domingo, 16 de outubro de 2011

Chufa*




POR ARNO KUMLEHN

Barcelona tem inúmeros predicados. A simpatia e a amabilidade do seu povo é o mais importante. Porto por nascimento, virou cosmopolita na medida certa, guardando ainda o desenho urbanístico promovido por Hausmann no final do século XIX. Planejou a Olimpíada de 1992 durante décadas e o rejuvenescimento é o legado que hoje pode ser vivido por moradores e visitantes.

Em 2009, Barcelona lançou licitação para a limpeza urbana e impôs que os veículos da prestadora de serviços vencedora não usassem combustível fóssil. Norma simples: quem limpa não pode sujar.

Mobilidade e acessibilidade eficiente e segura é a realidade de uso coletivo, em dimensão e qualidade.
As modalidades de transportes diferentes tornam mais fácil e rápido, para os seus moradores, o uso do transporte público em detrimento do privado. Neste contexto se encaixa o sistema de aluguel de bicicletas, vinculado a rotas de ciclovias turísticas e comerciais que complementam percursos ou inserem usuários ao transporte público motorizado (ônibus/metrôs/trem).

SISTEMA INTEGRADO - A bicicleta, enquanto alternativa de deslocamento sustentável, tem sido utilizada como recurso urbanístico ainda saudável e não poluente, frente à impossibilidade da criação de mais espaços (faixas de rolamento e estacionamentos) para o deslocamento motorizado individual nas áreas urbanas muito adensadas.

Preocupa que se pense ou alardeie o modelo de deslocamento cicloviário como solução para os problemas de trânsito em Joinville. Porque é necessário criar ou garantir as complementaridades necessárias a um sistema de transporte público intermodal, integrado e sustentável. Tudo passa inicialmente pelo projeto de mobilidade urbana de Joinville, que vemos ser constantemente adiado ou que justifica eternas pontualidades.

OUTRAS CIDADES - Barcelona merece uma visita. O que não podemos medir são as demandas promovidas por cinco milhões de pessoas da sua região metropolitana, somadas a milhares de visitantes. É diferente da realidade joinvilense. Pudesse sugerir uma visita técnica internacional ao alcaide, indicaria em proporção: Portland (575 mil habitantes) ou Grenoble (450 mil).

Se quisesse ver um projeto em fase de implantação de estações de bicicletas, cuja conclusão prevista é 2025, diria Dijon (150 mil habitantes). E todos os modais eficientes e simultâneos (trem / VLT / ônibus /bicicletas / vans / motos / carros / pedestres), sem pestanejar Delft – Holanda (100 mil habitantes). Na Holanda, existem veículos leves sobre trilhos em cidades do tamanho de Delft, mas aqui os especialistas dizem não haver viabilidade. E os holandeses contam com ciclovias que ligam todas as cidades do país.

Infelizmente não podemos levar cidades para expor em museus, como fazemos com telas e esculturas, para possibilitar a todos uma real comparação das ofertas e qualidades ou deficiências nos ambientes de vivência. Por isso, viagens são fundamentais. O provável mesmo é que a intenção das estações de bicicletas seja mais uma “chufa”, entre tantas que temos em nossos jardins.

Arno Kumlehn é arquiteto urbanista

*Chufa – em catalão, língua falada em Barcelona é apenas
tiririca.

5 comentários:

  1. O planejamento urbano de Barcelona é obra de Ildefons Cerdá e não de Hausmann.
    Vale a pena dar uma olhada em: http://planocerda.blogspot.com/2007/05/breve-histria-de-ildefonso-cerd.html

    ResponderExcluir
  2. Para quem quiser se aprofundar mais no tema do modelo de desenvolvimento urbano de Barcelona, projetado por Ildefons Cerdá vale a pena visitar o link: http://planocerda.blogspot.com/2007/05/o-plano-cerd-nova-barcelona-proposta_29.html

    Uma aula de planejamento com mais de 150 anos de historia e ainda atual

    ResponderExcluir
  3. A autoria era de Cerda, ensinada a mim pelo Prof. Arq. Saraiva
    nas aulsa de planejamento urbano em 82, porem deveria ter feito
    referencia apenas pela influencia do desenho no traçado de mobilidade
    e na escala de volumetria

    Arno

    ResponderExcluir
  4. Arno,

    É isto mesmo. Temos que estudar as boas práticas, ressalvadas as particularidades de cada local, e adaptá-las para nossa Joinville.

    Abraços,

    Guilherme A. H. Gassenferth

    ResponderExcluir
  5. A cada dia tenho aprendido muito com as opiniões e estudos do arquiteto Arno. "Opiniões" com seus comentários ácidos, e "Estudos" muito bem fundamentados em seus aspectos técnicos. Parabéns.
    Jonathas Augusto de Souza

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem