terça-feira, 11 de outubro de 2011

Eleições 2012: especulações sobre a disputa pela Câmara de Vereadores

POR CHARLES HENRIQUE

Tá todo mundo falando sobre as Eleições 2012, porém, de forma muito parcial. Quase todos se esquecem de ver a (discreta) corrida para ocupar as cadeiras na Câmara de Vereadores. É nas eleições proporcionais que se encontra o maior enfrentamento do candidato com o povo, porque o voto é praticamente pedido de casa em casa. Por sua vez, o eleitor, que se ilude fácil (a simples visita do candidato já faz ganhar a simpatia), não acompanha o jogo de xadrez que é a montagem das nominatas e das coligações (ahh, as coligações... aquelas em que os partidos nanicos fazem a festa!).
Como falta um ano para as Eleições 2012, e semana passada tivemos o fim do prazo para filiações dos possíveis candidatos, vamos especular? Farei uma listinha com os principais partidos, e as chances para o pleito, analisando os nomes que por aqui e ali se filiaram. Falaremos apenas sobre os que podem ser cabeça de chapa, ou saírem sozinhos na proporcional (caso seja permitido pelo TSE). Antes, vale considerar que analisaremos o cenário para 19 vereadores, lembrando que o número pode aumentar para até 25.

11 PP - O partido perdeu Zilnety, que seguiu os passos de seu irmão Clarikennedy rumo ao PSD, e trouxe Sidney Sabel, ex-PPS e Secretário de Carlito em Pirabeiraba. Tem Carmelina e Thomazi também fortes na briga por apenas uma cadeira.
12 PDT – Não deve fazer muito além de reeleger James Schroeder. Parece que vai repetir o desempenho de 2008.
13 PT – Todos os nomes petistas estão sofrendo com o desgaste de estar no governo. Somado a isto, o PT não trouxe nenhum nome forte. Das quatro cadeiras atuais, deve perder uma.
15 PMDB – Deve manter as três cadeiras que tem hoje. Ainda mais com a campanha do Tio Udo, que tende a ser forte, vai elevar os nomes dos candidatos a vereador, podendo fazer quatro.
17 PSL – Perdeu diversos nomes, e terá dificuldades para reeleger Dalila Leal. A vereadora só se reelege se fizer alguma coligação com outro partido.
23 PPS – Deve supreender. Perdeu o puxador Sandro Silva, mas trouxe um ex-Presidente da Ajorpeme, a fiscal Lia Abreu e a Madalena das bebidas. Pode aumentar para três o número de cadeiras, caso não faça uma coligação errada.
25 DEM – O DEM tende a morrer: perdeu dois dos três vereadores que tinha para o PSD, e não conseguiu filiar muitos nomes de expressão. Duvido até se conseguirá reeleger Cristo. Só uma coligação salva (sem trocadilhos, ok?).
45 PSDB – Não deve ter dificuldades para manter os seus quatro vereadores atuais. A situação está azul pelo ninho tucano.
55 PSD – O novo partido surgiu com três vereadores, e absorveu algumas lideranças. É uma incógnita se vai aumentar o número de cadeiras, mas vem forte.

Os partidos pequenos podem surpreender, mas, como está longe a abertura das urnas, pode ser que nada disto aconteça. Isso tudo serve para o leitor qualificado do Chuva Ácida analisar os fatos e começar a discutir o que ocorre pelos bastidores. Contudo, não deve mudar muita coisa desta legislatura para a próxima, considerando a manutenção em 19 vereadores. Quem viver, verá.

3 comentários:

  1. Você acha que haverá alguma "renovação" expressiva ou as "moscas" continuarão as mesmas nessa "merda"?

    ResponderExcluir
  2. Renovação expressiva não, mas dos 19.. 15 devem continuar. Acho que isso responde a segunda parte de sua pergunta..rs

    ResponderExcluir
  3. Se o povo não for tão 'burro' não irá votar pra nenhum desses que estão aí...renovação é a 'palavra de ordem'.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem