segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Hackathon. Ou como a montanha vai parir um rato

POR JORDI CASTAN
A Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável promoveu o encontro "Hackathon Desenhos Urbanos Colaborativos - Desafio Join.Valle". Foi um momento para mostrar ideias criativas que permitam tornar a região central de Joinville mais interessante e humana. Os resultados devem ser apresentados ao prefeito Udo Döhler, em novembro.

O que parecia algo promissor, deu poucos frutos. Não há como não se decepcionar com as propostas apresentadas para revitalizar o centro da cidade. Falta ousadia, criatividade e coragem. Nenhuma das propostas é capaz de olhar para além da mesmice e da mediocridade instaladas no espírito desta Joinville que já foi e não é mais.

Gostaria de discorrer aqui sobre esse lindo exercício de diletantismo, de resultado mais que duvidoso. Propor ideias sem compromisso com a sua execução, sem envolver os atores e sem outro objetivo que discorrer sobre utopias desvinculadas de uma análise metodológica ou de um diagnóstico detalhado é pura perda de tempo.

As propostas divulgadas não passam de uma repetição dos belos projetos policromos e fantasiosos que têm sido apresentados ao longo dos anos. E que nunca tem saído do papel. Aliás, quando eventualmente são implantados se tornam uma caricatura do que tinha sido projetado. Há muitos casos que ajudam a comprovar este fato.

Os parques do Fonplata ou as obras do Rio Morro Alto são dois exemplos. A duplicação da avenida Santos Dumont e as obras de contenção das cheias do Ribeirão Mathias são exemplos mais recentes aos quais poderíamos acrescentar muitos outros, como as intermináveis obras das Ruas São Paulo ou Piratuba.

O estado de abandono de Joinville - e especialmente do centro - é não é o resultado das decisões equivocadas tomadas no passado. Pelo contrário, é mais  resultado das decisões não tomadas ao longo do tempo. Pagamos um preço cada vez mais alto pela inação, pela falta de ação que nesta gestão esta vivendo o seu ápice. A mediocridade é contagiosa. 

Vivemos numa época denominada VICA. Uma época que se caracteriza pela volatilidade de conceitos e valores, pela incerteza e pela complexidade. Uma época em que não há espaço para gestores com uma visão simplória, um tempo em que predomina a ambiguidade. Não ha espaço neste tempo para lideres autoritários, lineares, que se aferram a certezas e ainda acreditam que a terra seja plana.

A incapacidade de pensar a cidade de maneira consistente é a raiz dos males que assolam a Joinville destes tempos. Não espanta, portanto, que isso se reflita em eventos como o Hackathon. É um caso para lembrar o velho adágio: "a montanha vai parir um rato".

Quem tiver interesse em conhecer algumas propostas, clique (aqui) para ler no AN.

11 comentários:

  1. Meu caro, sua dedução foi uma cirurgia plástica, da colonia Dona Francisca, uma verdadeira precisão do tema: Hackathon, visão realístico, não muito que acrescentar em suas palavras, apenas diria que binário do vila nova, ainda não esta pronto, acaso ou descaso, basta olhar todas laterais, da rua Xv de novembro, e aquele que tem um único, vereador do bairro, que é proprietário e jornalista, e redator do seu próprio jornal, nesse impresso escreve somente coisas boas, noticias lindas em seus artigos, ainda quase não disse nada sobre isto, e o parque Vila Nova, grande investimento, conforme já anunciado pelo grande Gestor da cidade, e ativação do esgoto sanitário, certamente por mais otimismo podemos ter, vai ser uma caricatura, com absoluta certeza conforme suas descrições, serão policromos e fantasiosos, esses projetos vão servir apenas, como palanques eleitoreiros, assim como Sesc Vila Nova, Ginásio ABEL SCHULTZ, Mirante tem sido usado, apenas para esse fins, tenho certeza que mediocridade e simplório, foi modesto em suas palavras, realmente Joinville encontra em abandono em todos sentidos, e não à minima chance que isto vai mudar em menos de meia década!! Nossa cidade esta apagada em todos sentidos Culturalmente e falta ousadia, criatividade e coragem e vontade de buscar capacitados!!! Será que nossa cidade não tem mais esses homens!!

    ResponderExcluir
  2. O link não abre.
    Enfim, pela enésima vez: faltam recursos, sobram demandas e define-se prioridades. É a crise que se instalou nos municípios do país com a destruições econômica e institucional causadas pelo governo Dilma Rousseff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o link cair numa página 404 é uma ironia final. Clique aqui para ver as ideias 》ideia nenhuma encontrada.

      Excluir
    2. A ironia não foi intencional....mas gostei da ideia.

      http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2017/10/loetz-confira-as-propostas-para-o-centro-de-joinville-ser-mais-atrativo-9945703.html

      Excluir
    3. Embora esteja Anônimo, sou pessoa da liderança, meu caro Jordi, pergunto somente centro cara de Jesus, e espinhos em volta, melhor dizendo Geston somente serve para centro, e outros bairros, não precisa, os vereadores administra, ou coloca seus comissionados para tal, em outros bairros tem grande valores, vamos começar pela água, que Mp não se fez qualquer iniciativa, alias já estrou em colapso não somente pela falta de chuva, mais por desculpa de novo à tal manutenção, toda hora mesma desculpa. Tem mais fatos errados esse tema apenas gota no oceano, melhor rio cachoeira!! Que dia ia ser limpo, navegação e por ai vai, éeeguuaaa!!

      Excluir
  3. Devem avaliar o resultado não a iniciativa, que por sinal é muito mais prática que aqueles comitês que discutem, discutem e não decidem nada e nas poucas vezes que decidem a pauta já vem pronta sabe-se lá de onde

    ResponderExcluir
  4. Comitês que já tem a ata aprovada antes da reunião? isso aqui em Joinville não existe. Esta é uma cidade democrática #sqn

    ResponderExcluir
  5. Vai ter túnel no morro do Boa Vista? Ou uma linha de metrô ?

    ResponderExcluir
  6. Parece que tema Hackathon, foi lido e chegou na redação e expandiu para bairros, antiga Neudorf começa aparecer de novo nas manchetes, quem quiser conferir, http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/joinville/noticia/2017/10/teste-an-nas-ruas-usuarios-da-15-de-novembro-reclamam-da-pavimentacao-e-falta-de-ciclofaixas-em-trechos-da-via-9951066.html

    Como diz autor, faltou tudo até mesmo coragem, capacidade, corrigindo o que escrevi, será Joinville não tem mais seres humanos capacitados, com vigor, ousadias; Bem aqui fica caricatura, não voz esquecemos que foi inaugurada pelo Governador atual, prefeito reeleito, subprefeitura era comandada pelo sr.geston, que continua calamidade, dinheiro foi devolvido, imagine se resolve colocar pratica o tema, no centro, teríamos calamidade, de obras, sem conclusão, Joinville perdeu sua cara, somos apenas aranhas céus em cima, e caos em baixo. E Povo perdido!! Administração que fica engavetado em seu gabinetes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os arranha-céus, eu avisei quando da discussão da LOT. A LOT permite edificar prédios de 25 andares no bairro Bucarein, em partes do Anita Garibaldi, do Centro, do Atiradores e do América. Quando a mobilidade estiver péssima, lembrem-se do prefeito e dos vereadores que permitiram esse absurdo mesmo sabendo (dados do IPPUJ) que Joinville tem quase 30.000 lotes vazios ou subutilizados. Fiquei mais de 4 anos falando a mesma coisa e nada dos nobres vereadores e do prefeito ouvirem. Veremos o resultado daqui a alguns anos.

      Excluir
  7. A secretaria de desenvolvimento economico é a pior de todos os tempos. O foco é atrair empresas e gerar emprego/renda, mas vivem no mundo da LUA e pior, se metendo nas outras secretarias para dar sugestões que só o Prefeito acredita.

    A grande obra deles foi a Antena da internet da coisas que não vai render fruto algum.

    E tenho dito.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem