quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O mico, o polvo e o neo-caciquismo

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Um dia destes estava ouvir o jogo do JEC e, do nada, o comentarista interrompeu o locutor para dizer que tinha recebido um torpedo do ex-prefeito Marco Tebaldi. E, claro, deu uma tremenda puxada de saco no atual secretário da Educação. Fiquei a pensar que podia ter sido um deslize, um episódio isolado. Mas não. Num outro jogo, pouco tempo depois, fato semelhante se repetiu. Pô... é o tipo de coisa que faz Joinville parecer o fiofó do mundo.

Aliás, é uma daquelas situações que remete para a expressão “vergonha alheia”. Essas demonstrações públicas de afeto e sabujice do radialista já nem são um mico. São um tremendo King Kong. Mas é um exemplo que permite mostrar a marca na história da política de Joinville nas últimas décadas: o fenômeno do neo-caciquismo, que se articula na forma de compadrio, fisiologismo e amiguismo.

Esses neo-caciques (algumas vezes homens pequenos com grandes cargos) tratam a cidade como um feudo. E são como uma espécie de polvo, que estende os seus tentáculos por todo o tecido social. A sua influência pode ser detectada em todos os lugares: na comunicação social, nas estruturas públicas, nas igrejas, nas redes sociais, nos sindicatos, nos movimentos sociais ou em qualquer lugar onde seja possível cooptar vontades.

O que se tem, então? Jogos de interesses. Alianças pornográficas. E um balcão onde se compram e vendem dignidades. É o que os neo-caciques costumam chamar “política”. Mas é o que o mundo civilizado chama “atraso”. E não se iludam, leitor e leitora, porque não é apenas retórica. Não é preciso ser um phD para afirmar que isso traz consequências nefastas para a vida da cidade, não apenas no plano da democracia, mas também ao nível sócio-econômico.

Faz algum tempo, li um comentário sobre um estudo acadêmico realizado nos EUA (“Do Politically connected firms undermine their own competitiveness?”), que afirmava o seguinte sobre as consequências econômicas do compadrio: "fomenta a ineficiência, desincentiva a inovação, torna mais míope o planejamento, corrompe a competitividade e distorce a concorrência".

Alguém aí duvida do contrário? Portanto, leitor e leitora, é muito mais complexo que parece. Não é só política. Porque essa gente, que aparece sempre com um discurso progressista, nada mais faz do que empurrar a cidade para o atraso. Afinal, como tenho repetido inúmeras vez, o terceiro mundo não é um estado geográfico, mas um estado mental.

Um comentário:

  1. Caro José António,

    Foste muito lúcido em teu post.

    Parabéns,

    Guilherme A. H. Gassenferth

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem