terça-feira, 3 de julho de 2012

Percepção



POR JORDI CASTAN

A forma como cada um de nós percebe as coisas depende de dezenas de elementos. No trabalho que já me levou a quatro continentes e mais de 20 países, um dos elementos que se repete em cada país e em cada grupo de trabalho e o que desenvolve a percepção. Cada participante recebe o mesmo texto, pouco mais de quatro ou cinco frases, que são lidas em voz alta, de forma pausada. Depois, todos os participantes devem responder a uma série de 10 questões. As opções são "certo", "falso" e "não sei". 


Um exercício simples. Tão simples que nas mais de cinquenta vezes em que o realizei, com perto de mil participantes, nenhuma única vez houve a unanimidade em nenhuma das respostas. O resultado permite que os participantes sejam confrontados com a forma como percebemos as mesmas coisas.

Agora imagine você um texto como este, com mais de dois mil e quatrocentos toques e dezenas de frases. É evidente que a percepção que cada um terá do texto será diferente e na maioria das vezes até antagônica. O que somos, a formação que temos ou não temos. As nossas experiências anteriores, o emprego que temos, o cargo que ocupamos. Até o que temos ou deixamos de ter, inclusive o que gostaríamos de ter e não temos. Tudo absolutamente tudo influencia de forma marcante e definitiva a nossa percepção.

Aqui no Chuva Ácida, cada um dos membros do coletivo incorpora nos seus posts, além da sua bagagem pessoal, a sua percepção dos fatos e situações que relata. A esta visão particular há que acrescentar a percepção que cada um dos leitores faz de cada texto. Eu mesmo já recebi críticas e elogios intensos pelo mesmo texto. Os bons textos despertam tanto opiniões a favor, como opiniões contrárias. Numa situação que se repete cada vez com maior frequência e que depende exclusivamente da percepção de cada um.

No período eleitoral - e especialmente com o início oficial da campanha - é importante que agucemos os nossos níveis de percepção, que tenhamos a capacidade de perceber além do visível, enxergar o visível e o invisível de cada mensagem. O que está em jogo e, hoje mais que nunca, não é tanto como são as coisas realmente e sim como são percebidas pelo eleitor. E neste campo há especialistas em vender gato por lebre, há profissionais que brincam e distorcem a percepção das coisas. Dizendo-nos o que queremos ouvir, nos mostrando uma realidade fantástica que gostaríamos de ver.


Olho vivo, porque entramos num período em que luzes e sombras serão usadas para criar imagens distintas das reais, imagens nas que passaremos a acreditar e que podem mudar radicalmente depois que a festa acabe e as luzes se acendam.

3 comentários:

  1. Parece que teremos que ter muito cuidado nas próximas eleições. Novos falsos chegando e velhas raposas a rondar o rebanho, que por sua vez, dá claros indícios de serem lobos em peles de ovelha. Estamos muito bem, obrigada!
    Zé Bolacha

    ResponderExcluir
  2. Sem discordar da necessidade de apurar o sentido da audição e filtrar as informações dos candidatos das próximas eleições, me chamou atenção o alcance do conteúdo inicial do texto. O assunto é importante para qualquer momento e situação. É só perceber que em situações de trabalho, de amizade, relação social, "ouvimos" o que não foi dito, ou falamos para pessoas que "ouvem" o que querem, no sentido da interpretação das palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Raquel,

      Tem que aguçar a percepção sempre. Mas é bom reforçar a atenção no periodo eleitoral

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem