sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Cancellier: a ditadura da toga provoca a primeira morte

POR DOMINGOS MIRANDA
A notícia da morte de Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), causou estupefação em todos os moradores do Estado. No meu caso, senti a mesma indignação que se abatia sobre mim, nos anos duros da ditadura, quando tomava conhecimento do assassinato de mais um combatente pela liberdade. Um homem justo, sem qualquer fato que desabonasse a sua conduta pública, foi enxovalhado  ao ser levado para a prisão. O colocaram nu entre presos comuns, como se fosse um bandido contumaz. Isso foi muito para Cancellier. Ele saiu daquela masmorra alquebrado e o seu protesto contra esta injustiça foi o suicídio.

O ex-senador Nelson Wedekin, na cerimônia de despedida na UFSC, falou sobre o amigo de várias décadas. “Mãos visíveis e invisíveis o empurraram das alturas (...) Mãos que sabem o que é vingança, mas não sabem o que é justiça”. Ele denunciou os abusos desta ditadura da toga que, sob o argumento de combater a corrupção, pratica todo tipo de arbitrariedade. A presunção da inocência, princípio basilar da democracia, foi deixada de lado nestes tempos bicudos. Wedekin desabafou: “Estamos com medo das autoridades que deveriam nos proteger”. Este é o mesmo sentimento que eu tinha quando os militares estavam no poder e que volto a sentir diante do arbítrio desta casta que age à sombra da Lava Jato.

Luiz Carlos Cancellier não era acusado de nada, apenas estava sendo investigado pela Operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal. A juíza que decretou a sua prisão poderia simplesmente chamá-lo para explicar a denúncia de que, supostamente, estaria obstruindo as investigações sobre irregularidades em um programa de ensino a distância na gestão anterior. A PF armou uma operação cinematográfica, com mais de 105 agentes para prender o reitor. Em seguida a mídia fez o trabalho sujo de linchamento público, sem maiores investigações, acatando tudo o que as autoridades afirmavam.

Não é assim que se combate a corrupção. Isto serve mais para colocar alguns agentes públicos em evidência na mídia. Por outro lado destrói a reputação de um profissional que durante quatro décadas trabalhou para ajudar a transformar a UFSC em uma das universidades mais conceituadas do país.

Espero que esta morte sirva para a mudança de rumo neste tipo de investigação nos mesmos moldes da Lava Jato, onde o que menos interessa são as provas. Basta apenas alguma delação para que haja o massacre público da vítima. Com a morte do jornalista Vladimir Herzog, em um quartel do Exército, em São Paulo, em 1975, houve um grande clamor contra o arbítrio. Ali foi o começo da caminhada rumo ao fim da ditadura. Acredito que agora foi dado o passo inicial para o desmonte da ditadura da toga. O povo cansou dos abusos desta casta de privilegiados que pratica todo tipo de irregularidades e não é investigada. Punição para quem ajudou a empurrar Cancellier para a morte.

28 comentários:

  1. A culpa pelo sujeito estar envolvido em corrupção com dinheiro de educação, ser investigado, afastado de suas funções e cometer suicídio (porque tem a consciência “limpa”, hein!?) é da polícia e do MP.
    Pobre Lula, será que ele também vai cometer seppuku? Acho que não não, hein!

    A esquerda cada vez mais desonesta.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "sujeito" não estava envolvido em corrupção com dinheiro de educação - como por exemplo, o Beto Richa, que outro dia você elogiou quando ele mandou espancar professores.

      Ele foi afastado porque a Corregedoria o denunciou por supostamente tentar obstruir parte das investigações. O resto é espetáculo midiático, coisa na qual a PF se tornou exímia, e você sendo desonesto, como sempre.

      Excluir
    2. Eduardo, você já ouviu falar em presunção de inocência? Eu tenho que provar que sou inocente, é o judiciário que tem que provar que sou culpado. Se amanhã eu te acusar de um crime, você acharia certo te prender antes de saber se isto é verdadeiro. Vamos raciocinar minha gente, amanhã a corda pode estar no seu pescoço.

      Excluir
    3. Eu já desisti de pedir pro Eduardo raciocinar...
      Ele prefere acreditar nas mentiras que enfia em sua própria cabeça. É típico de gente que combate o fantasma do comunismo e o lulismo...

      Excluir
    4. O tal reitor foi eleitor do Aécio, apoiou o golpe, apoiava o golpista e era fã do Moro. Foi dedurado por um corregedor que teve mil reais de gratificação descontados do salário, supostamente por determinação do reitor. Como represália, o tal corregedor disse a pf que o reitor estava tentando ter acesso ao teor das investigações da operação. Foi o q bastou para que fosse pedida sua prisão por tentar "atrapalhar" as investigações. No presídio, o cara teve que ficar pelado para ser revistado. Revista que incluiu até um dedo naquele lugar. Te cuida Eduardo, de vez em quando os caras esculacham um baba-ovo pra fazer uma média e passar a imagem de imparcialidade... melhor vc andar com um lubrificante anal...vai saber.

      Excluir
    5. Obstrução de investigação é crime, Domingos. Um crime grave, inclusive.
      Esse negócio de “supostamente” não existe. A justiça julga procedente a acusação da PF e MP e adota as medidas LEGAIS, e a prisão temporária é uma delas, para buscar provas que poderiam ser destruídas. Uma vez que as provas foram reunidas, libera-se o acusado. Isso ocorre todos dias, dezenas, talvez centenas de pessoas são apreendidas temporariamente para o bom serviço da investigação, isto está previsto em LEI, ninguém deveria ser diferente.
      Ontem mesmo Carlos Nuzman (o poderoso do COI) foi preso preventivamente para que a PF levante as demais provas sem a intervenção do acusado.
      A esquerda quer usar o cadáver para criticar o judiciário. Aliás, a esquerda sabe fazer uso de cadáveres em palcos políticos, vide o “futuro presidente do brazil” com sua falecida esposa: “a responsável”.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    6. Eduardo, então pede para a juíza detalhar como foi essa obstrução de investigação. E que negócio é esse de mandar prender antes de ouvir o acusado? Estamos voltando ao tempo da Inquisição. A direita fabrica o cadáver e só resta à esquerda denunciar. Se você não gosta disso, problema seu.

      Excluir
  2. Então a culpa é da mídia?
    A juíza pede a prisão temporária do suspeito, reitor de uma das maiores universidades do país, e a mídia não deve informar aos alunos e sociedade os motivos da prisão?
    Esta é uma suposta ditadura da toga ou uma ditadura do proletariado onde os amigos do rei são intocáveis? Qual ditadura o autor prefere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um limite entre informar e espetacularizar. Qualquer imbecil deveria saber disso, a PF e a mídia principalmente. Isso, claro, parece não incluir você.

      Excluir
    2. ahã, tipo a entrevista viciada contra o Bolsonaro na revista Veja! (a ex-malvada que perseguia o pobre o PT) não tem nada de espetacularização.

      Excluir
    3. A mídia também tem culpa. Ela deixou, há muito tempo, de fazer reportagens, ouvindo os dois lados. No caso do reitor, a mídia colocou a versão das autoridades. Você já ouvir falar do caso da Escola Base, em São Paulo? Destruíram a reputação dos donos da escola, que faliu, para, mais tarde, se descobrir que a acusação de abuso sexual em crianças era falsa. Vamos aprender com os erros para não repetí-los.

      Excluir
    4. A entrevista está viciada? É droga pesada?

      Excluir
  3. Se todos os corruptos e corruptores utilizassem o exemplo deste nobre, iria faltar Shopping no país!!!!

    Uma pessoa honesta luta com todas as suas forças e recursos para provar sua inocência, vide o caso do Ex-Presidente Lula e do ilibado Presidente da República Sr. Temer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a prova, além da sua palavra, de que ele era corrupto ou corruptor (o que no fundo é a mesma coisa, não sei se você sabe)?

      O pedido de afastamento foi feito pela Corregedoria, que o denunciou por supostamente tentar obstruir parte da investigação.

      O resto é espetáculo midiático, coisa que a PF tem feit muito bem, porque joga pra uma plateia de incautos sedentos de sangue, mais ou menos como na Idade Média, quando as execuções públicas eram um espetáculo para multidões.

      Excluir
    2. O reitor não era acusado de nada. Ele estava sendo investigado. Mas, como juízes, procuradores e delegados querem espetáculo midático, criaram esta tempestade em copo dágua. Só que nesta história a reputação de Cancellier já tinha ido para o espaço. Para quem tem dignidade, isto não tem preço e resolveu fazer um protesto cotra esta ignomínia com o suicídio.

      Excluir
    3. Esta certo Clóvis o judiciário comete erros e desmandos há milênios. Mas quando ele passa ir atrás da Vaca premiada da esquerda ai ele começa ser um problema. Duvido que haveria este texte se não fosse a lava jato, ou até poderia ter uma menção sobre algo pontual de uma juiza ou Mp, não algo como a ditadura da toca.
      Nem afirmo que houve erro ou não por parte da justiça ou do reitor, até em respeito a família do Reitor que é quem esta sofrendo.
      Mas espero que a esquerda não seja tão oportunista quanto acusa aos outros em por haver uma morte transformar em mártir para salvar a vaca premiada.

      Excluir
  4. É assustador o que esses anônimos escrevem e como pensam. Muito boa análise Domingos Miranda. Parabéns!!! Os homens com togas estão vandalizando a constituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Susana e outros que entenderam o meu desabafo. Espero que outras vítimas não passem por este calvário.

      Excluir
    2. Que estão vandalizando a constituição, não tenha dúvidas. Inclusive o STF acabou de afirmar que a “lei retrocede” no caso da ficha limpa para candidatos acusados anteriormente a 2010. Nunca vi isto na vida! Uma lei só pode retroceder no benefício ao acusado, não o contrário. Mas quem fez isso senão os ministros escolhidos por Lula/Dilma (o pior quadro da história do STF) que tentam fazer justiçamento ao invés de justiça.
      Mas parece os juízes da primeira instância estão num nível técnico bem mais alto do que os ministros do STF, já que, ao contrário dos segundos, os primeiros foram aprovados em concursos.

      Excluir
  5. Currupção há. Segundo a PF isso ocorre há muito tempo e milhões foram desviados, inclusive em outras administrações. Aí eu pergunto: o cara é convidado a ser reitor e não sabe do esquema que vem de anos? Se sabe não denuncia?
    Não, né?!

    Já pensou se a juíza ouve a opinião do Domingos sobre o reitor, acredita nele e pensa “hum, acho que o reitor, responsável pelas contas da universidade, é inocente. Vou mandar prender só os secretários”?
    É patético!
    Patético!

    ResponderExcluir
  6. Não adianta vcs distorcerem os fatos.
    Não havia mais de 100 policiais federais para prender o cara.
    Não teve espetacularização nenhuma da midia (e me admira um jornalista com vivênca de redação falar uma merda dessas).
    Se dá para acusar a mídia é pelas matérias confusas.

    Mas eu entendo pq vcs querem culpar a midia e a justiça.
    O rabo tá aparecendo aí, meu povo.

    o cara se matou mas a investigação segue.
    quando a fedentina subir os q aqui defendem vão ter q enfiar a violinha no saco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jornalista Elio Gaspari, com mais de 40 anos de profissão, autor de vários livros sobre a história recente do Brasil, neste domingos, na Folha de S. Paulo, explicitou os abusos desta corja que levou um reitor ao suicídio.

      Excluir
    2. Pois é, eu vi, inacreditável. O gilmar mendes tb, vc viu? ...

      Excluir
    3. Elio Gaspari, o jornalista que chama o Juiz Sérgio Moro de soberbo e "condena" sua forma de atuação contra corruptos!!!

      Poxa, se o nobre Elio Gaspari falou, tá falado!!!

      Agora a coisa ficou séria!!!

      Excluir
    4. Olha só quanta merda junta: Elio Gaspari,,,, Folha.. Chuva ácida.... Do.. ops...

      Excluir
  7. “Os fascistas estão de volta. Temos de pará-los” - Desembargador Lédio Rosa de Andrade:

    ResponderExcluir
  8. Nao entendo mais nada.. A ESQUERDA usando um DIREITISTA (teoricamente injustiçado) para parar a JUSTIÇA...

    ResponderExcluir
  9. Até o Gilmar Mendes está usando o defunto para atacar o judiciário... acho que depois disso os esquerdistas têm razão, né?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem