segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Uma gestón tão boa que pôs Joinville na Europa


POR JORDI CASTAN
Joinville ganhou prêmio de mobilidade na Europa. #sqn
A Cidade de Joinville ganhou na Iniciativa Civitas como subcampeão do prêmio CIVITAS "Categoria I". E o melhor: a Comissão Europeia reconhece a cidade como uma das melhores da Europa para fazer uma verdadeira diferença para o bem-estar do cidadão europeu. É espantoso.

Tudo por causa da realização excepcional no campo do transporte urbano e representação ativa da Iniciativa CIVITAS. E ficou assim: através de uma clara liderança política e continuação da consulta com especialistas e partes interessadas locais, a cidade planejou, implementou e avaliou suas medidas de política de transportes com sucesso. Desta forma, a cidade provou ser um paradigma de excelência, inspirando e servindo de modelo para orientar e estimular o desenvolvimento de iniciativas de mobilidade sustentável na Europa. Entenderam?

E vai mais longe. “O Prêmio Civitas é uma oportunidade para destacar os esforços mais ambiciosos, inovadores e bem sucedidos no campo da mobilidade urbana sustentável. Os vencedores são apresentados como exemplos de excelência perante a imprensa com a esperança de que eles possam orientar e estimular cidades na busca da mobilidade sustentável”. Ainda estou tentando entender qual o mérito de Joinville e seu fantasioso PlanMOB para ganhar essa premiação. É claro que não podemos estar falando da mesma Joinville.

Primeiro. Porque esta Joinville daqui não está na Europa. Até pode ter uma pequena população de europeus que aqui chegaram, mas estamos localizados ao sul do Equador e somos parte do Brasil. Portanto, não somos nós.

Segundo. Porque mobilidade não é um quesito que dominemos ao ponto de merecer alguma premiação ou reconhecimento. Ainda menos europeu. Se o quesito avaliado fossem buracos, aí poderíamos ganhar fácil qualquer concurso de queijos, porque temos mais buracos nas ruas que num queijo suíço. Se o quesito avaliado fosse a imobilidade, aí também teríamos mais chances de levar algum prêmio ou menção. Porque aqui as coisas estão paradas. Olhe por onde olhar, não há nada que se mova, exceto as datas de entrega das obras públicas, que mudam sempre para a frente. E que nunca são entregues no prazo.

Terceiro. Porque dizer que o prêmio foi pelo estacionamento rotativo é pura ilusão. Os europeus que avaliaram as propostas, provavelmente estavam acreditando que o projeto apresentado era real. E o julgaram pelo que foi dito e não pelo que de fato acontece nestas terras. Faz uns cinco anos que Joinville não tem estacionamento rotativo. Premiar algo que não existe é premiar a ficção, a fantasia, a propaganda. Mas era só ter mandado aqui um avaliador independente e logo teriam percebido o engano.

Quarto. Fiquei horas tentando entender de que forma o plano de mobilidade joinvilense pode ter contribuído a fazer da cidade uma das melhores da Europa e, o mais interessante, para fazer uma verdadeira diferença para o bem-estar do cidadão europeu. Neste capítulo solicito a sua colaboração, porque me declaro incompetente. Alguém ajuda?

Quinto. Outorgar o prêmio porque “a cidade planejou, implementou e avaliou suas medidas de política de transportes com sucesso” é coisa de gente que não tem a menor noção do que é, como é e onde está Joinville. Mas a melhor de todas guardei para o final.

Sexto. O motivo pelo qual o prêmio não pode ter sido outorgado para esta vila. “A cidade provou ser um paradigma de excelência, inspirando e servindo de modelo para orientar e estimular o desenvolvimento de iniciativas de mobilidade sustentável na Europa”. Só alguém que não estivesse na plenitude das suas faculdades mentais ou que fosse estulto  poderia acreditar numa sandice destas.

Para não passar mais vergonha, o prefeito - ou quem quer que tenha ousado apresentar a candidatura ao prêmio -, devolva o certificado e tentemos esquecer quanto antes este triste episódio de parolagem e empulhação.

Ainda me atreveria a sugerir aos organizadores da Iniciativa Civitas que escolham um bom professor de geografia, porque estamos longe demais da Europa. Em termos geográficos mas, principalmente se olharmos para os aspectos excelência, referência, valores. Ou para servir de modelo. O único modelo que se me ocorre é como modelo de como não fazer.s




11 comentários:

  1. Será que ninguém na prefas sabe inglês? Nem ir ao Google Tradutor? -
    Abestadinho do PT

    ResponderExcluir
  2. Falem a verdade, quem ganhou foi essa Joinville aqui - http://www.ville-joinville-le-pont.fr - teve um equívoco na postagem apenas. Nada, absolutamente do que está descrito representa a Joinville brasileira. A PMJ podia se poupar o vexame de divulgar esses prêmios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a nossa Joinville mesmo ... https://www.joinville.sc.gov.br/noticias/joinville-ganha-premio-de-mobilidade-na-europa/

      Mas concordo contigo: é difícil de acreditar.

      Excluir
  3. De fato foi a Joinville do Brasil. O problema é que a Prefeitura não pode esclarecer, porque se esclarecer complica ainda mais. Melhor silenciar do que levantar problemas mais sérios.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. https://www.publico.pt/2017/08/30/local/noticia/e-em-torres-vedras-que-se-discute-este-ano-a-mobilidade-urbana-sustentavel-1783624


    "A rede Civinet tem como objectivos promover a mobilidade sustentável, ao disponibilizar informações sobre as iniciativas a decorrer, ao desenvolver projectos, ao possibilitar a troca de ideias e auxiliar os países que participam no programa a elaborar projectos."

    ResponderExcluir
  6. Laica nóis laica, mas nosso negócio é #trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Joinville inspirando a Europa???

    ResponderExcluir
  8. Que mudança hein? Há uns anos no lançamento da duplicação a obra era da Prefeitura, quando morreu um trabalhador caindo num buraco daquele empreendimento a obra era do estado (para tirar a responsabilidade da prefeitura). Agora que está chegando o ponto de inaugurar a obra e o atual prefeito quer ser governador certamente irá participar da inauguração da tal obra. E uma cidade com esse tipo de situação ainda é premiado?
    Uma cidade que não se cruza o centro de forma segura de bicicleta pela absoluta falta de ciclovias. Onde as ciclovias terminam para recomeçaram algumas quadras depois. Onde o comércio rebaixa totalmente as calçadas para facilitar o acesso dos seus clientes em prejuízo aos pedestres e onde as faixas de pedestres terminam num meio fio levantado prejudicando cadeirantes. Realmente a Prefeitura e seu PlanMob merecem um prêmio: o prêmio cara de pau!

    ResponderExcluir
  9. Prova máxima que o papel aceita tudo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem