terça-feira, 28 de novembro de 2017

Quer viver em Portugal? Então deixe de ser coxinha...

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Viver em Portugal. É um dos temas cada vez mais recorrentes nas redes sociais. Parece que o país está de novo na moda. Todos os dias chegam mais e mais imigrantes brasileiros aterrissam na terra de Camões. A história se repete e faz lembrar os tempos dos governos FHC, quando a crise interminável provocou uma debandada rumo a Portugal. Hoje é praticamente impossível passar um dia sem ouvir um sotaque brasileiro.

É uma espécie de refluxo. Quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência, as coisas melhoraram e o Brasil voltou a ser opção para viver. Nessa época, muitos imigrantes brasileiros decidiram voltar para casa. Aliás, a imagem do Brasil era tão boa e as perspectivas tão animadoras que o país tornou-se um destino para os próprios europeus. Então veio o golpe e a coisa parece ter desandado.

Desta vez o fluxo migratório tem diferenças. O padrão sócio-econômico dos brasileiros que desembarcam em Portugal mudou muito. Entre os recém-chegados, há muitos daqueles que a sociedade se habituou a chamar “coxinhas”. Sim, os mesmos que apoiaram o golpe e repetiram o clichê “primeiro a gente tira a Dilma, depois...”. Eis os fatos: “primeiro a gente tira a Dilma, vê a cagada que fez e então emigra para a Europa”.

Seria triste se não fosse a ironia. Os caras procuram em Portugal aquilo que não queriam no Brasil. E isso faz adivinhar que a adaptação ao estilo de vida português pode ter alguns percalços. Mas como acho que todos devem ser bem recebidos, vou dar uma forcinha e fazer 10 recomendações que, entendo, podem ajudar na integração:

1. Os portugueses lutaram pela democracia e gostam muito dela. Não venham estragar. Viver em democracia é uma coisa legal, tenho a certeza de que quando entenderem o conceito certamente vão gostar. Tudo bem, acho que vão achar tudo meio “comunista”, mas acostumam com o tempo. Ah... trocando em miúdos: aqui a gente respeita a regra e ninguém pensa em derrubar um presidente ou um primeiro-ministro apenas “porque sim”.

2. Outra coisa. Se no Brasil o cara se acha o importantão, isso não funciona deste lado do Atlântico. As pessoas “cagam” (expressão popular lusitana) para essa importância. Aliás, quem tenta parecer melhor que os outros é até mal visto.

3. Mais uma chatice. Os seus pimpolhos vão estudar na escola pública, junto do filho da faxineira, e vão aprender que ricos e pobres podem ocupar os mesmos espaços sociais. Em tempo: são raras as famílias que têm empregadas domésticas. E é melhor nem dizer que no Brasil existe o tal elevador de serviço. Nenhum português entenderia.

4. As universidades são quase todas públicas e, por serem financiadas pelo dinheiro público, é natural que o acesso seja mais democratizado. Também há universidades privadas, algumas com elevada qualidade, mas você tem que desembolsar o seu rico dinheirinho. Uau! Escola pública para os pobres? Isso é muito diferente das “federais” no Brasil, que se tornaram verdadeiros feudos dos ricos.

5. Ah... e você pode ter plano de saúde privado. Mas no frigir dos ovos vai perceber que um sistema de saúde público universal, geral e tendencialmente gratuito dá um jeitão. É mais ou menos como aquele SUS que estava a ser implantado no Brasil e que o golpe pôs um fim.

6. Não se preocupe por ter que andar em transportes públicos, porque você consegue viver sem carro. Tem gente que reclama, claro, mas ainda assim está a milhas dos transportes no Brasil (comparar com uma cidade como Joinville, então, beira a anedota). Outro hábito brasileiro que não funciona por estes lados. Você pode até comprar um carrão, mas ninguém vai ligar a mínima. É sério. Mas se tiver um carrão, pode pisar no acelerador que as estradas até que são boas.

7. E a coisa dos poderes. É claro que tudo tem defeitos, mas na Europa os defeitos são a exceção e não a norma. É só olhar para o Judiciário. Os juízes não são justiceiros. Os nossos procuradores não acusam por “convicções”. As pessoas conhecem os seus lugares e você não veria um juiz a ser sempre fotografado ao lado de políticos (sempre do mesmo partido), como acontece lá para as bandas de Curitiba. E acreditem: os nossos partidos de direita seriam acusados de ser “comunistas” no Brasil.

8. E olha só que coisa legal para a formação do inconsciente coletivo. Em Portugal – e acredito no resto da Europa – a sociedade não deixa surgirem excrescências como o MBL. Ninguém dá ouvidos a um energúmeno como Olavo de Carvalho. Ah... e Bolsonaro não se elegia nem síndico.

9. E o fator que muitos consideram o mais importante. Os portugueses prezam muito as suas condições de segurança. O país tem baixos índices de criminalidade. As pessoas vivem seguras. E a polícia (que por vezes comete erros) tende a ser eficiente. Aliás, tem uns caras no Brasil que defendem o uso de armas. Esqueçam isso. Para os portugueses ter armas é uma coisa que não faz sentido.

10. Enfim, Portugal está rotinado para valorizar o bem comum. Ah... e não posso deixar de perguntar: vocês sabem que o governo é formado pelo Partido Socialista, com sustentação parlamentar do Partido Comunista e Bloco de Esquerda? Triste, né? E parece que vai ser assim por mais dois anos. Então, tem uma boa solução para se adaptar: é só deixar de ser coxinha.

É a dança da chuva.

67 comentários:

  1. Não. Prefiro viver na Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda, Austria, Irlanda, Bélgica... todos países liberais, mais livres, melhores serviços e que pagan melhor.
    Vamos ver Portugal quando esses números inflados pelo governo socialista (eles sempre fazem isso!) não sustentarem mais essa mentira. Aconteceu com o Brasil nos governos Lula e Dilma, e vejam só a ressaca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu como é bom poder escolher? Democracia é assim. Vale uma recomendação? Vai para o Reino Unido. Lá até podias ser o ator principal do "Eu, Daniel Blake" - parte 2

      Excluir
  2. Os portugueses que eu “oiço” não pensam isso sobre esse tal “estado de bem estar social” que o Baço canta em verso e prosa.

    ResponderExcluir
  3. Vejam só!
    Até 2015 tinhamos pelas bandas de cá um governo socialista MA-RA-VI-LHO-SO com uma presidentE competentíssima, totalmente “work-alcoolick”, mas o Baço prefereiu ficar do outro do Atlântico, por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes muito sobre mim, Anônimo. Eita paixão assolapada...

      Excluir
  4. Artigo muito bom. Serve para desmascarar estes coxinhas analfabetos que acham que a esquerda não sabe governar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domingos, a esquerda “só sabe governar” em países LIBERAIS, com LEIS FLEXÍVEIS e com INSTITUIÇÕES FORTES, como a Suécia (que já não tem mais um governo social-democrata), por exemplo, ou a Dinamarca e Noruega... Nesses países o sistema deixa os políticos num chiqueirinho onde não há muito espaço para eles estragarem o que funciona. Qualquer ideologia no governo funciona...

      Vamos ver o futuro de Portugal. Na época do crescimento inflado do Brasil (era Lula) um economista português (esqueci o nome, mas a Baço deve se lembrar...) alertava os incautos que queriam atravessar o Atlântico para o paquiderme verde-amarelo, dizendo que a bolha estava prestes a estourar. Esse mesmo economista deve estar agora a morder a língua em relação a Portugal.

      Excluir
  5. Acabei de visitar Cuba, a passeio. Dica: nos resorts cubanos tem vagas de faxineiro pra coxinhas brasileiros desempregados, para os que não queiram ir para Portugal...Ronaldo Aidos/Joinville

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro Paris, como qualquer esquerdista pão-com-ovo.

      Excluir
    2. Em Paris pão com ovo é "haute cuisine".

      Excluir
  6. Meu irmão esteve em Portugal há pouco e, embora tenha percebido as "sensíveis" diferenças apontadas pelo Baço (ê nome...), também verificou que, à parte Lisboa e Porto, mais duas ou três cidades, como Braga, Setúbal e Guimarães, Portugal é um país cheio de cidades fantasmas. Há pouco, aliás, no governo de direita anterior ao presente (embora o articulista jure que a direita portuguesa é quase como uma esquerda daqui...) fazia apelos à população para que eles emigrassem, pois não havia qualquer sinal de esperança acerca da criação de empregos no país...

    Que eu saiba, também, existem tipos como o MBL em Portugal. Atente para as torcidas "Ultras" de times de futebol: são racistas de direita.

    De maneira que o quadro não é tão bonito assim.

    E ainda assim gostaria de sair daqui para viver Portugal. Na base do beber vinho até morrer.

    Por fim, correto: o quadro brasileiro era como foi apresentado, e é como se apresenta. Só nos resta chorar, porque o poder construído pelo golpe não dá espaço para contestações: Judiciário, Legislativo e Mídia estão de braços dados com o Congresso e Executivo para foderem o país e entregá-lo assim, fodido, ao capital financeiro internacional, que estão a se lixar para os brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais complexo que isso, acredite.

      Excluir
    2. Desonestidade é associar o MBL a grupos racistas, mas da esquerda se espera tudo.

      Excluir
    3. É claro que o MBL nada tem de racista. Imagina...

      Excluir
    4. Exatamente, afinal o MBL tem negro, gay, japonês... todas as minorias estão ali representadas.

      (Isso é que acaba com a retórica vitimista da esquerda, por isso o ódio contra o MBL)

      Excluir
    5. E burros... outra minoria (quase maioritária) que está lá representada.

      Excluir
    6. Evidentemente que é mais complexo; trata-se de um comentário em poucas linhas que, mesmo se pautado fosse em fundas análises históricas, políticas, econômicas e sociológicas, não passaria disso: um comentário em poucas linhas. No mais, o cretininho anônimo do MBL, resigne-se a sua posição de vendido (aliás, você gosta: vive disso).

      Excluir
    7. Portugal é um "peso morto" para a UE!

      Excluir
    8. Mas pesa pouquinho. O país é pequeno...

      Excluir
    9. O MBL não é pelego de petista, muito menos de sindicatos.
      Quanto a burrice, deixo que a Dilma e seus eleitores respondam por mim.

      Excluir
    10. “Eu só respeito as minorias que acompanham a minha ideologia.”

      By Fascista

      Excluir
    11. Não sei não, anônimo do MBL. Tu produzes algum barulho, mas não se ouve nada...

      Excluir
    12. Fascista. Que tal estudar o significado do conceito "ideologia". Tenho a certeza de que vais ser surpreendido...

      Excluir
    13. "E burros... outra minoria (quase maioritária) que está lá representada."

      Assim se pronunciou o eleitor da presidentA, Mulher Sapiens e Work Alcoholic!

      Piada pronta!...

      Excluir
    14. No curral, imagino.

      Excluir
    15. Ah ah ah. Putz. É um trocadilho. Curral eleitoral? Demorei para entender...

      Excluir
    16. Demorou a entender?
      Sim,... eu entendo... foi assim, quando te falei que o PSDB é a versão gramscista da esquerda.
      Mas tu és um cara esperto,... persevera!

      Excluir
    17. Sério. Fico curioso para saber de onde tiras tanta bobagem. És um fenômeno.

      Excluir
  7. Esquerdista falando de democracia é igual a padre falando de sexo!

    Da Série: "Grandes Entendedores do Assunto"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Esquerdista" só é ofensa no Brasil. Por que será?

      Excluir
    2. Talvez por causa disso:

      "A expressão IDIOTAS ÚTEIS, supostamente de autoria de Lenin, refere-se a ocidentais equivocados ao falarem bem de maus regimes. No jargão político, a expressão era usada para descrever simpatizantes do regime soviético nos países ocidentais e a atitude do governo soviético em relação a eles."

      Excluir
    3. Porque, ao contrário dos SOCIAIS-DEMOCRATAS europeus (não existem mais socialistas na Europa), os esquerdistas latino-americanos são burros que faltaram as aulas de história.

      Excluir
    4. Não. Lênin falou de "IDIOTAS INÚTEIS".

      Excluir
    5. "Usaremos o "idiota útil" na linha de frente. Incitaremos o ódio de classes. Destruiremos sua base moral, a família e a espiritualidade. Comerão as migalhas que caírem de nossas mesas. O Estado será Deus."

      (Vladimir Lenin)

      Excluir
    6. Baço, se você se define melhor assim,... não serei eu que vou discordar.

      Excluir
    7. Nossa, tão... tão... tão... quarta série primária essa resposta.

      Excluir
    8. "Mas pesa pouquinho. O país é pequeno... (Baço)"


      "Nossa, tão... tão... tão... quarta série primária essa resposta." (Baço)

      Excluir
    9. Dizem que a gente tende a citar apenas pessoas que admira. O
      Então, obrigado pela admiração.

      Excluir
  8. Deve ser por altruísmo português que se importa conosco. SQN! O que é portugal? Mais nada,a única coisa que sobra da grandeza da cultura portuguesa, esta aqui. Menti?
    Portugal não vale uma Santa Catarina, um minúsculo estado brasileiro. E se imigração contasse alguma coisa Serra pelada foi um Eden. Sem contar que se SC contasse como um pais teria uma imigração maior que portugal de brasileiros. E que mentira a crise econômica brasileira é anterior ao "golpe"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nossa, tão... tão... tão... quarta série primária essa resposta." (Baço)

      Excluir
    2. Tenho que ficar ao nível do interlocutor, né?

      Excluir
    3. Outras mentiras: o governa da Esquerda não melhorou o SUS. Que há séculos tem congelado a tabela de pagamento por procedimentos mesmo quando teoricamente a economia ia bem. O mais médicos não serviu a inteorização dos médicos, mas sim uma forma de ajuda política há um governo autoritário, uma moeda política como um cala boca as prefeituras e um contrato com a OPAS pra lá de suspeito. Sem falar na exploração de uma mão de obra(médicos cubanos), pra quem defende tanto os trabalhadores.

      Excluir
    4. Não sou professor, apenas aluno.

      Excluir
    5. Mas acho que aprendi!!! E como diria Renato Russo:
      "Depois de 20 anos na escola
      Não é difícil aprender
      Todas as manhas do seu jogo sujo
      Não é assim que tem que ser"

      Excluir
  9. Nada como um texto mostrando aos coxinhas o que o golpe fez e ainda está fazendo ao país para fazer com que eles saiam das moitas e ataquem qualquer um que tente mostrar para eles que cometeram um erro. Será que todas as nossas conquistas históricas precisam ir para o ralo para eles perceberem que erraram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, coxinha, não cometi erro nenhum!

      Quem votou na Dilma?
      Quem votou no Temer como vice?
      Quem mandou dar pedaladas de bilhões com dinheiro de correntistas por meses?

      Quanto ao governo Temer, muuuuuuito melhor do que daquela dencompensada!
      Mas, olha, PARABÉNS àqueles responsáveis pelo impedimento!
      PARABÉNS!
      PARABÉNS!
      Mandaram um peso morto embora.

      Agora é fazer a reforma da previdência e melhorar as condições econômicas. Vai ter suspresa no ano que vem, hein!


      Excluir
    2. Ah... o Temer tem 3% de preferência. Este anônimo faz parte...

      Excluir
    3. Pois é, Winston Churchill também não tinha muito mais de 3% de aprovação.
      E veja o Lula, 85% de aprovação custou a destruição do país.
      Só os idiotas que idolatram o populismo preferem governos populares.

      Excluir
    4. Só tens três hipóteses. 1. És jovem demais para lembrar como era antes de Lula. 2. És velho demais e andas com esquecimentos voluntários provocados pelo mau caratismo. 3. És burro demais. Eu voto na terceira opção.

      Excluir
    5. Mensalão, Petrolão, Eletrolão não foram nos governos de FHC, pelo contrário, foi nesse governo que o Brasil saiu da inflação com plano real, defenestrado pela esquerda burra.

      Lembro muito bem!

      Excluir
    6. Ah...ah...ah... ah...ah...ah...ah... ah...ah... não foram nos governos de FHC. Ah...ah...ah... ah...ah...ah...ah... ah...ah... Claro que não. Era tudo engavetado, com o silêncio obsequioso de idiotas como tu. Ah...ah...ah... ah...ah...ah...ah... ah...ah... Deixa essas coisas para gente séria... vai ver a novela da tarde, vai...

      Excluir
    7. Tá! Num governo foi supostamente engavetato, no outro os malfeitos ocorreram escandalosamente.

      Sem mais, meritíssimo.

      Excluir
    8. Ah...ah...ah... ah...ah...ah...ah... ah...ah... és tão ruim de raciocínio, meu.

      Excluir
  10. O que o Baço não conta é que os socialistas quebraram o país, perderam as eleições e a direita fez o dever de casa durante quatro anos melhorando a situação fiscal.
    À direita ganhou as eleições, mas não levou já que a esquerda montou uma inédita coalizão e desde então vem implementando sua agenda de turbinação de gastos e déficits, menores é verdade, mas continuados é sustentável até obviamente a próxima crise de liquidez que forçará aumento de juros e mais uma bancarrota.
    Não culpem o Baço por se gabar, já que como todo esquerdista que leu Marx , ele não entende nada de economia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta mais sobre a economia portuguesa. Estou aqui em pulgas para saber o que pensas...

      Excluir
  11. Quando Lula assumiu as coisas melhoraram e depois do golpe desandaram. E os anos Dilma ? Foram expurgados pelos camaradas ?

    ResponderExcluir
  12. Os anônimos, mais uma vez, regaram o castelinho de areia do Baço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem os Anônimos, isso aqui seria Lemos e Domingos!!! TV Brasil!!! kkkkk

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem