quarta-feira, 8 de março de 2017

O ecofeminismo, os ciclos e Dona Iraci

 POR RAQUEL MIGLIORINI
Hoje é comemorado mundialmente o Dia da Mulher. O Google nos lembra disso, as manchetes de jornais, mensagens nas redes sociais, e inúmeros “parabéns”. Como em todos os anos, tenho a sensação que corre uma história paralela a esse dia e que as homenagens do dia 08 de Março foram criadas para ofuscar essa outra face. Uma parte importante do dia de hoje é a luta das mulheres pela igualdade, respeito, valorização e, principalmente, pela liberdade dos grilhões que nos aprisionam em papéis determinados por homens e perpetuados culturalmente pela maioria das mulheres. E essa luta é longa e árdua.

Mas a história paralela nos mostra que é preciso a luta pelo feminino, que foi desvalorizado pela cultura contemporânea por ser associado à fraqueza, desespero, histeria, etc. E ele é exatamente o oposto disso. Um movimento que retrata bem o que quero dizer é o Ecofeminismo, que mostra o quanto homens e mulheres podem se ligar à Natureza se deixarem o feminino transbordar.

As mulheres perceberam isso mais cedo por terem ciclos, como os ciclos ambientais, e também porque a elas coube o cultivo da terra por milhares de anos. Ao migrarem para as cidades, trouxeram os jardins e as hortas urbanas para suas casas. O equilíbrio ambiental é entendido pelo feminino como fundamental para a qualidade de vida familiar. A preservação da Natureza, para o feminino, contrapõe o masculino que só vê no ambiente natural um local de exploração e dominação, com o único objetivo de conseguir dinheiro e poder. Dominar a natureza e as mulheres passa a ser sinônimo.

Em Joinville temos excelentes exemplos de mulheres que tiram o sustento de suas famílias em trabalhos que minimizam os impactos ambientais. Uma grande mulher é a Dona Iraci, do Paranaguamirim, que começou a primeira cooperativa de materiais recicláveis. Essa mulher conseguiu a construção de uma horta para os moradores locais e a cooperativa gerou renda para mais de dez famílias. A sabedoria dessa mulher e a forma feminina de ver o mundo é cativante. Outros exemplos são vistos na área rural, onde mulheres transformam a colheita de suas lavouras em produtos coloniais de excelente qualidade ou ainda, mulheres que tecem em conjunto para completar a renda familiar.

A luta paralela ao dia de hoje deve mostrar o quanto as mulheres tem se afastado da natureza e com isso se deixam dominar por um lado masculino muito forte, competindo de forma agressiva e devastando o Meio Ambiente com um consumo desenfreado. Em contrapartida, homens que afloram o feminino cuidam da terra, do ambiente natural, dos animais humanos ou não.

Talvez, quando as desigualdades diminuírem, quando os corpos das mulheres não forem mais violentados, quando a valorização for pela vida, independente do sexo, chegaremos perto do equilíbrio entre o feminino e o masculino e entre o ser humano e o ambiente natural.

5 comentários:

  1. Só um adendo: há uma diferença abissal entre "As Mulheres" e "A Mulher". Colocar no mesmo saco a africana do Sudão, a catadora de São Paulo, a professora da Finlândia e a dondoca de Paris, não é intelectualmente honesto.

    ResponderExcluir
  2. Só uma dúvida: vc leu o texto? Pq não tem relação nenhuma com intelecto e sim com sabedoria, sensibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sensatez no uso da palavra Feminino, e não o termo usual denominado Feminismo. Porque criaram o termo Feminismo, para designar a luta dos direitos femininos e o termo Machismo para denegrir o Masculino???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo machismo não foi "criado" para "denegrir" o masculino. Ele significa a dominação do homem sobre a mulher, a manutenção da desigualdade (o feminismo pede a igualdade e não a superioridade). Não é o termo machismo que "denigre" o masculino, é o comportamento dos machistas. O machismo mata muitas mulheres todos os dias.

      Excluir
    2. Quem mata mulheres todos os dias são criminosos e não machistas!!! Homem mata homem e não são chamados de machistas. E quando uma mulher mata outra mulher??? É feminicídio ou feministicio?? E quando uma mulher mata um homem??? Legítima defesa???? Saudades do tempo que Mulher era Mulher e Homem era apenas Homem!!!! Quanto mais sabedoria e evolução, mais regredimos!!!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem