quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Cosip: quem paga a conta?

POR IVAN ROCHA DE OLIVEIRA

Após conversar com algumas pessoas e acompanhar vários posts, constatei que são os casais sem filhos e que trabalham fora que vão pagar menos Cosip em 2018. Normalmente estas pessoas vivem mais próximas do centro, em apartamentos comprados recentemente.

Já os casais ou famílias com filhos (pequenos ou grandes) ou mais de duas pessoas, são os que irão sofrer os maiores aumentos (sempre mais de 100% de aumento). A maioria das crianças e jovens de Joinville vive na periferia da cidade. Uma família com filhos adolescentes, que utilizam o computador o dia todo, por exemplo, vai ter um aumento de 400% nessa taxa.

Pequenas e microempresas e prestadores de serviço também serão muito prejudicados. Os aumentos são parecidos com o dos residenciais mais prejudicados. E muitas vezes nos dois lugares, trabalho e casa. Já as grandes indústrias, que faturam milhões, terão um aumento de 50 reais. E aqueles que têm grandes terrenos (normalmente donos das indústrias) terão a Cosip de vários de seus terrenos reduzidos, já que usam os imóveis principalmente para especular.

O imposto sobre consumo sempre prejudica os mais pobres, que usam quase 100% da renda para consumir. Os ricos usam apenas uma pequena parte da renda para consumo e o restante para acumular bens.

Em resumo, é a ACIJ se dando bem. E o resto pagando a conta.

3 comentários:

  1. Tem de levar em consideração que neste ano teremos aumento médio de 9% nas contas de luz, graças à intervenção da ex-presidenta Porta nas distribuidoras em 2012. Tudo para ganhar a reeleição. O brasileiro perdeu duaz vezes: uma com a vitória da Porta, e agora, com o pagamento da conta.

    ResponderExcluir
  2. Será que a Dilma se elegeu vereadora em Joinville e votou a favor da mudança proposta pelo prefeito Udo e eu não estou sabendo?

    ResponderExcluir
  3. Nome da banda?? Sorriso maroto....

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem