sábado, 8 de outubro de 2011

Para pensar criticamente a comunicação: um convite

POR MARIA ELISA MÁXIMO

Para alguns, este post poderá soar como "auto-jabá". Realmente, com ele quero promover ou dar visibilidade a uma atividade para a qual tenho dedicado minhas melhores e mais preciosas energias. Mas, tendo em vista que este blog destina-se à reflexão e ao debate crítico sobre os acontecimentos que tocam, em maior ou menor grau, a nossa cidade, este post surge como um convite oportuno. Trata-se de um convite a todos aqueles interessados em pensar a comunicação de forma abrangente, crítica, transformadora. Um convite a todos aqueles que acreditam que falar em comunicação não é a mesma coisa que falar de "meios de comunicação", mas é, provavelmente, falar da mais complexa atividade que nos define enquanto "humanidade".

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o curso de Comunicação Social do Ielusc irá sediar o 3o Encontro Discente da Rede Amlat. A rede temática Comunicação, cidadania, educação e integração na América Latina foi criada em 2009, a partir do Edital Prosul/CNPq 2008 (voltado à formação de redes de pesquisa), sob coordenação do Processocom da Unisinos e, particularmente, do Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado. Integram a rede 8 instituições latino-americanas: o Centro de Estudos Avançados da Universidad Nacional de Córdoba; o CEPAP da Universidad Experimental Simon Rodríguez da Venezuela; a FALCSO da Universidad Central do Ecuador; o Dep. de Comunicação da UFPB; o Dep. de Comunicação da UFRN, o Necom do Ielusc que, neste caso, figura em parceria com o GrupCiber da UFSC; além do Processocom da Unisinos.

Desde 2009, a rede vem funcionando através de encontros semestrais nas sedes das instituições integrantes, sendo que 5o e último encontro aconteceu em São Leopoldo, na Unisinos, em agosto de 2011. Cada um destes encontros se constituiu de dois eventos: um encontro metodológico, restrito à participação dos integrantes da rede para o compartilhamento de experiências de pesquisa, e um seminário aberto, contando com a participação de estudantes de mestrado e doutorado e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil interessados no debate sobre os eixos articuladores da rede: cidadania comunicacional, educomunicação e tecnoculturas digitais.

Além dos encontros e seminários, três encontros discentes estavam previstos no projeto original da rede. Estes encontros têm por objetivo principal mobilizar os estudantes das instituições que integram a rede, ampliando nosso debate e fomentando a iniciação e produção científica de alunos de graduação e pós-graduação. Mais do que isso, a rede tem um propósito profundamente pedagógico e provocar a reflexão crítica sobre as temáticas comunicacionais e, principalmente, sobre as formas de pesquisa em comunicação, considerando a importância de experiências que transcendam métodos e objetos "tradicionais" desse campo e conhecimento. Incentiva-se, nesse sentido, a transdisciplinaridade, trazendo para o centro do diálogo a antropologia, a sociologia, a psicologia, o cinema, a literatura, a poesia, entre outras áreas de conhecimento e modalidades expressivas.

É com este espírito que o Núcleo de Estudos em Comunicação do Ielusc está organizando o 3o Encontro Discente da Rede Amlat, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro, na sede central da instituição. Para a conferência de abertura, teremos a participação do Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado (Unisinos), que irá refletir sobre a pesquisa em comunicação na América Latina. Na sexta-feira e sábado, seguiremos com as apresentações de projetos em andamento dos estudantes das instituições que integram a rede. A programação completa do evento será divulgada na semana que vem, mas fica desde já o convite para que todos participem e divulguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem