quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Dona Marisa, os fascistas e o Brasil fora de controle















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
As reações fascistas à notícia do internamento de dona Marisa Letícia Lula da Silva mostraram que o Brasil está fora de controle. O país está a viver um perigosíssimo processo de fascistização. Há pessoas que odeiam o Partido dos Trabalhadores? É um direito. Há pessoas que odeiam o ex-presidente Lula da Silva? Podem odiar, claro. Mas desejar a morte de uma pessoa “porque sim” é apenas fascista. E desumano.

É tempo de refletir sobre o fenômeno. O fascismo não é apenas um regime político que surge nas crises do capitalismo. É também um estado de espírito, um vírus que contagia tecido social e ganha expressão na intolerância, no ódio e na absoluta falta de humanismo. Ou falta de humanidade. É aquilo que, nos anos 70 do século passado, o historiador Nelson Werneck Sodré, chamou “fascismo cotidiano”.

Na época, o historiador – ninguém, por sinal – sequer sonhava com a internet e o seu mais reluzente subproduto: as redes sociais. Porque estamos a falar de um espaço fascizante que dá voz a milhões de energúmenos antes sem acesso à esfera pública. As redes sociais deram origem a uma distopia: por mais distorcida que seja, a opinião se sobrepõe aos fatos: a pós-verdade, os alternative facts ou a ditadura da doxa.

O fascismo cria um ethos próprio nas redes sociais. E torna possível um ponto de vista antropológico. Quem comemora o AVC de dona Marisa Letícia não é apenas fascista. É um ser com o cérebro pouco desenvolvido, que permanece alguns degraus abaixo da escala humana. Talvez num grau comparado ao primitivo homo erectus, mesmo que não haja  razões para ter a espinha dorsal na vertical.

Dementes. É a barbárie.

É a dança da chuva.


O Brasil em transe. O fascismo nosso de cada dia...

31 comentários:

  1. "Psicopatas não sentem compaixão" - Ana Beatriz B. Silva, psiquiatra, autora de Mentes Perigosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha nao acho que seja caso de psicopatia, é mais indignação.Os politicos nao vivem falando que o SUS e o melhor sistema de saude? Porque eles entao qdo adoencem nao procuram esse sistema. Eles ser os primeiros a dar exemplos. Na Dinamarca, Suecia os politicos sao tratados pelo sistema publico , eles nao procuram tratamento particular. Ja vi e vejo todos os dias criancas, velhos morrerem por falta de assistencia medica. Acho que vc sabe, pois e dessa area. E so vc ser empatica e solidaria que vai entender o que estou dizendo. Alias vc e psiquiatra e autora de Mentes Perigosas.

      Excluir
  2. O termo “fascista” virou coqueluche na boca de esquerdista desinformado (o que é pleonasmo). O sujeito pensa diferente: é fascista! Votou no Dória: fascista! Defenestra o partido que destruiu o país, com o seu presidente falastrão e sua substituta Porta: fascista!

    Acontece que Fascismo não tem nada a ver com isso. Leia a história do fascismo. Veja de onde surgiu o termo. Vá até a gênese do pensamento fascista e verá semelhanças com o comunismo e sua variante nazista. Chamar quem não gosta de fascista, apenas como símbolo de algo ruim, é o mesmo que chamar de “bobalhão”.

    E o que dizer dessa fessorinha de história queridona sobre a morte de uma criança no Rio?

    http://extra.globo.com/casos-de-policia/professora-diz-que-morte-da-menina-sofia-filha-de-um-pm-foi-justica-divina-causa-revolta-rv1-1-20818826.html

    Ela é fascista também?

    Vamos mudar o termo nos dicionários, minha gente, tem muito esquerdista apaixonado por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem imaginas a nota que te daria se fosses meu aluno...

      Excluir
    2. Pra quem descobriu, recentemente, que o PSDB não é um partido de direita,... sim, eu imagino a nota que vc daria a esse aluno!

      A esquerda agoniza!

      Excluir
    3. "Hã? Como?"
      KKKKK...

      Já "esqueceu" de ter dito aqui que o PSDB é de direita?
      Mas, liga não! Já faz um tempão!... ano passado! KKKKKK

      A esquerda agoniza!... e se faz de desentendida!

      Excluir
    4. Putz. Fui apanhado no flagra. É claro que o PSDB é de esquerda. Mais que isso, de extrema esquerda. Aécio. Doria. Tebaldi. Beto Richa. Odir Nunes. Jereissati. Paulo Bauer. Arthur Virgílio... todos praticamente uns comunistas.

      Excluir
    5. Centro-esquerda! KKKKKKKK

      Excluir
  3. Concordo contigo Baço!

    O PSDB não é centro-esquerda! É direita!
    O Lula não é dono dos referidos imóveis!
    É tudo dos amigos do Lula!
    Não houve Mensalão!
    Não houve Petrolão!
    Lula não sabia de nada!
    O impeachment foi golpe!
    E, claro,... quem não concordar com tudo isso... é FASCISTA!


    ResponderExcluir
  4. Coitado de ti Baço, ter os comentários desses coximbecis defecando no blog, se eu acreditasse em carma diria que o teu se tornou suportar esses agonizantes coxinhas raivólatras. O cara dizer que o PSDB é esquerda? Esse coxinha-agonia mal deve saber o que é lado esquerdo e lado direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é karma. É serviço público. Eu deixo os caras desopilarem o fígado aqui para ocupar o tempo deles para que eles não vão às ruas encher o saco das pessoas na vida real.

      Excluir
    2. PSDB é centro-esquerda! É só puxar no Google! Mas se for mais fácil pra vcs me chamarem de facista, coximbecil, raivoso, etc., eu vou entender! Kkkk

      Excluir
    3. Ah... alguém que acredita na Wikipedia. Dá uma olhadinha neste texto sobre uma lei que eu inventei e pus lá.
      http://www.chuvaacida.info/2014/03/lei-de-coqsics.html

      Excluir
    4. O anônimo tá assanhado hj, é um festival de imbecilidades tão grande que fica difícil até ter pena dele...

      Excluir
    5. Baço, tua idéia de deixar os débeis mentais coxinhas defeca-digitadores é realmente muito boa no sentido que eles não importunam o mundo e a sociedade com suas coxinhices, mas este é 1 serviço público que exige muita paciência e coragem, poucos suportam tamanho fardo, parabéns!
      Quanto aos sujeitos anônimos que insistem nessa bobagem/desonestidade em considerar o PSDBilhões como esquerda, sugiro que eles respondam quem é que prega o estado mínimo, a privatização e terceirização dos serviços públicos, a extinção e corte de investimentos apenas em recursos e programas sociais, são contra a taxação de grandes fortunas e de lucros e dividendos dos miliardários, são contra a inclusão de direitos humanos para as minorias e a favor da "higienização social", são contra a regulação da mídia e a favor dos benefícios altíssimos e da ausência de fiscalização do poder judiciário, são a favor da venda do patrimônio nacional não-renovável como minérios, petróleo, etc...
      Essa gente acha que se tiver vermelho numa bandeira é comunista, pois não sabem diferenciar programas governamentais, o que exige pensar e refletir, coisa que os(as) coxinhas mal conseguem fazer...

      Excluir
    6. A ideologia do PSDB é de centro-esquerda. Se seus integrantes, assim como os do PT, não seguem essa ideologia e somente atuam em benefício ($) próprio,... é outra história!

      Pronto, encerrei!
      Agora, é aquela parte que vcs me xingam... caprichem!

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
  5. Eu havia citado o Wikipédia?
    Isso é mais uma tentativa de descredenciar um fato?

    Sei que, ao contrário do Lula, vc gosta de ler:

    http://spotniks.com/7-razoes-para-voce-entender-por-que-o-psdb-nao-e-um-partido-de-direita/

    ResponderExcluir
  6. Para mim, o Brasil so teve e tem politicos corruptos. Falar de direita e esquerda e uma agressao á filosofia e a politica. Mesmo que o Lula fosse o homem mais honesto do mundo, ele e Dilma como presidentes deixarem acontecer o que aconteceu, em um pais serio seriam depostos.Como um presidente nao sabe o que acontece em seu propio pais que governa? Inacreditavel, inconcebivel, não acha? fui petista, hoje nao tenho partido. Nao me deixo enlouquecer por teorias prefiro o bom senso.

    ResponderExcluir
  7. O que acharam daquele vídeo do link (acima), em que o Lula afirma que a referida eleição não teria partidos de direita? Ele cita esquerda e centro-esquerda.

    E o jingle da campanha do FHC, cantado pelo Chico Buarque?

    No Wikipédia não se pode acreditar! OK. E nesses vídeos?

    Alguém aqui vai achar uma "boa" justificativa?
    Ou vamos de xingamento mesmo? ("aos costumes")


    A esquerda agoniza!

    ResponderExcluir
  8. Se alguém aqui se interessar, procure no Google a definição sobre a "Estratégia das Tesouras"! Lembrando que o Baço não recomenda o Wikipédia!... não tem problema. rs

    ResponderExcluir
  9. "Estrategia das Tesouras",... "corta essa, pá!" - Genial!

    ResponderExcluir
  10. Nosso país é gigante!
    Mas, aqui no CA, achei meus idiotas favoritos!
    "Vida Longa ao CA!"

    A esquerda agoniza!...

    ResponderExcluir
  11. Bandidagem sim, banditismo, lugar de fazer manifestação é na câmara, na assembleia, na casa do povo. O ocorrido aconteceu por falta de assessoramento jurídico, por descaso ou conivência de quem deveria zelar pela ordem local.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem