Palácio do Jaburu?

      Excluir
    2. Almoço com meus familiares todo domingo e nem por isto me relaciono bem com todos.

      Excluir
    3. Nesta altura dos acontecimentos, acreditar em judiciário não corrompido é muita inocência. Você, anônimo 22:13, também acredita em Papai Noel?

      Excluir
    4. Seria compreensível a esquerda defender os pobres e miseráveis contra os abusos do judiciário. Mas os poderosos que tem uma ampla rede de proteção?
      Há até uma beleza no Caso do Reitor, algo como o suicídio de Getúlio. Algo shakesperiano sendo a Universidade como sua Julieta, mas defender Lula? Ai qualquer nobreza se cala. Alguém que não teve nem a hombridade de defender a honra de sua esposa para Moro.

      Excluir
  6. Assessor parlamentar do Darci de Matos pago com nosso imposto. Grande qualificação....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure se informar melhor anônimo 21:14. Desde fevereiro sou aposentado e o que me liga ao deputado Darci de Matos é só a amizade. Quanto à avaliação sobre a minha antiga profissão, a sua ironia mostra o quanto você é preconceituoso.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem